Exemplo do melhor formato para uma carta de apresentação de assistente de loja
A maioria dos recrutadores que contratam assistentes de loja leem muitas cartas de apresentação; por isso, embora o seu conteúdo deva ser único e convincente, faz sentido seguir o formato típico de uma carta de apresentação de assistente de loja para que saibam onde encontrar a informação desejada. Este exemplo de carta de apresentação para assistente de loja desenvolverá as seguintes secções:
- O cabeçalho da carta de apresentação
- A saudação
- A introdução da carta de apresentação
- Os parágrafos centrais (corpo)
- O parágrafo final da sua carta de apresentação (conclusão e despedida)
Consulte o nosso exemplo adaptável de carta de apresentação de assistente de loja para se inspirar sobre a forma de redigir a sua:
Cara Sra. Correia
Cabeçalho da carta de apresentação
Os pensamentos de um recrutador vão encher-se de perguntas quando começar a ler a sua carta de apresentação de assistente de loja. O cabeçalho da carta de apresentação é uma secção apelativa e prática no topo da carta, contendo o seu nome e informações de contacto, completando algumas informações importantes e permitindo que o responsável pela contratação se concentre na sua experiência como assistente de loja.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: Aborde logo de início os aspetos práticos para que o recrutador possa concentrar-se nas mensagens principais da carta de apresentação.
Saudação da carta de apresentação
A saudação da carta de apresentação é a forma como se dirige à pessoa que está a ler a sua carta de apresentação de assistente de loja. Pode parecer óbvio, mas enganar-se no nome de alguém é a pior forma de iniciar uma conversa. A utilização da saudação correta (confirme-a) e do apelido da pessoa que contrata o candidato é uma forma de mostrar que o candidato tem boas capacidades de relacionamento com as pessoas. Um assistente de loja não abordaria um cliente de forma inadequada, mas caso se engane na saudação, podem surgir dúvidas nesse sentido. "Caro (nome da loja) Diretor de Contratação" é suficiente se não tiver a certeza de quem é a pessoa específica.
Durante a minha adolescência trabalhei ao fim de semana na loja de ferragens dos meus pais e (após a minha mudança para Leiria para frequentar a faculdade) procuro atualmente um emprego de assistente de loja a tempo parcial, paralelamente aos meus estudos.
Adoro ajudar os clientes a encontrarem a solução certa e tenho experiência em todos os aspetos do atendimento ao cliente, gestão de stocks e operações de loja. Os assistentes de loja precisam sempre de ser multitarefas e de procurar realizar a próxima venda.
Introdução da carta de apresentação
A introdução de uma carta de apresentação de um assistente de loja tem de incidir na essência da sua candidatura. De que forma pode ajudar o seu futuro empregador a marcar a diferença para os seus clientes. Uma carta de apresentação centrada no cliente ajudá-lo-á a destacar-se de todos os outros candidatos.
Objetivo da introdução da carta de apresentação: A sua apresentação tem de ser exclusiva e específica para a função. Se não for assim, arrisca-se a que o recrutador perca o interesse.
Cara Sra. Correia
Durante a minha adolescência trabalhei ao fim de semana na loja de ferragens dos meus pais e (após a minha mudança para Leiria para frequentar a faculdade) procuro atualmente um emprego de assistente de loja a tempo parcial, paralelamente aos meus estudos.
Adoro ajudar os clientes a encontrarem a solução certa e tenho experiência em todos os aspetos do atendimento ao cliente, gestão de stocks e operações de loja. Os assistentes de loja precisam sempre de ser multitarefas e de procurar realizar a próxima venda. Conheço as particularidades do cliente de ferragens local, pois os clientes particulares e os comerciantes têm necessidades muito diferentes. Dou sempre conselhos bem fundamentados, e 93% dos clientes anteriores afirmam que contribuí para a sua decisão de compra. Geri 10.000 unidades de stock de produtos, com entregas consolidadas duas vezes por semana de mais de 50 fornecedores. Como a nossa loja era uma loja familiar, cabia-me analisar as vendas e aprender a tomar decisões estratégicas juntamente com os meus pais. Esta tarefa é incomum para um assistente de loja e deu-me uma visão das áreas mais rentáveis.
Uma vez que os meus pais estão a ficar mais velhos, passei a dedicar a maior parte do meu tempo à gestão das operações da loja. Este é um aspeto que, na minha opinião, será um ponto forte para o seu cargo e estou confiante de que serei capaz de garantir que tudo corre bem. Dei formação aos operadores de caixa, organizei as auditorias trimestrais e assegurei-me de que a reposição de stocks após o expediente decorria sem problemas.
Tenho experiência de trabalho com colegas bastante mais velhos e tento sempre encontrar uma linguagem comum. Sou uma apaixonada pelo setor do produto e adoraria ter a oportunidade de ser entrevistada para partilhar alguns dos meus sucessos de vendas no setor das ferragens. Tive um cliente que voltou todos os fins-de-semana, durante um ano, enquanto estava a remodelar a sua casa!
Atenciosamente,
Helena Martins
Corpo da carta de apresentação
É nos parágrafos intermédios, ou corpo da carta de apresentação de assistente de loja, que deve aprofundar detalhadamente o seu impacto. Poderá até pensar que existe apenas uma forma de organizar uma prateleira, mas quando se tem dez tarefas diferentes em simultâneo, mostrar que se preocupa com a "forma" como se organiza a prateleira é extremamente importante. O comércio retalhista baseia-se nos pormenores.
Relate histórias sobre como marcou a diferença para clientes individuais. Escolha-as cuidadosamente, certifique-se de que são relevantes para a futura função e dê-lhes um toque de personalidade. Fale da sua tarefa, das medidas que tomou e do impacto que teve no resultado. Dê uma ideia ao recrutador da forma como se encaixaria na equipa da loja.
Objetivo do corpo da carta de apresentação: Contar a sua história como assistente de loja, mostrando como irá agradar aos seus futuros clientes, melhorar as vendas e ser um colega prestável.
Adoro ajudar os clientes a encontrarem a solução certa e tenho experiência em todos os aspetos do atendimento ao cliente, gestão de stocks e operações de loja. Os assistentes de loja precisam sempre de ser multitarefas e de procurar realizar a próxima venda. Conheço as particularidades do cliente de ferragens local, pois os clientes particulares e os comerciantes têm necessidades muito diferentes. Dou sempre conselhos bem fundamentados, e 93% dos clientes anteriores afirmam que contribuí para a sua decisão de compra. Geri 10.000 unidades de stock de produtos, com entregas consolidadas duas vezes por semana de mais de 50 fornecedores. Como a nossa loja era uma loja familiar, cabia-me analisar as vendas e aprender a tomar decisões estratégicas juntamente com os meus pais. Esta tarefa é incomum para um assistente de loja e deu-me uma visão das áreas mais rentáveis.
Uma vez que os meus pais estão a ficar mais velhos, passei a dedicar a maior parte do meu tempo à gestão das operações da loja. Este é um aspeto que, na minha opinião, será um ponto forte para o seu cargo e estou confiante de que serei capaz de garantir que tudo corre bem. Dei formação aos operadores de caixa, organizei as auditorias trimestrais e assegurei-me de que a reposição de stocks após o expediente decorria sem problemas.
Como concluir uma carta de apresentação assistente de loja (conclusão e assinatura)
Qualquer profissão ligada ao comércio retalhista sabe reconhecer o poder de um apelo à ação. As lojas estão cheias de marketing persuasivo que convida o cliente a agir, e o fecho de uma carta de apresentação de assistente de loja não é diferente. Informe o gerente da loja sobre o quanto deseja o cargo e lembre-o mais uma vez do motivo pelo qual é o único assistente de loja que deve ser contratado.
Não tenha vergonha de pedir uma entrevista, escolha uma assinatura como "Atenciosamente" ou "Melhores cumprimentos", assine o seu nome e aguarde o pedido de entrevista.
Objetivo do fecho: Reiterar o seu interesse na função de assistente de loja, dar ao responsável pela contratação uma última razão para o contratar e, em seguida, solicitar uma entrevista.
Tenho experiência de trabalho com colegas bastante mais velhos e tento sempre encontrar uma linguagem comum. Sou uma apaixonada pelo setor do produto e adoraria ter a oportunidade de ser entrevistada para partilhar alguns dos meus sucessos de vendas no setor das ferragens. Tive um cliente que voltou todos os fins-de-semana, durante um ano, enquanto estava a remodelar a sua casa!
Atenciosamente,
Helena Martins