1. Blogue
  2. Ajuda para o Currículo
  3. Como incluir distinções num currículo (com exemplos)
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Como incluir distinções num currículo (com exemplos)

10 min. de leitura
Como incluir distinções num currículo (com exemplos)
Ganhar um prémio no trabalho ou durante os estudos pode parecer uma agradável palmadinha nas costas na altura, mas um prémio relevante também pode impressionar um potencial gestor de contratação.

O reconhecimento é uma ferramenta importante na gestão de pessoas, de modo que quando um recrutador estiver a analisar os méritos da carreira de um candidato, irá valorizar a natureza objetiva de distinções externas. As suas realizações poderão até falar por si, mas se tiver recebido algum reconhecimento por ter ultrapassado os limites do seu dever, poderá valer a pena incluí-lo no seu currículo.

Qualquer trabalhador bem sucedido terá provavelmente acumulado diferentes prémios ao longo da sua carreira. Vale a pena considerar cuidadosamente quais são dignos de inclusão.

Consideramos o seguinte em termos de como os enumerar:

  • Por que razão deve incluir prémios no seu currículo
  • Que prémios pode querer incluir
  • Onde partilhar os prémios e como os descrever
  • Exemplos de como os descrever para obter o máximo impacto

A procura de emprego é a altura em que as distinções académicas, profissionais e do setor podem ser realmente importantes. E achava você que eram apenas bonitos pesa-papéis....

Dica profissional

Prémios são diferentes de realizações.

As realizações são o que conseguiu no exercício da sua função, enquanto que um prémio é o reconhecimento que recebeu de outros por ter feito uma diferença específica. Quer se trate de um prémio académico, profissional ou da indústria, os prémios são um símbolo que realça a dimensão das suas realizações.

Porquê mencionar prémios no seu currículo

Os candidatos a emprego passam grande parte da procura de emprego a falar de si mesmos. A menção de prémios revela o seu valor aos olhos dos outros e acrescenta um toque especial a todas as suas outras afirmações.

Um prémio é uma indicação de que procura distinguir-se e esforçar-se por atingir o máximo desempenho. A inclusão dos prémios mais significativos no seu currículo não é considerada uma ostentação, é simplesmente um sinal da sua dedicação.

Um currículo sem prémios ou realizações de destaque é sinónimo de uma carreira em que se aceita a mediocridade e se evitam desafios. Mostre que valoriza o sucesso.

Dica profissional

Não precisa de uma secção distinta para os prémios.

A menos que seja um gigante da indústria na sua área, é pouco provável que tenha muitos prémios de relevo. É raro haver uma secção separada para os prémios no currículo, pois normalmente são enumerados juntamente com a formação e a experiência profissional.

Que prémios pode incluir no seu currículo?

Apesar de um currículo dever incidir principalmente sobre as competências e realizações que lhe permitirão prosperar na sua próxima função, poderá haver vários prémios que considere incluir. Selecione um máximo de 3 a 4 e faça a sua escolha com cuidado.

A inclusão dos prémios dependerá da sua relevância e atualidade.

Prémios académicos

  • Bolsas de estudo
  • Realizações académicas
  • Quadro de honra
  • Apoios ou subsídios
  • Funções de liderança na escola
  • Média académica elevada
Exemplo
  • Prémio de Excelência Académica (2019) pela minha dissertação sobre bitcoins.
  • Atribuição de uma bolsa totalmente financiada para despesas com o laboratório de investigação em engenharia genética.
  • Eleito presidente da associação de estudantes por 450 colegas dois anos seguidos (2014-2016).
Copiado!

Prémios de trabalho

  • Qualificações e certificações
  • Empregado do mês
  • Reconhecimento relacionado com KPIs
  • Prémios de melhor desempenho
  • Prémios de inovação
Exemplo
  • Empregado do mês mais vezes premiado (nove) do que qualquer outro funcionário durante 3 anos.
  • Superei o meu orçamento trimestral com um recorde da empresa de 157% e recebi um prémio do presidente.
  • Qualificação de contabilista com distinção (entre os 2% melhores da turma).
Copiado!

Prémios da indústria

  • Menções na imprensa do setor
  • Prémios de associações do setor
  • Livros ou artigos publicados
Exemplo
  • O meu blogue pessoal foi destacado em listas de "leitura obrigatória" por mais de 20 publicações do setor.
  • Prémio John Hever 2020: para a inovação com maior impacto no setor da logística.
  • Prémio "Best Newcomer" na conferência internacional RecTech.
Copiado!

Outros prémios

  • Prémios da comunidade ou cívicos
  • Trabalho de caridade ou voluntário
  • Prémios de arte e cultura
  • Prémios desportivos
Exemplo
  • Prémio atribuído pelo Presidente da Câmara à contribuição do ano para a caridade, por ter angariado 450 mil dólares.
  • Destacado como líder comunitário a ter em conta na gala anual de angariação de fundos da minha cidade.
Copiado!
Dica profissional

Qual o impacto da inclusão de prémios irrelevantes? 

Todos os recrutadores querem ler um currículo e sentir que foi escrito para eles. Incluir um prémio não relacionado com a função pode ser ligeiramente impressionante, mas estes poderão sentir que está a enviar o mesmo currículo para todas as funções. Pense no que um futuro chefe poderá pensar sobre cada prémio.

Todos os recrutadores querem ler um currículo e sentir que foi escrito para eles. Incluir um prémio não relacionado com a função pode ser ligeiramente impressionante, mas estes poderão sentir que está a enviar o mesmo currículo para todas as funções. Pense no que um futuro chefe poderá pensar sobre cada prémio.

Melhores sítios para incluir prémios no currículo

O seu currículo deve estar recheado de realizações, pelo que existem várias opções para incluir os seus prémios:

Secção de formação

A secção de formação do currículo adequa-se evidentemente apenas aos prémios de formação, mas a regra continua a ser a de apenas os incluir se forem significativos. 

Não é necessário incluir a média de habilitações ou quaisquer dados académicos, como o título da tese, pelo que deve pensar cuidadosamente no espaço que pretende utilizar. É frequente incluir bolsas de estudo e cargos de chefia.

Experiência profissional

As experiências de trabalho mais recentes no seu currículo provavelmente incluem vários pontos, pelo que dedicar um ponto a um prémio é a forma ideal de conferir credibilidade à sua história profissional. 

Tente incluir apenas os prémios das funções mais recentes. Os prémios mais antigos são menos impressionantes, pois pode parecer que não tem nada de recente para referir.

Resumo

Apesar de as 4 a 5 linhas do resumo do currículo se destinarem aos aspetos mais importantes da sua carreira, se houver um prémio que o destaque entre os candidatos, vale a pena incluí-lo. 

O caráter externo de reconhecimento de um prémio de prestígio confere seriedade a qualquer currículo.

Secção separada para prémios

Raramente existe uma secção separada para os prémios num currículo. Incluí-los com a experiência profissional ou a formação académica permite que o responsável pela contratação os analise com algum contexto.

É possível que haja carreiras em que a atribuição de prémios seja mais comum. Os currículos académicos são um exemplo em que os prémios e as citações são particularmente importantes e exigem uma secção própria. 

Dica profissional

Evite prémios controversos.

Inclua os prémios apenas se tiver a certeza de que o recrutador considera que se trata de uma causa digna. Prémios religiosos ou políticos podem ser importantes para si, mas não sabe se o recrutador partilha as mesmas convicções. 

Como mencionar prémios no seu currículo

Quando menciona um prémio, normalmente deve dedicar mais do que apenas algumas palavras à sua descrição. Trate um prémio como qualquer outra realização, utilize um verbo de ação forte para o destacar e explique ao recrutador por que razão é importante.

Inclua os elementos essenciais

De preferência, ao mencionar um prémio no seu currículo, deve incluir os seguintes elementos

  • O nome do prémio
  • Data ou ano em que foi recebido
  • Quem atribuiu o prémio?
  • A razão do prémio
  • Contexto do prémio (âmbito / frequência)

Embora possa parecer muita informação, pode utilizar parênteses e hífenes para encurtar as frases. Não são necessárias frases perfeitamente pontuadas.

Quantificação do reconhecimento

Se foi escolhido para o prémio entre 500 outros colegas, considere quantificar o seu feito. Não seja tímido, celebre a sua excelência. O que precisou de fazer para o receber? Foi um prémio nacional ou talvez até internacional? Sempre que possível, acrescente algum contexto.

Partilhar o impacto do prémio

O que significou o prémio para as pessoas que o rodeiam e de que forma alterou o rumo da sua carreira? Descreva o impacto de forma factual e resista à tentação de exagerar. Dê ao seu futuro patrão a sensação de que avançou para além do prémio e de que alcançou maiores realizações. Ele não vai querer contratar alguém que se acomode.

Conclusões principais

Os prémios são a cereja no topo do bolo de uma carreira profissional convincente. Se o seu currículo não incluir pormenores sobre prémios, corre o risco de parecer que se está a gabar demasiado. O que os outros pensam de si é importante. Resumindo:

  1. Inclua uma seleção de prémios, mas apenas se forem pertinentes.
  2. Partilhe o contexto do prémio sempre que possível.
  3. Distribua os prémios ao longo do seu currículo, sendo opcional uma secção em separado.
  4. Pense cuidadosamente sobre se o prémio vai impressionar o seu futuro patrão e inclua-o no seu currículo.

Orgulhe-se dos prémios que recebeu ao longo da sua carreira. Mas não se sinta tentado a levar os troféus para a entrevista, isso seria ir longe demais! Se precisar de mais inspiração sobre como incluir um prémio no seu currículo, consulte os nossos exemplos e modelos de currículos. 

Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Ajuda para o Currículo16 min. de leitura
Otimização do currículo para os ATS: Como elaborar um currículo à prova de ATS
Otimização do currículo para os ATS: Como elaborar um currículo à prova de ATS
Ajuda para o Currículo4 min. de leitura
Listar os seus interesses no currículo
Listar os seus interesses no currículo
Ajuda para o Currículo15 min. de leitura
Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Ajuda para o Currículo13 min. de leitura
Modelos de currículo do Google Docs
Modelos de currículo do Google Docs
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies