Nunca é demais realçar o valor de uma carta de apresentação bem elaborada. Sim, o seu currículo foi concebido para funcionar como um documento autónomo, descrevendo as suas qualificações essenciais para o emprego e o seu historial. Mas o seu potencial para influenciar os recrutadores é muito menor sem uma carta de apresentação, que tem um objetivo distintamente diferente, mas complementar: apresentar-se de uma forma que seja simultaneamente mais informal e envolvente.
Os representantes de vendas que dominam a arte e a ciência das primeiras impressões positivas sabem bem que as cartas de apresentação são como um aperto de mão por escrito... um retorno aos dias em que os interessados num emprego entravam num escritório sem marcação, perguntavam se o empregador estava a contratar e deixavam o seu currículo na recepção.
Cara Sra. Ramalho,
Com um produto sazonal como o mobiliário de jardim, precisa de um representante de vendas que seja capaz de entrar em modo de marketing durante metade do ano e em modo de vendas na outra metade. Tendo sido anteriormente representante de dois fabricantes de artigos de jardinagem, tenho noção do investimento que isso exige.
A minha carreira teve início com uma licenciatura em gestão comercial na Universidade do Minho e com um estágio de licenciatura na área da venda de jacuzzis. Foi a iniciação perfeita para a venda de um produto sazonal de alto valor e, muitas conferências e eventos depois, aperfeiçoei o meu discurso de vendas. Nos meus primeiros dois anos como representante de vendas, contribui para o aumento das vendas da minha região em 80%, atraí mais 55 clientes e ganhei o prémio nacional de vendas no meu segundo ano.
Acabei de deixar um cargo na concorrência devido a uma mudança de propriedade da empresa; os compradores trouxeram a sua própria equipa de vendas. Foi uma desilusão, pois foi com grande prazer que reduzi a sua quota de mercado (o ganho líquido para o meu anterior patrão foi de 6%), mas depois de uma despedida conturbada e de terminar o meu período de licença, quero continuar a trabalhar no setor do mobiliário para jardins e sinto que os meus três anos de experiência direta serão úteis.
As minhas realizações neste domínio são facilmente transferíveis:
Desenvolvi uma brochura de marketing que aumentou o volume de vendas de mesas e cadeiras em 35%.
Desenvolvi um canal de vendas sofisticado, incluindo a utilização de redes sociais no processo de vendas.
Negociei prazos de pagamento de 60 dias para 51 dias, em média.
Adquiri novos produtos em feiras e viagens de prospeção com o responsável de compras da empresa.
Sei que já nos encontrámos anteriormente, porém, como era um concorrente e não um potencial contratado, espero que as circunstâncias atuais sejam um pouco mais interessantes. Gostaria muito de ter a oportunidade de ter uma entrevista para discutir o mercado e a forma como posso contribuir para a sua equipa de vendas.
Atenciosamente,
Tomé Dias
Qual a diferença entre uma apresentação de vendas bem-sucedida e uma excelente carta de apresentação de um representante de vendas? A resposta curta é um formato bem escolhido, que inclua todos os componentes necessários e uma redação que maximize o efeito de cada secção.
Utilize consistentemente este formato de carta de apresentação, que contém estes componentes pela mesma ordem:
Não existe uma fórmula mágica para a redação de cartas de apresentação, tal como não existe uma receita secreta para a sua melhor apresentação de vendas. No entanto, existe uma abordagem simples e comprovada para a redação de cartas de apresentação, sendo que a primeira coisa a fazer é mantê-la simples e curta: 300 a 400 palavras, nunca excedendo uma página e com um amplo espaço em branco para facilitar a leitura.
Precisa de inspiração? Consulte os nossos exemplos de cartas de apresentação, da nossa vasta biblioteca de exemplos, como por exemplo a nossa carta de apresentação de Vendedor.
Quando se trata de uma apresentação de vendas, já aprendeu a acertar sempre no alvo com uma primeira impressão positiva junto do cliente. Como pode então a introdução da sua carta de apresentação ter a oportunidade de mostrar e fazer isso junto da sua próxima entidade empregadora?
Não se esqueça que tem apenas algumas linhas de abertura cuidadosamente redigidas numa carta de apresentação para captar e manter o interesse do recrutador durante mais tempo do que os poucos segundos que este passa normalmente a ler.
Cara Sra. Ramalho,
Com um produto sazonal como o mobiliário de jardim, precisa de um representante de vendas que seja capaz de entrar em modo de marketing durante metade do ano e em modo de vendas na outra metade. Tendo sido anteriormente representante de dois fabricantes de artigos de jardinagem, tenho noção do investimento que isso exige.
Tal como uma apresentação de vendas eficaz ganha força a meio, o corpo da carta de apresentação apresenta os destaques da sua história de sucesso. Você é capaz! Quer dizer, desde que se concentre onde deve: não em si, mas no seu público. Regra geral, seria o cliente, mas aqui é o empregador que pretende convencer. O que é que este empregador precisa e que vantagens tem para oferecer em relação a outros representantes de vendas cujos currículos possam parecer igualmente bons?
Recorra ao conteúdo do seu currículo, mas nunca de forma a replicar ou repeti-lo. A sua carta de apresentação é o local ideal para adicionar contexto significativo. É evidente que o seu histórico de vendas é o centro das atenções em vários aspetos. Os lucros financeiros e o crescimento da quota de mercado são fáceis de quantificar em valores monetários. No entanto, enriqueça esta secção da sua carta de apresentação com histórias para lhe dar mais cor e significado. Mostre os seus talentos e interesses especiais. Deixe transparecer a sua personalidade, especialmente a sua paixão pelos produtos ou serviços em que acredita de todo o coração e pelas pessoas com quem interage em todos os aspetos do processo de vendas.
Destaque números e valores que sustentem o seu currículo, como por exemplo: “Nos meus primeiros dois anos como representante de vendas, contribui para o aumento das vendas da minha região em 80%, atraí mais 55 clientes e ganhei o prémio nacional de vendas no meu segundo ano.”
A partir de entrevistas com um conjunto de especialistas em gestão, o Business News Daily compilou esta lista de 14 características que os vendedores mais bem sucedidos têm em comum.
Estes profissionais de vendas:
Tire partido deste segundo parágrafo para demonstrar o seu conhecimento sobre os produtos ou os serviços da empresa para a qual está a candidatar-se, demonstrando também como poderá promovê-los. Se já tiver experiência nesse setor específico ou com um tipo de produto ou serviço específico da empresa mencione esse facto, pois mostra ao recrutador que se encontra familiarizado com a empresa e os seus produtos/serviços também.
É também muito importante que o recrutador sinta a sua motivação e entenda o seu interesse pela empresa, de forma que deve mostrar-lhe que fez os seus trabalhos de casa, explicando de que forma os seus valores, missão e objetivos se enquadram nos da sua potencial entidade empregadora. Finalize esta secção mostrando o seu entusiasmo pela oportunidade na empresa em questão e realçando como poderá contribuir para o seu crescimento.
A minha carreira teve início com uma licenciatura em gestão comercial na Universidade do Minho e com um estágio de licenciatura na área da venda de jacuzzis. Foi a iniciação perfeita para a venda de um produto sazonal de alto valor e, muitas conferências e eventos depois, aperfeiçoei o meu discurso de vendas. Nos meus primeiros dois anos como representante de vendas, contribui para o aumento das vendas da minha região em 80%, atraí mais 55 clientes e ganhei o prémio nacional de vendas no meu segundo ano.
Acabei de deixar um cargo na concorrência devido a uma mudança de propriedade da empresa; os compradores trouxeram a sua própria equipa de vendas. Foi uma desilusão, pois foi com grande prazer que reduzi a sua quota de mercado (o ganho líquido para o meu anterior patrão foi de 6%), mas depois de uma despedida conturbada e de terminar o meu período de licença, quero continuar a trabalhar no setor do mobiliário para jardins e sinto que os meus três anos de experiência direta serão úteis.
As minhas realizações neste domínio são facilmente transferíveis:
Desenvolvi uma brochura de marketing que aumentou o volume de vendas de mesas e cadeiras em 35%.
Desenvolvi um canal de vendas sofisticado, incluindo a utilização de redes sociais no processo de vendas.
Negociei prazos de pagamento de 60 dias para 51 dias, em média.
Adquiri novos produtos em feiras e viagens de prospeção com o responsável de compras da empresa.
Talvez o maior paralelismo entre uma apresentação de vendas e uma carta de apresentação de um representante de vendas esteja no fecho. O objetivo de ambas é o de proporcionar um desfecho que visa consolidar, em vez de concluir, a relação. O tom de ambos é persuasivo, confiante e otimista, com a porta aberta para uma maior interação e acompanhamento.
Assim, o que todas as cartas de apresentação precisam no último parágrafo, tal como qualquer discurso de vendas eficaz, é de um apelo à ação, ou seja, precisa de incentivar o empregador a convidá-lo para uma entrevista, de forma gentil, mas firme.
E está feito! Pode agora terminar com uma simples mensagem final como "Atenciosamente", "Com os melhores cumprimentos" ou mesmo "Atenciosamente" por cima do seu nome.
Sei que já nos encontrámos anteriormente, porém, como era um concorrente e não um potencial contratado, espero que as circunstâncias atuais sejam um pouco mais interessantes. Gostaria muito de ter a oportunidade de ter uma entrevista para discutir o mercado e a forma como posso contribuir para a sua equipa de vendas.
Atenciosamente,
Tomé Dias
As apresentações de vendas e as cartas de apresentação de um representante de vendas têm pontos em comum, sobretudo os objetivos persuasivos, o interesse do público-alvo e a oportunidade de deixar transparecer elementos da sua personalidade. Assim, a necessidade de estabelecer uma ligação direta imediata com o recrutador na sua carta de apresentação, abordando as necessidades do empregador, é crucial.
Tal como um fecho de vendas eficaz, todas as cartas de apresentação devem concluir com um apelo à ação, incentivando o recrutador a responder com um convite para uma entrevista. Caso necessite de inspiração, poderá consultar os modelos e exemplos do Onlinecurriculo, bem como a nossa ferramenta de criação de currículos e cartas de apresentação.