1. Exemplos
  2. Dentista
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Exemplo de Carta de Apresentação Dentista

Use este modelo de carta de apresentação Dentista para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Dentista em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.9
Avaliação média
51 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Dentista
Editar Esta Carta de Apresentação

Exemplo de melhor formato para uma carta de apresentação de dentista

Existe um processo definido para tudo o que um dentista faz, havendo pouca margem para a originalidade, pelo que se espera que a carta de apresentação de qualquer dentista siga a mesma estrutura rígida. Uma carta de apresentação que se desvie do assunto pode não transmitir a impressão certa.

O formato de uma carta de apresentação para um dentista deve conter as seguintes secções:

  • O cabeçalho da carta de apresentação
  • A saudação
  • A introdução da carta de apresentação
  • Os parágrafos centrais (corpo)
  • O parágrafo final da carta de apresentação (conclusão e despedida)

Cada secção da carta de apresentação inclui tipos específicos de mensagens, havendo certas formas de começar e terminar a carta de apresentação. Poderá incluir as suas realizações no texto da carta ou optar por colocar uma lista de pontos com verbos de ação fortes no início. 

O nosso guia sobre como escrever uma carta de apresentação contém conselhos mais aprofundados e ligações para uma série de artigos úteis sobre o tema, mas este guia destina-se a explorar as especificidades de um modelo de carta de apresentação para dentistas em particular. Leia a descrição do posto de trabalho e certifique-se de que a sua carta é o mais específica possível para a função.

Dica profissional

Dica profissional: Entenda o tipo de medicina dentária que irá exercer

A descrição do trabalho para uma posição de dentista menciona frequentemente os procedimentos mais comuns a que os pacientes serão submetidos. Embora a sua experiência possa ser um pouco diferente, faz sentido concentrar-se na sua experiência anterior nestas áreas específicas. Poderá até ligar para o consultório para saber um pouco mais sobre a carteira de pacientes - esta iniciativa permite obter todo o tipo de informações úteis para a sua candidatura.

Este exemplo de carta de apresentação para dentista pode ser adaptado às especificidades da sua função:

Exemplo adaptável de carta de apresentação

Prezado Sr. Mendonça,

O atendimento de mais de 120 pacientes ortodônticos adolescentes ao longo dos meus cinco anos de carreira odontológica ensinou-me muito sobre a psicologia adolescente. Trabalhamos juntos para um resultado, em que o paciente entende como o tratamento beneficia a sua boca e como os seus comportamentos podem levar àquele sorriso perfeito. Os meus pacientes tiveram alta 22% mais cedo do que a média clínica, algo que espero repetir na DentiCare.

Na minha função atual, sou a dentista responsável por todos os procedimentos ortodônticos numa clínica com uma receita média anual de 2 milhões de euros. Participo ativamente na orientação e formação de dentistas recém-qualificados e já vi mais de 15 dentistas passarem por aqui e estabelecerem os seus próprios consultórios ou passarem a desempenhar funções superiores noutros locais.

Trabalhando num consultório com uma alta rotatividade de jovens profissionais, após a saída de três colegas em rápida sucessão, assumi a responsabilidade por mais 60% de pacientes adolescentes ortodônticos. Preparei a minha assistente em procedimentos mais complicados e trabalhei mais 14 horas por semana até serem encontrados substitutos. A nossa cirurgia foi elogiada pela clínica principal pela sua capacidade de resposta. Recebi cinco prémios da empresa pelo meu trabalho com próteses dentárias e tratei pessoalmente mais de 1.100 dos casos mais complexos.

Sou licenciada em Medicina Dentária pela Universidade do Porto e posso começar assim que possível. Lido muito bem com crianças e sei como acalmá-las quando sinto que estão com receio ou se assustam com os barulhos dos equipamentos.

Gostaria muito de visitar a sua clínica e aprender mais sobre os desafios a enfrentar e como poderei fazer a diferença para a sua equipa.

Atenciosamente,

Alexandra Pedrosa

Copiado!

Embora o exemplo de carta de apresentação acima possa não refletir perfeitamente a sua experiência, vale a pena considerar se o tom e a forma da carta se adequam à sua candidatura. Deve adotar uma postura profissional, utilizar a linguagem da medicina dentária sempre que possível e imaginá-la como o início de uma conversa de procura de emprego com o seu futuro chefe da clínica dentária. 

Cabeçalho da carta de apresentação

Como pode ver no exemplo de carta de apresentação, o cabeçalho da carta de apresentação é provavelmente a primeira coisa que chama a sua atenção. Temos o hábito de reparar nas secções separadas antes de nos debruçarmos sobre os pormenores de um texto longo. Neste caso, isso é bom.

O cabeçalho da carta de apresentação contém o nome, o e-mail e o telefone do candidato a dentista, pelo que quando um recrutador passa os olhos por ele, subconscientemente regista a possibilidade de contactar o candidato imediatamente, se necessário. Se a carta de apresentação não incluir estes pormenores, o recrutador poderá não apreciar o facto de ter de os procurar no currículo. Deixe-o concentrar-se nas mensagens importantes da sua carta e não nas considerações básicas.

O objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: Certifique-se de que verifica várias vezes estes dados de contacto e de que o seu e-mail não é um e-mail de "brincadeira" que utiliza com os seus amigos.

Dica profissional

Dica profissional: O software ATS analisa o cabeçalho da carta de apresentação para obter informações

Com o aumento da automatização nos processos de contratação, os programas de seguimento de candidatos analisam os currículos e as cartas de apresentação para facilitarem a primeira fase do processo. Estes programas procuram pré-qualificar as pessoas com base nas palavras-chave e no conteúdo da candidatura, mas também preenchem as bases de dados com informações como as informações de contacto.

Inclua-as no cabeçalho ou corre o risco de ser totalmente excluído. Pode não se adequar a esta função, mas certamente vai querer ser considerado para futuras posições.

Saudação da carta de apresentação

Uma atitude educada e meio formal é essencial para qualquer dentista, pelo que é importante abordar os doentes e os colegas da forma certa. Numa carta de apresentação, esta postura reflete-se numa saudação adequada.

O exemplo de carta de apresentação inclui a variante típica "Caro Sr. Peixoto", que será utilizada na maioria das cartas de apresentação. Não é difícil informar-se sobre o nome do responsável pelo consultório, pois basta um breve telefonema ou uma visita à página da internet. Não o fazer é o cúmulo da preguiça e refletir-se-á muito mal em qualquer perspetiva de emprego de um dentista.

Se não conseguir encontrar o destinatário (por exemplo, numa candidatura especulativa), então " Cara equipa da Clínica Dentes de Leão" é uma opção válida e cordial. Não utilize o formal e um tanto antiquado "A quem possa interessar", pois soa frio e indiferente.

Objetivo da saudação da carta de apresentação: Siga o exemplo da carta de apresentação, escolhendo a saudação mais adequada para começar bem a sua carta.

Dica profissional

A utilização do nome de alguém ativa os seus neurónios (no bom sentido)

Exemplo adaptável de saudação de uma carta de apresentação

Prezado Sr. Mendonça,

Copiado!

Introdução da carta de apresentação

Após ter conseguido o básico, um rápido olhar sobre o exemplo de carta de apresentação mostrar-lhe-á que a introdução é o local onde pode começar a distinguir-se dos seus colegas da área maxilofacial. O que é que a sua candidatura tem que mais irá impressionar? A sua capacidade de cativar os seus pacientes? O sucesso dos seus tratamentos ortodônticos entre os adolescentes locais? A sua capacidade de trabalhar e desenvolver a sua equipa especializada?

No parágrafo introdutório, é essencial ater-se aos requisitos-chave da descrição do cargo, mas acima de tudo, tem a liberdade de dar largas à sua imaginação odontológica. O que pode dizer para que o diretor do consultório queira ler mais? 

A introdução que apresentamos no nosso modelo básico de carta de apresentação acima serve de exemplo:

“O atendimento de mais de 120 pacientes ortodônticos adolescentes ao longo dos meus cinco anos de carreira odontológica ensinou-me muito sobre a psicologia adolescente. Trabalhamos juntos para um resultado, em que o paciente entende como o tratamento beneficia a sua boca e como os seus comportamentos podem levar àquele sorriso perfeito. Os meus pacientes tiveram alta 22% mais cedo do que a média clínica, algo que espero repetir na DentiCare.”

Que facto interessante, façanha ou visão pessoal pode partilhar? Crie uma noção de grandeza, comparando-se com outros dentistas seus colegas e projetando uma aura de experiência, contando ao seu futuro chefe quanto tempo passou junto daquela cadeira familiar. No exemplo de carta de apresentação, verá que existem números que quantificam os resultados obtidos, espalhados por todo o texto.

Uma carta de apresentação não é apenas uma lista de deveres ou responsabilidades; é uma coleção de "inícios de histórias" que esperamos que continue na entrevista. A inclusão de números é uma ótima forma de os tornar únicos e de levar o responsável pela contratação a pensar da maneira mais agradável: "Pergunto-me como é que ele fez aquilo?"

Objetivo da introdução da carta de apresentação: Escolha a história que pretende que dê forma ao resto da sua candidatura. Faça com que o responsável pela contratação queira saber mais e continue a ler.

Dica profissional

Dica profissional: Escolha um visual semelhante para o seu currículo e carta de apresentação

Ao selecionar um dos modelos de carta de apresentação da coleção do Onlinecurriculo, tem também a opção de escolher um modelo de currículo correspondente. Espera-se que o conteúdo de ambos os documentos se complemente e, se o aspeto visual for o mesmo, a sua candidatura vai parecer mais sofisticada. O objetivo é que o responsável pela contratação se lembre do design do seu currículo e pense: "Oh sim, essa carta de apresentação é do Pedro"

Exemplo adaptável de introdução de uma carta de apresentação

O atendimento de mais de 120 pacientes ortodônticos adolescentes ao longo dos meus cinco anos de carreira odontológica ensinou-me muito sobre a psicologia adolescente. Trabalhamos juntos para um resultado, em que o paciente entende como o tratamento beneficia a sua boca e como os seus comportamentos podem levar àquele sorriso perfeito. Os meus pacientes tiveram alta 22% mais cedo do que a média clínica, algo que espero repetir na DentiCare.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação:

A redação da carta de apresentação de um dentista deve ser semelhante à de uma revista de medicina. Tem de usar a terminologia que usaria com os seus colegas de profissão, falando sobre o tipo de situações que prevê encontrar no seu futuro cargo.

Ponha-se no lugar do diretor do consultório e pense quais serão as suas principais questões no momento de contratação de um novo dentista. Conseguirá ele lidar com o volume de pacientes? Qual é a sua experiência na área maxilofacial e qual o perfil dos pacientes que costuma tratar? Ao trabalhar numa equipa a quatro mãos, como consegue coordenar com os colegas? O que é que os pacientes diriam sobre o seu comportamento no consultório? 

Estes são apenas alguns exemplos, mas se um diretor de consultório não conseguir encontrar respostas para as suas "grandes questões" no conteúdo de uma carta de apresentação e de um currículo, então as dúvidas persistirão no momento de escolher quem convidar para a entrevista. Não é fácil abranger todos os aspetos, mas tente fazer a melhor escolha possível. É possível perceber quando alguém dedicou atenção à escrita de um texto.

Descreva as suas realizações em vez de abordar apenas as suas responsabilidades. A maioria dos candidatos pensa que papaguear a descrição do cargo é uma excelente forma de demonstrar que se adequa à função; no entanto, no que respeita aos pormenores, corre o risco de se perder na mediocridade da concorrência. Quanto mais específica for a sua história, mais memorável será. Não precisa de contar tudo, apenas o suficiente para despertar a curiosidade para as fases da entrevista.

Uma técnica sólida para tirar o máximo partido de uma história na parte central da sua carta de apresentação é a técnica STAR. Explore a Situação e a Tarefa que tinha em mãos, considere a Ação que levou a cabo e o Resultado que obteve. Eis um exemplo relevante do nosso exemplo de carta de apresentação:

"Depois de dois colegas terem saído em rápida sucessão, assumi a responsabilidade por mais 60% dos pacientes de ortodontia adolescentes. Preparei a minha assistente em procedimentos mais complicados e trabalhei mais 14 horas por semana até serem encontrados substitutos. A nossa cirurgia foi elogiada pela clínica principal pela sua capacidade de resposta.”

A parte intermédia da carta de apresentação consiste em descrever a diferença que fez.

O objetivo do corpo da carta de apresentação: Como é que a sua contratação marcará a diferença para a clínica dentária? Qual das suas histórias profissionais será mais relevante?

Dica profissional

Dica profissional: Os verbos de ação podem fazer com que a sua carta de apresentação se destaque das demais

Poderá até ter as histórias mais fantásticas para contar, mas se não escolher as palavras certas para as fazer sobressair, arrisca-se a que o responsável pela contratação se desligue mentalmente e não reconheça toda a sua grandiosidade. 

Há 10 a 15 verbos que são extremamente comuns em qualquer carta de apresentação. Concluí, geri, ensinei, aumentei. Já deve ter percebido a ideia. Todas as realizações têm de ter um sentido de grandeza, e a escolha de um verbo de ação único e impactante apenas irá realçá-lo. O nosso blogue "300+ verbos de ação para a sua procura de emprego" irá ajudá-lo a escolher alguns dos melhores.

Exemplo adaptável de corpo de uma carta de apresentação

Na minha função atual, sou a dentista responsável por todos os procedimentos ortodônticos numa clínica com uma receita média anual de 2 milhões de euros. Participo ativamente na orientação e formação de dentistas recém-qualificados e já vi mais de 15 dentistas passarem por aqui e estabelecerem os seus próprios consultórios ou passarem a desempenhar funções superiores noutros locais.

Trabalhando num consultório com uma alta rotatividade de jovens profissionais, após a saída de três colegas em rápida sucessão, assumi a responsabilidade por mais 60% de pacientes adolescentes ortodônticos. Preparei a minha assistente em procedimentos mais complicados e trabalhei mais 14 horas por semana até serem encontrados substitutos. A nossa cirurgia foi elogiada pela clínica principal pela sua capacidade de resposta. Recebi cinco prémios da empresa pelo meu trabalho com próteses dentárias e tratei pessoalmente mais de 1.100 dos casos mais complexos.

Sou licenciada em Medicina Dentária pela Universidade do Porto e posso começar assim que possível. Lido muito bem com crianças e sei como acalmá-las quando sinto que estão com receio ou se assustam com os barulhos dos equipamentos.

Copiado!

Como terminar uma carta de apresentação para um dentista (conclusão e despedida)

Existem várias formas de terminar uma carta de apresentação com um toque refinado; no caso de um dentista, é importante transmitir elementos adicionais de profissionalismo e competência. Tenha confiança no que está a partilhar e seja suficientemente corajoso para solicitar a oportunidade de ter uma entrevista.

Como uma carta de apresentação é um apelo mais pessoal, transmitir uma ideia de como se relaciona com os seus colegas e pacientes cria um clima caloroso que pode depois continuar com a sua primeira entrevista. Se conseguir fazer com que o diretor do consultório sinta algo ao ler as suas palavras, isso será muito mais poderoso do que apenas expor factos concretos sobre a sua carreira.

"Atenciosamente" ou "Melhores cumprimentos" são formas habituais de terminar qualquer carta de apresentação e não há grande razão para se afastar destas variantes convencionais.

O objetivo desta secção: Terminar a carta de apresentação com confiança, solicitar uma entrevista e causar uma última impressão positiva ao seu futuro chefe.

Dica profissional

Dica profissional: Apresente-se sempre como o melhor candidato possível

Se a sua autoconfiança for afetada em qualquer coisa que escreva ou diga durante uma procura de emprego, o responsável pela contratação irá perguntar-se por que razão deve confiar em si se o candidato não acredita em si próprio. Por isso, evite declarações auto-depreciativas como: "Tenho a certeza de que há candidatos mais qualificados, mas eu vou esforçar-me mais."

Orgulhe-se das suas realizações. Deixe-as falar por si e não se compare a ninguém.

Exemplo adaptável de conclusão de uma carta de apresentação

Gostaria muito de visitar a sua clínica e aprender mais sobre os desafios a enfrentar e como poderei fazer a diferença para a sua equipa.

Atenciosamente,

Alexandra Pedrosa

Copiado!

Palavras-chave

  1. Carta de apresentação para dentista
  2. Exemplo de carta de apresentação para dentista
  3. Modelo de carta de apresentação
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies