Se é profissional de estática, está habituado a tocar no rosto das pessoas. Mas se precisa de um emprego, poderá precisar de tocar no coração de alguém. É aqui que surge a carta de apresentação de um esteticista e, neste guia, vamos explorar a forma correta de a elaborar para maximizar as suas probabilidades de conseguir um emprego.
Um dos factos com praticamente todas as pessoas concordam em relação a esteticistas, também conhecidos por profissionais da estética, é que existem várias formas de os designar. No entanto, se já tiver feito um peeling químico, um procedimento a laser ou uma depilação corporal, está no sítio certo para procurar ajuda para o seu currículo. Os recursos de pesquisa de emprego do Onlinecurriculo incluem mais de 180 guias de redação específicos da profissão, com exemplos de cartas de apresentação correspondentes.
Este guia e exemplo de carta de apresentação para esteticistas irá abordar:
- Descrição do trabalho, salário e perspetivas de emprego para esteticistas
- Porque é que alguém que trabalha em estética precisa de uma carta de apresentação
- Como estruturar e redigir uma carta de apresentação para esteticista, otimizando o impacto de cada secção: cabeçalho, saudação, introdução, corpo e conclusão
- Truques de psicologia para escrever uma carta de apresentação persuasiva
- Erros mais comuns a evitar
Descrição da profissão de Esteticista
Os profissionais de estética efetuam todo o tipo de tratamentos de pele, incluindo tratamentos faciais, peelings, máscaras, esfoliações e tratamentos a laser. Também removem os pelos indesejados utilizando cera ou outros métodos. Poderão efetuar tratamentos de corpo inteiro e/ou massagens de cabeça e pescoço, além de aconselharem os clientes sobre os melhores produtos a utilizar para o cuidado da pele.
Os profissionais de estética trabalham habitualmente em spas e salões de beleza, embora alguns trabalhem em consultórios médicos e outros em spas médicos, que disponibilizam serviços de spa normais e procedimentos médicos como injeções de Botox.
Porque é que alguém que trabalha em estética precisa de uma carta de apresentação
Os profissionais de estética que procuram emprego precisam de uma carta de apresentação pela simples razão de que se trata de um elemento essencial de qualquer candidatura a um emprego. Enviar apenas um currículo pode ser um erro grave; muitas candidaturas são rejeitadas unicamente por este motivo, devido à ausência de uma carta de apresentação.
Está a pedir um emprego, certo? Portanto, tem de pedir. Necessita de começar uma conversa com um recrutador, manifestando o seu interesse num emprego, expondo as suas qualificações e preparando o terreno para discutir o assunto.
Se não incluir uma carta de apresentação, o recrutador vai perguntar-se porquê. Será que é porque não escreve bem? Será porque este emprego não é muito importante para si? Ou porque é mais rápido enviar 50 currículos e rezar para conseguir um? Não vai querer que um recrutador se questione sobre isso. E mesmo que ele nem pense em nenhuma dessas perguntas, considere o seguinte: Até que ponto é mais eficaz uma candidatura a um emprego com um toque pessoal do que uma candidatura que é apenas uma lista de tópicos descaraterizada, que é um currículo?
O melhor formato para uma carta de apresentação para um profissional de estética
Em quase todos os casos, uma carta de apresentação deve ser um documento de uma página, com um máximo de 400 palavras. Deve respeitar o formato de carta de apresentação definido a seguir:
- Cabeçalho da carta de apresentação
- Saudação
- Introdução
- Corpo
- Conclusão da carta de apresentação e apelo à ação
- Assinatura
Segue-se um exemplo de carta de apresentação de um profissional de estética para ilustrar esta estrutura.
Cara Sra. Brandão,
Tendo exercido a profissão de esteticista licenciada em dois centros de bem-estar durante os últimos sete anos, o papel de esteticista sénior no Spa do vosso novo complexo de lazer seria uma oportunidade de contribuir com as minhas competências e a minha atual base de clientes para as vossas instalações de última geração.
Tanto no Spa Campo Grande como no Spa Monte da Serra, fui responsável por uma vasta gama de tratamentos cosméticos, incluindo: procedimentos a laser, aplicações cosméticas, depilação, peelings químicos, microdermoabrasão e uma variedade de tratamentos faciais. Analisava os planos de tratamento com os clientes, assegurando o cumprimento rigoroso das políticas estéticas, ao mesmo tempo que mantinha uma atitude calorosa e pessoal com cada cliente.
Ao longo dos anos, desenvolvi uma base de clientes fiéis (e locais), com 60% dos clientes a regressar após o primeiro curso de tratamentos. Quase metade dos meus clientes seguiram-me para a minha segunda função quando deixei a minha primeira entidade empregadora, sendo que espero que uma quantidade semelhante me acompanhe na próxima função. Sei que a vossa atividade de vendas e marketing é muito inteligente, mas o boca a boca de clientes genuínos é sempre poderoso.
Gosto de trabalhar numa equipa de esteticistas dedicadas e sempre estive muito envolvida na formação e desenvolvimento de colegas menos experientes. No Spa Monte da Serra, os meus programas de formação com 14 colegas resultaram num aumento de 37% da satisfação dos clientes. Haverá sempre quem não fique satisfeito com um tratamento, mas se a sua competência técnica estiver ao mais alto nível possível, esses números serão minimizados.
Em termos de gamas de produtos, experimentei todas as grandes marcas do mercado e tenho uma perceção subtil dos seus benefícios em todas as circunstâncias. Participo regularmente em eventos sobre cuidados da pele e mantenho-me a par dos últimos desenvolvimentos de produtos.
Gostaria muito de ter a oportunidade de ir ao vosso spa e expor os meus conhecimentos numa entrevista e talvez com alguns tratamentos de teste.
Atenciosamente,
Bárbara Santos
Vamos agora explorar o que cada um destes elementos deve conter, bem como as melhores práticas para os elaborar.
Cabeçalho da carta de apresentação
Conhecido no passado por papel timbrado, este é o espaço com design atraente no topo da carta que contém o seu nome, profissão, morada, telefone e email. A principal razão para tal é óbvia: Pretende que o empregador saiba como o contactar.
Uma segunda razão é o facto de um cabeçalho constituir um elemento de design atraente na página. Poderá recorrer a tipografia mais marcante, tamanhos de letra diferentes, um design cuidado e talvez um toque de cor. Deve fazer com que a sua carta pareça mais atraente e mais profissional.
Consulte alguns dos modelos de carta de apresentação disponibilizados pelo Onlinecurriculo e encontrará vários exemplos de como pode ser formatado um cabeçalho. Encontre um que lhe agrade, clique para o descarregar, substitua o texto existente pela sua informação e o cabeçalho da sua carta de apresentação estará pronto.
Personalize o seu currículo e a sua carta de apresentação com um estilo semelhante
O seu currículo e a sua carta de apresentação devem parecer que foram concebidos e formatados como um conjunto, criados para combinarem. Tal significa que deve utilizar os mesmos tipos e tamanhos de letra, os mesmos estilos de formatação e as mesmas cores, devendo o cabeçalho ser semelhante, se não igual.
Se um recrutador imprimir 10 currículos e cartas de apresentação e os deixar cair no chão, misturando-os todos, será fácil encontrar o seu currículo e a sua carta de apresentação, uma vez que foram conscientemente concebidos para terem o mesmo aspeto. A utilização de estilos semelhantes confere-lhe uma "marca visual", mostrando que presta atenção ao pormenor e compreende a importância de um design coerente.
Por outro lado, se utilizar vários estilos, tipos de letra e cores diferentes no seu currículo e carta de apresentação, é provável que os recrutadores o considerem um pouco desorganizado. Poderão também pensar que está a enviar uma carta de apresentação nova com um currículo antigo que não se deu ao trabalho de atualizar.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: distinguir-se dos outros candidatos a profissional de estética graças à forma atraente e profissional de apresentar a sua identidade e informações de contacto.
Saudação da carta de apresentação
"Caro Sr. Marques", "Cara Sra. Ferreira" e "Caro Dr. Alves" são exemplos de um tratamento adequado para uma carta de apresentação, também conhecido como saudação.
Alguns redatores, por acharem o "Caro" um pouco antiquado, usam saudações mais novas e informais, como "Saudações, Sr. Marques" ou "Olá, Sra. Ferreira". Dependendo da cultura da empresa, poderá ser aceitável. Quando decidir isto, tenha em conta até que ponto a empresa é formal ou informal, o seu nível de sofisticação e a extensão em termos de tomada de decisões. Numa empresa muito séria e de alto nível, uma saudação mais formal ou tradicional pode ser a melhor opção. Numa pequena ou média empresa, um estilo de saudação mais descontraído pode ser o melhor.
Se conhece a pessoa a quem está a escrever, não faz mal utilizar o primeiro nome em vez do apelido. Mas tenha sempre cuidado para não ser demasiado informal numa carta em que está a pedir um emprego.
Tente endereçar a sua carta a uma pessoa em particular
Esforce-se sempre por se dirigir ao destinatário da sua carta pelo nome. Muitas vezes, isso não acontece porque os candidatos estão a responder a um anúncio de emprego que não contém qualquer nome. No entanto, é melhor fazer um esforço adicional e tentar descobrir quem é que realmente toma as decisões de contratação ou, pelo menos, quem é a pessoa responsável pelo processamento das candidaturas.
As pessoas gostam de ver os seus nomes por escrito, e muitas terão mais dificuldade em ignorar a sua carta se se dirigir a elas pessoalmente. Também demonstra profissionalismo e respeito da sua parte o facto de se ter dado ao trabalho de descobrir o nome da pessoa a quem escrever. Se não conseguir encontrar esta informação online, pode telefonar para a empresa e perguntar.
Objetivo da saudação da carta de apresentação: abordar o destinatário da carta de apresentação de uma forma profissional e, ao mesmo tempo, estabelecer uma ligação direta e pessoal com a entidade empregadora.
Introdução da carta de apresentação
Está na hora de começar a escrever. A introdução de uma carta de apresentação de um profissional de estética (o primeiro parágrafo) deve apresentar o seu objetivo profissional e proporcionar uma visão geral convincente das suas qualificações para esse posto de trabalho.
Geralmente, a introdução deve destacar a sua experiência profissional relevante, que é sempre fundamental numa candidatura a um emprego. Se tem pouca ou nenhuma experiência (por exemplo, está a terminar o curso superior), pode destacar outros aspetos, como as suas habilitações literárias.
Quaisquer que sejam os pormenores da sua situação pessoal, a sua introdução deve chamar a atenção do leitor com uma linguagem bem escolhida e cativante, levando-o a continuar a ler.
Algumas cartas de apresentação começam com "O meu nome é ...". No entanto, não precisa de referir aqui o seu nome. Como já foi mencionado, o seu nome deve ser a primeira coisa a aparecer no topo da sua carta, no cabeçalho, habitualmente em letras grandes. O seu nome também irá constar da assinatura no final da sua carta, que abordaremos em breve.
Outra má abertura é "Escrevo esta carta para …" O recrutador já sabe que está a escrever uma carta, por isso não precisa de chamar a atenção para o facto de o estar a fazer. Outra forma cansativa de começar a carta é "Considere esta carta como a minha candidatura para …" É preferível utilizar o espaço limitado de que dispõe para escrever simplesmente a carta, sem nunca utilizar as palavras "esta carta".
Objetivo da introdução da carta de apresentação: despertar o interesse do leitor para saber mais sobre as suas qualificações como esteticista.
Aqui fica a introdução do nosso exemplo de carta de apresentação para esteticista, que pode alterar para a sua própria versão.
Cara Sra. Brandão,
Tendo exercido a profissão de esteticista licenciada em dois centros de bem-estar durante os últimos sete anos, o papel de esteticista sénior no Spa do vosso novo complexo de lazer seria uma oportunidade de contribuir com as minhas competências e a minha atual base de clientes para as vossas instalações de última geração.
Corpo da carta de apresentação
Se o peixe tiver mordido o anzol, é no corpo da carta de apresentação (parte central) que o vai puxar. Todos os seus argumentos decisivos de que é um excelente profissional de estética devem aparecer nos dois ou três parágrafos centrais.
Mais uma vez, isso inclui a experiência profissional, que é sempre fundamental. Não se limite a dizer onde trabalhou ou durante quanto tempo, seja específico sobre o que conseguiu nesses empregos. Utilize factos e números sempre que possível, talvez o número total de clientes que atendeu na sua carreira ou o aumento percentual de receitas que gerou para uma determinada empresa.
Tente incluir, pelo menos, uma pequena história, mesmo que seja uma apenas frase, que descreva um desafio específico que enfrentou no passado, as medidas que tomou para o resolver e como obteve um resultado positivo.
Poderá também utilizar o corpo da sua carta para referir a sua formação académica e quaisquer certificações que tenha. Também pode passar do passado para as suas aspirações para o futuro, especialmente em relação a esta entidade empregadora específica.
É sempre útil referir o nome da empresa para a qual está a escrever e dizer algo sobre ela e a razão pela qual quer trabalhar lá. No mínimo, isso demonstra que não está apenas a enviar uma carta de apresentação em massa para 50 spas diferentes.
Confirma também que esta carta de apresentação é única, dirigida a um empregador específico. Caso contrário, está a cometer "spam" e as suas probabilidades de obter uma resposta positiva diminuem.
Objetivo do corpo da carta de apresentação: Explicar de que forma o empregador beneficiaria com a sua contratação como esteticista.
O nosso modelo de carta de apresentação de esteticista exemplifica o que pode incluir no corpo da carta.
Tanto no Spa Campo Grande como no Spa Monte da Serra, fui responsável por uma vasta gama de tratamentos cosméticos, incluindo: procedimentos a laser, aplicações cosméticas, depilação, peelings químicos, microdermoabrasão e uma variedade de tratamentos faciais. Analisava os planos de tratamento com os clientes, assegurando o cumprimento rigoroso das políticas estéticas, ao mesmo tempo que mantinha uma atitude calorosa e pessoal com cada cliente.
Ao longo dos anos, desenvolvi uma base de clientes fiéis (e locais), com 60% dos clientes a regressar após o primeiro curso de tratamentos. Quase metade dos meus clientes seguiram-me para a minha segunda função quando deixei a minha primeira entidade empregadora, sendo que espero que uma quantidade semelhante me acompanhe na próxima função. Sei que a vossa atividade de vendas e marketing é muito inteligente, mas o boca a boca de clientes genuínos é sempre poderoso.
Gosto de trabalhar numa equipa de esteticistas dedicadas e sempre estive muito envolvida na formação e desenvolvimento de colegas menos experientes. No Spa Monte da Serra, os meus programas de formação com 14 colegas resultaram num aumento de 37% da satisfação dos clientes. Haverá sempre quem não fique satisfeito com um tratamento, mas se a sua competência técnica estiver ao mais alto nível possível, esses números serão minimizados.
Em termos de gamas de produtos, experimentei todas as grandes marcas do mercado e tenho uma perceção subtil dos seus benefícios em todas as circunstâncias. Participo regularmente em eventos sobre cuidados da pele e mantenho-me a par dos últimos desenvolvimentos de produtos.
Conclusão da carta de apresentação
Depois de apanhar o peixe, está na altura de o colocar no barco. O parágrafo final da sua carta de apresentação deve conter algum tipo de apelo à ação, dizendo por exemplo que teria todo o prazer em fazer uma visita ao spa, em encontrar-se pessoalmente com o seu interlocutor, em discutir os motivos pelos quais seria uma boa opção para o emprego, etc.
Coloque na cabeça do destinatário a ideia de que ele deve tomar alguma medida na sequência da sua carta, e não apenas ignorá-la. Não deve parecer exigente ou presunçoso, mas faça o possível para convencer educadamente a pessoa a entrar em contacto consigo.
Objetivo do fecho da carta de apresentação: Termine com um tom positivo, com um apelo à ação que responsabilize o empregador a dar continuidade ao processo.
Consulte em seguida a secção de conclusão do nosso exemplo de carta de apresentação para esteticista.
Gostaria muito de ter a oportunidade de ir ao vosso spa e expor os meus conhecimentos numa entrevista e talvez com alguns tratamentos de teste.
Assinatura
Tudo o que precisa para a assinatura da sua carta é "Atenciosamente", por cima do seu nome. Substitutos aceitáveis incluem "Melhores cumprimentos", "Tudo de bom" ou "Cordialmente", desde que a expressão final não soe pouco profissional ou demasiado familiar.
O exemplo de carta de apresentação de esteticista que se segue é perfeito!
Atenciosamente,
Bárbara Santos
Psicologia da elaboração de uma carta de apresentação persuasiva
Todos somos seres com interesses próprios: por exemplo, você está interessado em arranjar um emprego! No entanto, ao escrever a sua carta, tenha sempre em conta o interesse próprio da pessoa para quem está a escrever.
No exemplo de carta de apresentação de esteticista que temos estado a analisar, a Sra. Ferreira não precisa de ser convencida de que Mariana Pinhel precisa ou merece um emprego. A Sra. Ferreira precisa de ser convencida de que Mariana Pinhel faria com que o seu spa fosse mais bem-sucedido, mais eficiente e mais rentável.
Por outras palavras, quer convencer o recrutador de que a sua contratação traria mais dinheiro à empresa do que aquele que lhe custaria.
Preste muita atenção ao tom que utiliza ao escrever a sua carta e imagine que é você quem a recebe. Utilizou alguma expressão que o faça parecer arrogante ou pretensioso? Ou talvez pareça demasiado informal ou disparatado? Não se questione em demasia, mas certifique-se de que está a tomar decisões ponderadas relativamente ao seu tom de comunicação. A combinação de simpatia e profissionalismo raramente fez com que alguém errasse na sua procura de emprego.
A sua carta deve soar confiante, positiva, entusiasmada e otimista. Mas nunca deve soar egoísta, presunçosa, demasiado confiante ou arrogante.
Erros a evitar numa carta de apresentação
Todos cometemos erros, mas para um profissional de estética que esteja a escrever uma carta de apresentação, aqui ficam alguns que não deve cometer:
- Erros de ortografia e outros erros de escrita: apenas tem uma página para escrever e não se pode dar ao luxo de cometer erros de ortografia ou gramaticais. Se o português não for o seu forte, procure um revisor para corrigir a sua carta. Os criadores de cartas de apresentação online, como o nosso, também fazem este trabalho por si.
- Cartas de apresentação em massa: precisa de endereçar cada carta a cada empregador, referindo algo sobre essa empresa e a razão pela qual quer trabalhar lá. Não envie a mesma carta de apresentação genérica a todas as entidades empregadoras.
- Chavões, linguagem de RH e banalidades: muitos redatores de cartas de apresentação inspiram-se nas cartas de apresentação de outras pessoas, mas infelizmente isso resulta numa série de frases cansativas e repetidas que os recrutadores já leram milhares de vezes. Utilize uma linguagem nova e original na sua carta.
- Mau aspeto e formatação: um cabeçalho pouco apelativo, um tipo de letra estranho ou demasiado pequeno e margens minúsculas são elementos desagradáveis. Utilize um modelo de carta de apresentação concebido por profissionais para evitar erros de apresentação e de formatação, de modo a que a sua carta tenha um aspeto tão bom como a sua leitura.
Conclusões principais
- Os profissionais de estética são muito procurados, prevendo-se um crescimento de postos de trabalho de 29% na próxima década. No entanto, para encontrar o emprego certo para si, precisa de se destacar da multidão com um excelente currículo e uma boa carta de apresentação.
- As cartas de apresentação são um elemento fundamental de qualquer candidatura de emprego, uma vez que constituem a oportunidade única de mostrar a sua personalidade, paixão e entusiasmo.
- As cartas de apresentação devem ser bem estruturadas para garantir que incluiu todos os elementos necessários e nada desnecessário.
- A psicologia da escrita de uma carta de apresentação vencedora implica entrar na cabeça do leitor para transmitir o que é importante para essa pessoa e não o que é importante para si. Pode sempre consultar a nossa considerável biblioteca de exemplos de cartas de apresentação para se inspirar.
Boa sorte na sua procura de emprego! No Onlinecurriculo, estamos aqui para o ajudar.