Exemplo de melhor formato para uma carta de apresentação para engenheiro civil
Cabeçalho da carta de apresentação
Frequentemente, as palavras que aparecem no topo de um documento (o título) são as mais difíceis de escrever, mas neste caso trata-se apenas do seu nome.
O cabeçalho, conhecido nos velhos tempos do papel e da caneta como papel timbrado, é o elemento de texto no topo da sua carta, que inclui o seu nome, profissão, morada, número de telefone e endereço de e-mail.
Atualmente, algumas pessoas omitem os seus endereços de correio postal, especialmente no caso de trabalhos remotos que serão realizados por via eletrónica. No entanto, na maioria dos casos, é melhor incluir um endereço postal, a menos que haja uma boa razão para não o fazer, ou pelo menos a cidade, o estado e/ou o país onde vive.
Saudação da carta de apresentação
Algumas pessoas pensam que a palavra "Caro(a)" é um pouco antiquada, mas alguém já a melhorou? Na era do correio eletrónico, saudações como "Saudações, equipa de engenharia" ou "Olá, Mário" podem ser mais comuns, mas não as tornam melhores. Repare que no nosso exemplo de carta de apresentação acima mantemos a saudação "antiquada" de "Caro(a)".
"Caro(a) Sr. [ou Sra.] [Apelido aqui]" é uma saudação infalível para qualquer carta de apresentação. Não há como errar.
Se por acaso conhecer a pessoa para quem está a escrever, não há nada de errado em dirigir-se a essa pessoa pelo primeiro nome. No entanto, não seja demasiado informal numa carta em que está a candidatar-se a um emprego.
Introdução da carta de apresentação
O primeiro parágrafo da carta tem de captar a atenção do leitor desde o início, identificando o emprego a que se candidata e começando desde logo a demonstrar que é o candidato certo.
Deverá adotar o tom certo, sem ser demasiado modesto nem demasiado arrogante, utilizando uma linguagem cativante e dinâmica.
Tendo trabalhado em alguns dos mais importantes projetos de engenharia no Porto para duas empresas grandes de engenharia, pretendo agora mudar para uma empresa de consultoria mais pequena, especializada na consultoria especializada em soluções de engenharia sísmica.
Corpo da carta de apresentação:
Os dois ou três parágrafos centrais da carta devem demonstrar de forma convincente que possui a experiência, as qualificações e as competências necessárias para o emprego.
A experiência é fundamental em qualquer domínio, pelo que deve começar por apresentar o seu percurso profissional. Descreva não só o local onde trabalhou e durante quanto tempo, mas enumere também as suas realizações específicas no trabalho, recorrendo a factos e números sempre que possível. Além disso, apresente exemplos dos seus talentos, contando histórias sobre os desafios mais difíceis que enfrentou no passado e como os resolveu.
Se ainda está na faculdade e se candidata ao seu primeiro emprego nesta área, poderá ser adequado começar com o seu percurso académico, mencionando simultaneamente estágios ou outras experiências relevantes. Contudo, mesmo que já trabalhe como engenheiro civil há vários anos, é provável que queira mencionar o seu grau académico e quaisquer certificações ou licenças que possua.
A experiência na conceção de projetos de águas residuais, estradas e outros projetos de infraestruturas municipais no Porto permitiu-me adquirir experiência numa vasta gama de projetos de engenharia civil com diferentes níveis de complexidade, estruturas de equipa e restrições financeiras. Em cada projeto fui o engenheiro responsável pelas especificações técnicas, sendo que a minha criatividade com o AutoCAD e o Civil 3D me permitiu desenvolver uma série de soluções que foram posteriormente adotadas noutros distritos.
Após ter-me licenciado pela Universidade de Aveiro, fiz ainda várias especializações e formação contínua, tendo também trabalhado mais recentemente no desenvolvimento de materiais de aprendizagem relacionados com a criação de estruturas seguras e resposta a emergências.
Orgulho-me imenso de colocar sempre a segurança em primeiro plano. Os meus artigos sobre design de condutas e o isolamento de bases foram reconhecidos na imprensa da indústria, tendo posteriormente sendo incluídos em bases de dados de formação.
A minha experiência prática como gestor de projetos trará conhecimentos operacionais indispensáveis às vossas equipas de conceção, e os meus interesses na investigação devem integrar-se com a liderança de pensamento vanguardista que proporcionam aos vossos clientes. Consigo conceber soluções práticas e simultaneamente inovadoras. A ambição científica deve ir ao encontro da realidade física.
Tendo falado sobre inovações do setor em vários eventos, o vosso envolvimento na mentoria e formação na profissão de engenharia em geral é algo do qual me orgulharia em participar. A sensibilização na nossa indústria pode, em última instância, salvar vidas.
Como terminar uma carta de apresentação para um engenheiro civil (conclusão e despedida)
O último parágrafo da carta deve conter um resumo satisfatório da sua argumentação, talvez um agradecimento pelo tempo do destinatário e também qualquer tipo de apelo à ação. O objetivo é fazer com que o leitor fique com a impressão de que você aguarda uma resposta, de preferência um convite para uma entrevista. Escolha um fecho forte que leve o leitor a responder.
Termine com um simples "Atenciosamente", "Melhores cumprimentos" ou equivalente, e introduza o seu nome completo por baixo. Se enviar a sua carta por via eletrónica, pode adicionar uma assinatura digital se assim o desejar, embora não seja necessário.
Gostaria de ter a oportunidade de partilhar o meu portfólio e discutir as minhas ideias durante uma possível entrevista.
Melhores cumprimentos,
Edgar Jesus
Palavras-chave
- Carta de apresentação para engenheiro civil
- Carta de apresentação para engenharia civil
- Exemplo de carta de apresentação para engenheiro civil
- Modelo de carta de apresentação