1. Exemplos
  2. Recursos Humanos

Exemplo de Carta de Apresentação Recursos Humanos

Use este modelo de carta de apresentação Recursos Humanos para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Recursos Humanos em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.7
Avaliação média
31 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Recursos Humanos
Editar Esta Carta de Apresentação

As expetativas em relação à sua carta de apresentação são bastante elevadas se trabalhar na área dos recursos humanos. Como escrever uma carta de apresentação de recursos humanos se todos os seus concorrentes já dominam os segredos do ofício?

Quer seja responsável pelo departamento de recursos humanos ou assistente de recursos humanos, a carta de apresentação para a área de recursos humanos deve abordar a forma como faz a diferença para aqueles que o rodeiam. Deixe que o Onlinecurriculo ajude a potenciar as suas competências e conhecimentos de forma a melhorar a sua candidatura.

Neste guia de cartas de apresentação (com os exemplos de cartas de apresentação relevantes), iremos abordar estes tópicos para ajudar a redigir a melhor carta de apresentação possível:

  • Como escolher o melhor formato de carta de apresentação e que partes do seu percurso deve incluir.
  • Como tirar o máximo partido de cada parágrafo da carta de apresentação (cabeçalho, saudação, introdução, corpo e conclusão)
  • Qual o tom e estilo a utilizar ao escrever a sua carta de apresentação
  • Erros a evitar ao escrever a sua carta de apresentação para a área de recursos humanos.

De que forma o seu talento se enquadra na oportunidade? Uma carta de apresentação não se limita apenas ao que o distingue; o que realmente interessa é a forma como se vai integrar na equipa existente. Como é que as suas competências a podem levar ao próximo patamar? O guia que se segue analisa os pormenores (pode também consultar a nossa biblioteca de mais de 125 exemplos de cartas de apresentação).

O melhor formato para uma carta de apresentação para a área de recursos humanos

Provavelmente já leu algumas cartas de apresentação ao longo da sua carreira, mas quando se trata de escrever uma para si, percebe finalmente a importância das palavras. Independentemente do conteúdo, uma boa carta de apresentação contém os seguintes elementos:

  • O cabeçalho da carta de apresentação
  • A saudação
  • A introdução da carta de apresentação
  • Os parágrafos centrais (corpo)
  • O parágrafo final da sua carta de apresentação (conclusão e apelo à ação)

Embora saiba que nem todos os recrutadores leem todas as cartas de apresentação, a verdade é que, se estiverem interessados na sua candidatura, cada palavra será absorvida com interesse. A carta de apresentação complementa o seu currículo e permite-lhe fornecer mais pormenores. Demonstra também que consegue adotar o tom correto e responder às necessidades de cada empresa à qual se candidata. Personalize a sua candidatura ao máximo.

O guia abrangente de cartas de apresentação disponibiliza conselhos gerais sobre a redação de cartas de apresentação, com uma profundidade de conteúdo que poucos candidatos têm em conta. Este texto aprofunda cada parágrafo, bem como as especificidades da redação de uma carta de apresentação para um cargo de recursos humanos. 

O exemplo de carta de apresentação para a área de recursos humanos em baixo proporciona uma visão geral de como criar a sua própria candidatura:

Exemplo copiável de uma carta de apresentação para a área de recursos humanos

Caro Sr. Mota,


Contribuirei para que a sua equipa prospere durante a sua reorganização global, concentrando-me nas pessoas, nos processos e nos lucros. 9 anos de experiência em gestão de mudanças fundamentam a minha afirmação: Dei a volta a uma reorganização falhada na Chevran, o que envolveu a mediação de conflitos e um recrutamento extremamente rigoroso. A orientação da inexperiente equipa de RH da Muron durante a reformulação de um processo permitiu-me aplicar o meu Mestrado em Desenvolvimento Organizacional e a minha licenciatura em Administração de Empresas da Universidade Moderna, o que resultou num aumento de 22% na produtividade e numa diminuição de 34% na rotatividade dos funcionários.

Quando as pessoas se sentem integradas, são mais felizes no trabalho. 4000 funcionários da Mota Transportes vão ter de mudar de funções. O sistema talvez precise de ser reformulado (tendo em conta a legislação laboral internacional), mas a experiência demonstra que é possível conseguir mais com menos elementos se tivermos as pessoas certas no sítio certo.

Uma entrevista na Mota Transportes seria a oportunidade para apresentar os meus pontos altos em termos de RH:

  • Formulação da política de RH para a equipa da Espanha, que cresceu 45% em relação ao ano anterior.
  • Gestão de processos de rescisão e recolocação de 630 trabalhadores.
  • Racionalização dos custos e processos de RH, reduzindo 8% do orçamento anual dos RH.

Entrei na área dos RH para ajudar as pessoas a tirarem o máximo partido das suas carreiras. A minha abordagem empática e positiva ajuda-os a aperceberem-se do seu valor e, quando se trata de promover alterações, considero que a simpatia é um fator essencial. Uma pedra rolante não acumula musgo, mas uma pedra rolante com um sorriso no rosto inspira outras pedras a segui-la.

O seu projeto precisa de um líder de RH para abrir caminho, e eu gostaria de explicar melhor como posso preparar o caminho para a sua equipa.

Atenciosamente, 

Natércia Pimenta

Copiado!

Cabeçalho da carta de apresentação

Já alguma vez você ou um colega desistiram de um candidato por não conseguirem saber ou encontrar as suas informações de contacto? Então sabe a importância do cabeçalho. Se for difícil contactar um candidato, passa à frente. 

Utilize esta secção para chamar a atenção do recrutador com um design simples, mas apelativo, que inclua o seu nome, endereço de correio eletrónico e número de telefone.

Não precisa de incluir a sua morada no cabeçalho. Por questões de proteção de dados, poderá partilhá-la na fase da proposta. Também não é obrigatório que escreva o endereço do empregador. A menos que queira ser particularmente formal, esta tradição é um pouco antiquada.

Dica profissional

Títulos de recursos humanos

Eis uma pequena lista de títulos de cargos de recursos humanos, começando pelos cargos de nível básico.

  • Assistente/estagiário
  • Especialista/generalista/administrador
  • Gestor
  • Diretor
  • Vice-presidente
  • Responsável de RH

Quanto mais alto na hierarquia, menos se ocupa das questões quotidianas dos funcionários e dos recrutadores e mais se ocupa da estratégia e do planeamento, de acordo com a UpstartHR.

Objetivo desta secção: especificar claramente a forma de entrar em contacto consigo e causar uma boa impressão com a sua escolha de gráficos e cores. Dar um aspeto profissional à sua carta de apresentação.

Saudação e introdução da carta de apresentação

Uma saudação adequada é a expetativa mais básica por parte de um profissional de RH. Ser uma pessoa sociável começa aqui. As melhores cartas de apresentação utilizam o nome recrutador ou do seu possível futuro chefe; considere telefonar para a empresa para saber, caso o seu nome não conste da descrição da vaga.

Recomendamos a saudação: “Caro Sr./Sra. Apelido". Lembre-se de verificar rigorosamente se a ortografia e o título estão corretos. A forma mais rápida de perder pontos (ou a entrevista) é escrever mal o nome de alguém ou enganar-se no sexo.

Se tiver a certeza de que a empresa adota um estilo informal, poderá utilizar "Olá, nome próprio" ou, caso a sua tentativa de conseguir um nome se revele ineficaz, poderá optar por "Cara equipa da Empresa". Caso contrário, opte por uma saudação mais formal. 

Objetivo da saudação da carta de apresentação: definir o tom da sua carta com uma saudação pessoal que se enquadre no estilo da empresa à qual se está a candidatar.

As melhores cartas de apresentação para a área de recursos humanos iniciam com uma mensagem clara e vão diretamente ao encontro das razões pelas quais o autor se considera a pessoa ideal para o cargo. Quais as prioridades dos RH na sua nova função? Como se vai adaptar à cultura da empresa? Que experiências do seu passado permitem ao empregador avaliar o seu potencial? Por que razão quer o emprego? Reflita bem sobre como abordar estas questões importantes antes de se sentar para escrever.

Selecione o ponto alto da sua carreira que melhor se adequa à nova função que pretende. Certifique-se de que se enquadra na descrição da função. Deve mostrar que é capaz de lidar com os problemas mais difíceis do pessoal ou de encontrar um bom candidato num mercado de trabalho concorrido. Não tenha medo de se gabar um pouco. Se não conseguir contar uma história interessante sobre si, será que existe alguma?

Objetivo da introdução da carta de apresentação: transmitir a sua mensagem com confiança e convencer o recrutador a continuar a ler.

Exemplo adaptável de saudação e introdução para uma carta de apresentação

Caro Sr. Mota,


Contribuirei para que a sua equipa prospere durante a sua reorganização global, concentrando-me nas pessoas, nos processos e nos lucros. 9 anos de experiência em gestão de mudanças fundamentam a minha afirmação: Dei a volta a uma reorganização falhada na Chevran, o que envolveu a mediação de conflitos e um recrutamento extremamente rigoroso. A orientação da inexperiente equipa de RH da Muron durante a reformulação de um processo permitiu-me aplicar o meu Mestrado em Desenvolvimento Organizacional e a minha licenciatura em Administração de Empresas da Universidade Moderna, o que resultou num aumento de 22% na produtividade e numa diminuição de 34% na rotatividade dos funcionários.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação

Encantou os seus futuros colegas com o que tem de melhor e agora eles querem ler mais. As funções em RH têm muito que se lhe diga, pelo que deve escolher sabiamente as suas próximas histórias. Quais os problemas que vai resolver ao entrar na empresa? De que forma irá influenciar a equipa que o rodeia? O que vão os outros aprender consigo? As concretizações que escolher destacar e as palavras que utilizar para se descrever revelam muito sobre quem é, pelo que deve escrever com cuidado e de forma convincente.

Aborde cada empregador com exemplos que demonstrem a forma como comunica os benefícios e as práticas da empresa, como recruta novos funcionários e como lida com queixas e situações difíceis dos funcionários. A maioria dos profissionais de recursos humanos é capaz de lidar com as rotinas habituais do seu trabalho, mas é a forma de lidar com os extremos que mostra o seu verdadeiro valor. E extremos não faltarão.

Destaque três ou quatro das suas maiores conquistas e transforme-as em pontos que sirvam de elemento gráfico dentro do documento. A nossa atenção é naturalmente atraída por este tipo de elementos: inclua verbos de ação poderosos para destacar as conquistas.

Reserve um parágrafo para evidenciar as suas capacidades de resolução de problemas e as suas ideias relativamente à retenção e contratação de funcionários. Como é trabalhar consigo? Como comunica? O que acha que faz um bom empregado? Responder a esta última pergunta diz muito sobre si como candidato.

Objetivo do corpo da sua carta de apresentação: apresentar as histórias mais importantes que pretende desenvolver durante a entrevista.

Exemplo adaptável de parágrafo central para uma carta de apresentação

Quando as pessoas se sentem integradas, são mais felizes no trabalho. 4000 funcionários da Mota Transportes vão ter de mudar de funções. O sistema talvez precise de ser reformulado (tendo em conta a legislação laboral internacional), mas a experiência demonstra que é possível conseguir mais com menos elementos se tivermos as pessoas certas no sítio certo.

Uma entrevista na Mota Transportes seria a oportunidade para apresentar os meus pontos altos em termos de RH:

  • Formulação da política de RH para a equipa da Espanha, que cresceu 45% em relação ao ano anterior.
  • Gestão de processos de rescisão e recolocação de 630 trabalhadores.
  • Racionalização dos custos e processos de RH, reduzindo 8% do orçamento anual dos RH.

Entrei na área dos RH para ajudar as pessoas a tirarem o máximo partido das suas carreiras. A minha abordagem empática e positiva ajuda-os a aperceberem-se do seu valor e, quando se trata de promover alterações, considero que a simpatia é um fator essencial. Uma pedra rolante não acumula musgo, mas uma pedra rolante com um sorriso no rosto inspira outras pedras a segui-la.

Copiado!

Como concluir uma carta de apresentação para a área de recursos humanos (conclusão e assinatura)

Uma conclusão confiante deve deixar o leitor curioso para saber mais. Ninguém consegue contar toda a história da sua carreira numa carta de apresentação, nem tem a certeza de que a função é a ideal, por isso termine afirmando ter interesse em saber mais. 

  1. Desperte o interesse do recrutador e abra espaço para perguntas adicionais. Dê uma pequena ideia da sua pessoa através de um pormenor pessoal, como um passatempo que se enquadre no seu trabalho, uma contratação que tenha feito e que tenha orientado até se tornar numa figura de destaque ou a razão pela qual adora a sua carreira.
  2. Solicite uma entrevista. O objetivo da sua candidatura é conseguir a entrevista, pelo que deve deixar claro que está pronto para uma reunião com um apelo à ação.

A nossa carta de apresentação para a área de recursos humanos apresenta-lhe uma forma de pedir educadamente uma entrevista sem parecer insistente. Encerre educadamente, mas com a confiança que diz: "Acredito que farei um ótimo trabalho para si".

Objetivo da conclusão: mostrar confiança nas suas capacidades e dizer que aguarda com expetativa uma potencial entrevista. Quer conhecê-los tanto quanto eles querem conhecê-lo a si.

Exemplo adaptável de conclusão e assinatura para uma carta de apresentação

O seu projeto precisa de um líder de RH para abrir caminho, e eu gostaria de explicar melhor como posso preparar o caminho para a sua equipa.

 

Atenciosamente, 

Natércia Pimenta

Copiado!

Psicologia da escrita: como transmitir a sua ética profissional na carta de apresentação

Em vez de descrever as suas competências com adjetivos desnecessários, conte histórias que as demonstrem. Dizer que é um "trabalhador esforçado" não vai impressionar ninguém. Partilhar a história de um êxito enorme fará com que o leitor imagine o que foi necessário fazer. Existem diversas formas de transmitir a essência da sua personalidade profissional:

  • Relate uma história de sucesso convincente. Utilize exemplos de ocasiões em que comunicou uma mensagem difícil ou em que reforçou os benefícios da empresa sem implicar custos adicionais.
  • Apresente uma filosofia coesa sobre o papel dos recursos humanos. Por que razão vai trabalhar todos os dias e qual é o impacto do seu trabalho pessoal nas outras pessoas?
  • Descreva um projeto de colaboração. Deste modo, demonstra a sua natureza colaborativa, mas também lhe permite referir outra conquista.

Como evitar erros básicos numa carta para a área de recursos humanos 

  1. Verifique a ortografia, a gramática, faça uma revisão! É possível perdoar uma pequena gralha... ou não. Quer correr esse risco? O Flip ajuda neste aspeto. Também poderá pedir a uma pessoa amiga que reveja a carta para verificar se soa como você?
  2. Utilize uma linguagem natural. Ocasionalmente, deixamo-nos levar pelo jargão do setor. Não faz mal utilizar a linguagem da sua profissão, mas certifique-se de que a sua mensagem é clara.
  3. Seja breve nas suas histórias. Numa carta de apresentação, apenas precisa de incluir uma breve introdução

Conclusões principais para uma carta de apresentação para recursos humanos

  1. Defina a forma como as cartas de apresentação fantásticas devem ser recebidas por um recrutador.
  2. Partilhe apenas os elementos mais impressionantes da sua experiência e não as suas responsabilidades quotidianas.
  3. Mostre com orgulho a forma como conseguiu alcançar os seus objetivos profissionais.
  4. Escolha exemplos que mostrem como pode acrescentar valor à empresa.
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies