1. Exemplos
  2. Médico
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Exemplo de Carta de Apresentação Médico

Use este modelo de carta de apresentação Médico para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Médico em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.1
Avaliação média
34 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Médico
Editar Esta Carta de Apresentação

O melhor formato para uma carta de apresentação de médico

A escolha do melhor formato para uma carta de apresentação de um médico envolve elementos de estrutura, design e apresentação. Vejamos primeiro o "esqueleto" (a estrutura e o contexto subjacentes) antes de lhe darmos forma.

Já ouvimos falar de médicos que compilam currículos académicos (uma espécie de currículos sob esteroides) que podem ter 80 páginas! Lamentamos, mas aqui vai aprender a escrever algo com apenas UMA página. E os seus interlocutores vão agradecer-lhe por isso. 

É aceitável escrever uma carta de apresentação com mais de uma página? Claro, em certos casos. Mas a regra testada e comprovada é que uma carta de apresentação de uma página nunca será considerada demasiado curta e representa a opção mais segura. 

Aqui estão os elementos essenciais de qualquer carta de apresentação:

  • Cabeçalho com informação de contacto
  • Saudação
  • Introdução
  • Corpo
  • Conclusão
  • Despedida e assinatura

É este o "esqueleto", a estrutura básica. Outras considerações de formatação envolvem o design e o formato, ou seja, fazer com que a sua carta tenha um aspeto tão bom quanto a sua leitura. Há muitas decisões a tomar que afetarão o aspeto da sua carta de apresentação, incluindo tipos e tamanhos de letra, alinhamento do texto, estilos de parágrafo, margens, espaçamento, equilíbrio visual e utilização do espaço em branco. 

Os nossos modelos de carta de apresentação pré-concebidos já abordaram todas as questões de design mencionadas em cima, deixando-o apenas com uma tarefa: Escrever a carta!

Cabeçalho da carta de apresentação

O cabeçalho da carta de apresentação (que costumava chamar-se papel timbrado, muito comum nos consultórios médicos) é o bloco de texto atraente no topo da página que contém o seu nome, profissão, morada, número de telefone, e-mail, possivelmente a sua fotografia e talvez o seu perfil do LinkedIn ou de outra página da internet que evidencie as suas credenciais profissionais. 

Seria um grande descuido escrever a carta de apresentação perfeita, mas esquecer-se de incluir qualquer informação sobre como contactá-lo. É por isso que precisa de um cabeçalho. 

Para além disso, o cabeçalho é um elemento de design importante que tem como objetivo adicional dar à sua carta uma aparência agradável. Um bom estilo de cabeçalho requer a utilização criativa de tipografia, espaçamento, disposição e, muitas vezes, um toque de cor. Otimize-o ao máximo, porque tudo o resto abaixo do cabeçalho será constituído por blocos de texto a preto.

Mais uma vez, encorajamo-lo a consultar as nossas cartas de apresentação concebidas por profissionais, encontre um cabeçalho que lhe agrade e personalize-o. Will Rogers disse: "Toda a gente é ignorante, só que em assuntos diferentes." Não esperamos que os médicos saibam como conceber cabeçalhos de cartas de apresentação e esperamos que os médicos não pensem que nós sabemos como remover amígdalas.

Saudação da carta de apresentação

A saudação da carta de apresentação é a linha que normalmente começa com a palavra "Caro(a)", seguida de "Sr.", "Sra." ou "Dr.", o apelido do destinatário e, em seguida, dois pontos ou vírgula.

Existem algumas variantes aceitáveis para a palavra "Caro(a)", mas não pensemos demasiado nisto. "Caro Dr. Pereira: " seria a saudação perfeita para uma carta de apresentação, partindo do princípio de que se trata da pessoa certa e que o nome está bem escrito. Pode experimentar usar "Saudações Dr. Pereira", ou mesmo "Olá Francisco" (se por acaso conhecer a pessoa). Mas tal como na medicina, o mesmo se aplica às cartas de apresentação: É arriscado aventurar-se demasiado para além daquilo que está comprovado. 

Recomendamos vivamente que descubra o nome da pessoa que está a processar as candidaturas para o emprego que procura. Se o nome não for mencionado no anúncio de emprego e não o conseguir encontrar na internet, pondere a tática de investigação à moda antiga, ligando para a empresa e perguntando.

Aqui fica a saudação do nosso exemplo de carta de apresentação de médico:

Exemplo de saudação adaptável

Prezado Dr. Canossa,

Copiado!

Introdução da carta de apresentação

A introdução da sua carta de apresentação deve conter um primeiro parágrafo convincente, interessante e fascinante, que faça com que seja quase impossível o destinatário parar de ler. Sem pressão!

A sua introdução tem de cumprir dois objetivos: Deixar claro o emprego que procura e demonstrar de forma persuasiva que é o candidato ideal para esse emprego. Não tem de revelar já tudo, mas deve fazer com que o leitor perceba que é o candidato ideal.

Este excerto da nossa amostra de carta de apresentação para médicos pode servir de modelo para a sua introdução:

Exemplo de introdução adaptável

Tendo trabalhado como médica de família em dois consultórios de clínica geral nos últimos trinta anos, prestei assistência a várias gerações de pacientes e tornei-me um "membro da família" adicional em muitos casos. A sua descrição deste cargo realça a natureza unida dos seus pacientes, e quando se trabalha numa clínica de uma pequena cidade como a sua, o nível de confiança adquirido no decurso do seu trabalho não deve ser subestimado.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação:

É no corpo da carta de apresentação, ou seja, na secção intermédia, que tem de apresentar os argumentos mais importantes para que a entidade patronal a quem está a escrever o queira na sua equipa. 

Se o seu maior argumento são os anos de experiência em medicina, exponha a sua experiência em grande estilo. Se é jovem, mas acabou de se formar com distinção na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, destaque esse facto. Ninguém o conhece melhor do que você, por isso procure uma forma de acentuar as suas qualificações mais impressionantes para o emprego que pretende.

Ao descrever a sua experiência, seja específico, recorrendo a factos e números sempre que possível. E tente incluir pelo menos uma pequena história em que relate como enfrentou um problema profissional incómodo e conseguiu resolvê-lo de forma satisfatória para todos.

É sempre uma boa ideia mencionar o nome da empresa onde pretende trabalhar e, se possível, explicar especificamente como pensa que a sua contribuição pode tornar essa empresa mais eficiente, mais bem-sucedida e mais rentável.

Eis a secção do corpo da nossa amostra de carta de apresentação de médico:

Exemplo de parte intermédia adaptável

Consultar uma média de 25 pacientes por dia durante um período tão longo implicou que tivesse de lidar com algumas das situações médicas mais raras, bem como explorar opções de tratamento inovadoras para algumas das mais comuns. Sei que as doenças cardíacas, a obesidade e os AVC são particularmente frequentes na sua comunidade. No meu último consultório, uma combinação de educação dos pacientes e intervenções médicas proativas ajudou a reduzir os problemas cardíacos em 45% e os índices de obesidade em 20%. Ajudar os pacientes a entender o que estão a fazer ao seu corpo foi um fator que contribuiu para tal.

Em duas ocasiões, tirei uma licença do consultório de clínica geral para fazer destacamentos de um ano num hospital local. Estas experiências foram fundamentais para reforçar os meus conhecimentos e a minha capacidade de prestar os melhores cuidados médicos aos pacientes.

O perfil etário dos meus pacientes anteriores reflete a composição da sua comunidade: imensas famílias jovens e uma proporção superior ao normal de residentes em lares de idosos. Por conseguinte, concentrei-me principalmente na abordagem tanto dos cuidados pediátricos como geriátricos.

Copiado!

Como terminar uma carta de apresentação para um médico (conclusão e despedida)

No último parágrafo, a conclusão da carta de apresentação, termine de uma forma simpática, mas inclua igualmente uma espécie de "apelo à ação". Por exemplo, pode dizer que espera ansiosamente por uma resposta. Pode mencionar que teria todo o prazer em comparecer numa entrevista, pessoalmente ou à distância. Deixe bem claro que o destinatário da sua carta deve entrar em contacto consigo e não ficar simplesmente "com a carta na mão".

Termine a sua carta de apresentação com um simples "Atenciosamente", "Melhores cumprimentos", "Obrigado pelo seu tempo" ou algo semelhante. Acrescente um espaço por baixo e escreva o seu nome completo. 

Se tenciona enviar uma cópia impressa, deverá incluir uma assinatura entre a despedida e o seu nome escrito, o que não é necessário na correspondência eletrónica. 

Veja a conclusão do nosso exemplo de carta de apresentação de médico:

Exemplo de conclusão adaptável

Anexo algumas referências tanto de colegas como de pacientes anteriores como testemunho dos meus conhecimentos médicos, e terei todo o prazer em debater a vaga numa entrevista.

Atenciosamente,

Rita Castro

Copiado!

Palavras-chave

  1. Carta de apresentação para médico
  2. Exemplo de carta de apresentação para médico
  3. Modelo de carta de apresentação
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 12 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 410,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 250,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 220,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 58,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 52,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 33,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 87,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 42,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 58,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 48,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 27,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 27,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 18,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 27,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,100 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 16,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 96,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies