1. Exemplos
  2. Representante de Vendas
Escrito por Debbie BrideDebbie Bride

Exemplo de Carta de Apresentação Representante de Vendas

Use este modelo de carta de apresentação Representante de Vendas para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Representante de Vendas em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.8
Avaliação média
as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Representante de Vendas
Editar Esta Carta de Apresentação

Nunca é demais realçar o valor de uma carta de apresentação bem elaborada. Sim, o seu currículo foi concebido para funcionar como um documento autónomo, descrevendo as suas qualificações essenciais para o emprego e o seu historial. Mas o seu potencial para influenciar os recrutadores é muito menor sem uma carta de apresentação, que tem um objetivo distintamente diferente, mas complementar: apresentar-se de uma forma que seja simultaneamente mais informal e envolvente. 

Os representantes de vendas que dominam a arte e a ciência das primeiras impressões positivas sabem bem que as cartas de apresentação são como um aperto de mão por escrito... um retorno aos dias em que os interessados num emprego entravam num escritório sem marcação, perguntavam se o empregador estava a contratar e deixavam o seu currículo na recepção.

Exemplo adaptável de carta de apresentação para um representante de vendas

Cara Sra. Ramalho,

Com um produto sazonal como o mobiliário de jardim, precisa de um representante de vendas que seja capaz de entrar em modo de marketing durante metade do ano e em modo de vendas na outra metade. Tendo sido anteriormente representante de dois fabricantes de artigos de jardinagem, tenho noção do investimento que isso exige.

A minha carreira teve início com uma licenciatura em gestão comercial na Universidade do Minho e com um estágio de licenciatura na área da venda de jacuzzis. Foi a iniciação perfeita para a venda de um produto sazonal de alto valor e, muitas conferências e eventos depois, aperfeiçoei o meu discurso de vendas. Nos meus primeiros dois anos como representante de vendas, contribui para o aumento das vendas da minha região em 80%, atraí mais 55 clientes e ganhei o prémio nacional de vendas no meu segundo ano.

Acabei de deixar um cargo na concorrência devido a uma mudança de propriedade da empresa; os compradores trouxeram a sua própria equipa de vendas. Foi uma desilusão, pois foi com grande prazer que reduzi a sua quota de mercado (o ganho líquido para o meu anterior patrão foi de 6%), mas depois de uma despedida conturbada e de terminar o meu período de licença, quero continuar a trabalhar no setor do mobiliário para jardins e sinto que os meus três anos de experiência direta serão úteis.

As minhas realizações neste domínio são facilmente transferíveis:

Desenvolvi uma brochura de marketing que aumentou o volume de vendas de mesas e cadeiras em 35%.

Desenvolvi um canal de vendas sofisticado, incluindo a utilização de redes sociais no processo de vendas.

Negociei prazos de pagamento de 60 dias para 51 dias, em média.

Adquiri novos produtos em feiras e viagens de prospeção com o responsável de compras da empresa.

Sei que já nos encontrámos anteriormente, porém, como era um concorrente e não um potencial contratado, espero que as circunstâncias atuais sejam um pouco mais interessantes. Gostaria muito de ter a oportunidade de ter uma entrevista para discutir o mercado e a forma como posso contribuir para a sua equipa de vendas.

Atenciosamente, 

Tomé Dias

Copiado!

Secções de uma carta de apresentação para um representante de vendas

Qual a diferença entre uma apresentação de vendas bem-sucedida e uma excelente carta de apresentação de um representante de vendas? A resposta curta é um formato bem escolhido, que inclua todos os componentes necessários e uma redação que maximize o efeito de cada secção.

Utilize consistentemente este formato de carta de apresentação, que contém estes componentes pela mesma ordem:

  1. Cabeçalho da carta de apresentação. É o lugar onde o seu nome, profissão e informações de contacto aparecem de forma clara e destacada, garantindo que qualquer pessoa no escritório, departamento ou organização possa identificar prontamente de onde veio a sua candidatura e como contactá-lo facilmente.
  2. Saudação. Esta é a sua oportunidade de estabelecer uma ligação pessoal, sendo a forma correta de comunicação empresarial "Caro Sr. ou Sra. Apelido". Se não tem a certeza a quem deve dirigir-se, esforce-se por descobrir. Verifique a publicação da oferta de emprego para ver se inclui alguma informação de contacto do recrutador (ou outro destinatário). Caso contrário, consulte a página da empresa e outras fontes online, como o LinkedIn ou sites relacionados com o setor.
  3. Introdução. É a cena de abertura, a oportunidade de captar a atenção, apresentando-se e partilhando o seu entusiasmo pelo cargo.
  4. Corpo da carta de apresentação. É o coração da sua carta. Mergulhe nas suas experiências, competências e realizações relevantes. Mostre como se alinham com as necessidades da empresa.
  5. Conclusão. Resuma as suas qualificações e reitere o seu interesse na função, não se esquecendo de fazer um apelo à ação.
  6. Assinatura. Termine com uma despedida profissional, incluindo o seu nome.

Não existe uma fórmula mágica para a redação de cartas de apresentação, tal como não existe uma receita secreta para a sua melhor apresentação de vendas. No entanto, existe uma abordagem simples e comprovada para a redação de cartas de apresentação, sendo que a primeira coisa a fazer é mantê-la simples e curta: 300 a 400 palavras, nunca excedendo uma página e com um amplo espaço em branco para facilitar a leitura.

Dica profissional

Precisa de inspiração? Consulte os nossos exemplos de cartas de apresentação, da nossa vasta biblioteca de exemplos, como por exemplo a nossa carta de apresentação de Vendedor.

Introdução de uma carta de apresentação para um representante de vendas

Quando se trata de uma apresentação de vendas, já aprendeu a acertar sempre no alvo com uma primeira impressão positiva junto do cliente. Como pode então a introdução da sua carta de apresentação ter a oportunidade de mostrar e fazer isso junto da sua próxima entidade empregadora? 

Faça
  • Desperte o interesse do recrutador por si como candidato merecedor de uma entrevista.
  • Por que razão quer esta oportunidade de vendas? O que o motiva a dar o próximo passo na sua carreira?
  • Por que razão seria perfeito para este trabalho? Que combinação de talento, personalidade, experiência e ética de trabalho traz para a mesa
  • Mude de perspetiva: “O que é que o empregador ganha com isso?”
  • Desperte curiosidade suficiente no recrutador para que ele continue a ler.
Não faça
  • Não desperdice o seu tempo a constatar o óbvio: “Estou a candidatar-me ao cargo de responsável administrativo na ABC Inc., conforme anunciado no DEF.”
  • Não faça com que a carta seja sobre “O que é que você (o candidato) ganha com isso?”
  • Espremer demasiada informação que revele demasiado da sua história na introdução da carta de apresentação.

Não se esqueça que tem apenas algumas linhas de abertura cuidadosamente redigidas numa carta de apresentação para captar e manter o interesse do recrutador durante mais tempo do que os poucos segundos que este passa normalmente a ler.

Exemplo adaptável de introdução da carta de apresentação

Cara Sra. Ramalho,

Com um produto sazonal como o mobiliário de jardim, precisa de um representante de vendas que seja capaz de entrar em modo de marketing durante metade do ano e em modo de vendas na outra metade. Tendo sido anteriormente representante de dois fabricantes de artigos de jardinagem, tenho noção do investimento que isso exige.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação para um representante de vendas

Tal como uma apresentação de vendas eficaz ganha força a meio, o corpo da carta de apresentação apresenta os destaques da sua história de sucesso. Você é capaz! Quer dizer, desde que se concentre onde deve: não em si, mas no seu público. Regra geral, seria o cliente, mas aqui é o empregador que pretende convencer. O que é que este empregador precisa e que vantagens tem para oferecer em relação a outros representantes de vendas cujos currículos possam parecer igualmente bons? 

Primeiro parágrafo do corpo – A sua aptidão para o cargo (competências e experiência

Recorra ao conteúdo do seu currículo, mas nunca de forma a replicar ou repeti-lo. A sua carta de apresentação é o local ideal para adicionar contexto significativo. É evidente que o seu histórico de vendas é o centro das atenções em vários aspetos. Os lucros financeiros e o crescimento da quota de mercado são fáceis de quantificar em valores monetários. No entanto, enriqueça esta secção da sua carta de apresentação com histórias para lhe dar mais cor e significado. Mostre os seus talentos e interesses especiais. Deixe transparecer a sua personalidade, especialmente a sua paixão pelos produtos ou serviços em que acredita de todo o coração e pelas pessoas com quem interage em todos os aspetos do processo de vendas.

Dica profissional

Destaque números e valores que sustentem o seu currículo, como por exemplo: “Nos meus primeiros dois anos como representante de vendas, contribui para o aumento das vendas da minha região em 80%, atraí mais 55 clientes e ganhei o prémio nacional de vendas no meu segundo ano.”

A partir de entrevistas com um conjunto de especialistas em gestão, o Business News Daily compilou esta lista de 14 características que os vendedores mais bem sucedidos têm em comum.

Estes profissionais de vendas:

  1. Preocupam-se com os interesses do cliente
  2. São confiantes
  3. Estão sempre atentos
  4. São subtis
  5. São resilientes
  6. São extrovertidos
  7. São bons ouvintes
  8. São polivalentes
  9. São perspicazes
  10. São persistentes
  11. São honestos
  12. São determinados
  13. São otimistas e animados
  14. Têm uma visão do mundo e uma compreensão cultural alargadas

Segundo parágrafo do corpo – Sintonia com a empresa

Tire partido deste segundo parágrafo para demonstrar o seu conhecimento sobre os produtos ou os serviços da empresa para a qual está a candidatar-se, demonstrando também como poderá promovê-los. Se já tiver experiência nesse setor específico ou com um tipo de produto ou serviço específico da empresa mencione esse facto, pois mostra ao recrutador que se encontra familiarizado com a empresa e os seus produtos/serviços também.

É também muito importante que o recrutador sinta a sua motivação e entenda o seu interesse pela empresa, de forma que deve mostrar-lhe que fez os seus trabalhos de casa, explicando de que forma os seus valores, missão e objetivos se enquadram nos da sua potencial entidade empregadora. Finalize esta secção mostrando o seu entusiasmo pela oportunidade na empresa em questão e realçando como poderá contribuir para o seu crescimento.

Exemplo adaptável da parte intermédia da carta de apresentação

A minha carreira teve início com uma licenciatura em gestão comercial na Universidade do Minho e com um estágio de licenciatura na área da venda de jacuzzis. Foi a iniciação perfeita para a venda de um produto sazonal de alto valor e, muitas conferências e eventos depois, aperfeiçoei o meu discurso de vendas. Nos meus primeiros dois anos como representante de vendas, contribui para o aumento das vendas da minha região em 80%, atraí mais 55 clientes e ganhei o prémio nacional de vendas no meu segundo ano.

Acabei de deixar um cargo na concorrência devido a uma mudança de propriedade da empresa; os compradores trouxeram a sua própria equipa de vendas. Foi uma desilusão, pois foi com grande prazer que reduzi a sua quota de mercado (o ganho líquido para o meu anterior patrão foi de 6%), mas depois de uma despedida conturbada e de terminar o meu período de licença, quero continuar a trabalhar no setor do mobiliário para jardins e sinto que os meus três anos de experiência direta serão úteis.

As minhas realizações neste domínio são facilmente transferíveis:

Desenvolvi uma brochura de marketing que aumentou o volume de vendas de mesas e cadeiras em 35%.

Desenvolvi um canal de vendas sofisticado, incluindo a utilização de redes sociais no processo de vendas.

Negociei prazos de pagamento de 60 dias para 51 dias, em média.

Adquiri novos produtos em feiras e viagens de prospeção com o responsável de compras da empresa.

Copiado!

Apelo à ação e conclusão

Talvez o maior paralelismo entre uma apresentação de vendas e uma carta de apresentação de um representante de vendas esteja no fecho. O objetivo de ambas é o de proporcionar um desfecho que visa consolidar, em vez de concluir, a relação. O tom de ambos é persuasivo, confiante e otimista, com a porta aberta para uma maior interação e acompanhamento.

Assim, o que todas as cartas de apresentação precisam no último parágrafo, tal como qualquer discurso de vendas eficaz, é de um apelo à ação, ou seja, precisa de incentivar o empregador a convidá-lo para uma entrevista, de forma gentil, mas firme. 

E está feito! Pode agora terminar com uma simples mensagem final como "Atenciosamente", "Com os melhores cumprimentos" ou mesmo "Atenciosamente" por cima do seu nome. 

Exemplo adaptável da conclusão e assinatura da carta de apresentação

Sei que já nos encontrámos anteriormente, porém, como era um concorrente e não um potencial contratado, espero que as circunstâncias atuais sejam um pouco mais interessantes. Gostaria muito de ter a oportunidade de ter uma entrevista para discutir o mercado e a forma como posso contribuir para a sua equipa de vendas.

Atenciosamente, 

Tomé Dias

Copiado!

Conclusões principais

As apresentações de vendas e as cartas de apresentação de um representante de vendas têm pontos em comum, sobretudo os objetivos persuasivos, o interesse do público-alvo e a oportunidade de deixar transparecer elementos da sua personalidade. Assim, a necessidade de estabelecer uma ligação direta imediata com o recrutador na sua carta de apresentação, abordando as necessidades do empregador, é crucial.

Tal como um fecho de vendas eficaz, todas as cartas de apresentação devem concluir com um apelo à ação, incentivando o recrutador a responder com um convite para uma entrevista. Caso necessite de inspiração, poderá consultar os modelos e exemplos do Onlinecurriculo, bem como a nossa ferramenta de criação de currículos e cartas de apresentação.

Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 23 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 490,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 180,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 340,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 290,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 71,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 180,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 170,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 160,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 65,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 8,900 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 40,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,900 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 52,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 68,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 56,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 35,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 32,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 25,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 22,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 32,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 6,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 120,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies