1. Exemplos
  2. Posição interna
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Exemplo de Carta de Apresentação Posição interna

Use este modelo de carta de apresentação Posição interna para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Posição interna em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.8
Avaliação média
44 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Posição interna
Editar Esta Carta de Apresentação

Se está a candidatar-se a uma posição interna, poderá pensar que não precisa de uma carta de apresentação, uma vez que todas as pessoas o conhecem, mas como provavelmente terá de competir com candidatos externos, é conveniente entregar uma carta de apresentação e um currículo equiparáveis. A sua carta de apresentação para uma posição interna poderá ser muito melhor do que as dos outros candidatos, mas mesmo assim terá de se afirmar.

Este exemplo de carta de apresentação e guia aborda os aspetos essenciais da redação de uma carta de apresentação para uma vaga interna. O que deve salientar quando tem de competir com candidatos internos e externos? Escreva como se o fizesse para qualquer outro emprego, mas com informações internas suficientes para lhe garantir uma vantagem. Eis o que vamos abordar:

  • Como estruturar a carta de apresentação para um cargo interno: o que incluir
  • Como desenvolver a sua história na introdução, no corpo da carta e na conclusão
  • Erros comuns a cometer: não caia nestas armadilhas

Melhor formato para uma carta de apresentação para um cargo interno

O formato de uma carta de apresentação para um cargo interno não é muito diferente do de uma carta de apresentação normal. Não está a pedir uma vantagem especial por ser um candidato interno, quer simplesmente provar que é a melhor pessoa para o lugar. Assim sendo, as oportunidades devem ser idênticas. O formato típico deve incluir:

  • O cabeçalho da carta de apresentação
  • A saudação
  • A introdução da carta de apresentação
  • Os parágrafos centrais (o corpo)
  • O último parágrafo da carta de apresentação

Na carta de apresentação não deve contar somente a história do seu emprego atual, pois pode haver experiências anteriores que sejam úteis para o seu novo emprego na empresa. Combine tudo. O seu empregador conhece as suas realizações presentes, mas é possível que as suas anteriores concretizações contribuam para a sua candidatura mais do que pensa. Afinal, está a candidatar-se a uma nova função, pelo que tem de pensar nos novos requisitos.

Consulte o nosso guia completo de cartas de apresentação para obter orientações mais gerais sobre como redigir uma carta de apresentação; escolha algumas das funções que mais se aproximam do que faz.

Os exemplos seguintes de cartas de apresentação para funções internas podem dar-lhe algumas ideias.

Cabeçalho da carta de apresentação

O cabeçalho de uma carta de apresentação para um cargo interno deve ser prático e ter uma estrutura básica. Não precisa de impressionar o seu empregador com formatação e truques visuais, pois ele já o conhece. No entanto, deve incluir o seu nome completo, o seu endereço de correio eletrónico pessoal (não profissional) e o seu número de telemóvel pessoal (não profissional). É importante garantir a igualdade de oportunidades entre todos os candidatos, pelo que deverá ser evitada qualquer tentativa de favorecimento. É apenas mais um candidato, mas um candidato com uma quantidade enorme de experiência relevante. Consulte o cabeçalho da carta de apresentação no nosso exemplo de carta de apresentação de cargo interno para ficar com mais ideias.

Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: incluir os seus dados de contacto no cabeçalho da carta de apresentação, bem como no currículo. Não incluir os dados de contacto profissionais na carta de apresentação para uma função interna.

Saudação da carta de apresentação

Não há qualquer hipótese de se enganar nesta secção. Alguns candidatos podem não saber a identidade do responsável pela contratação e perguntar-se o que devem escrever na saudação da carta de apresentação, mas para um cargo interno isso é evidente. No entanto, deve usar sempre o termo mais formal "Caro" em vez de se dirigir ao recrutador pelo nome próprio. A sua carta de apresentação continua a ser um documento formal de emprego, pelo que deve manter um certo sentido de distância e respeito. Consulte a saudação do nosso exemplo de carta de apresentação a seguir.

Objetivo da saudação da carta de apresentação: escrever bem e utilizar o apelido em vez do nome próprio. A entrevista pode ser informal, mas a sua carta de apresentação para um cargo interno não o deve ser.

Exemplo adaptável de saudação de uma carta de apresentação

Cara Sra. Moniz,

Copiado!

Introdução da carta de apresentação

A introdução deve centrar-se fortemente no valor que irá trazer para a sua nova função. Fundamente este passo com os seus sucessos anteriores, mas é provável que também tenha uma série de novas responsabilidades, pelo que deve mostrar que tem outras competências de funções e de projetos anteriores que lhe permitirão ser bem-sucedido. Será bom se conseguir surpreender o recrutador: "Não sabia que tinham feito isso!" Partilhar a sua motivação para a mudança é uma importante questão, uma vez que começar um novo cargo não será fácil e exigirá esforços. Consulte a introdução do nosso exemplo de carta de apresentação em baixo.

Objetivo da introdução da carta de apresentação: partilhar os motivos pelos quais considera que se enquadra na função; seja extremamente específico, se possível, e considere as principais motivações para a mudança.

Exemplo adaptável de introdução de uma carta de apresentação

Gostaria de me candidatar a uma posição interna como chefe de departamento na nova loja da Espaço Casinhas em Torres Novas. Trabalho na loja de Abrantes há cinco anos (dois dos quais como chefe de departamento de artigos para a casa) e estaria interessada na nova loja, uma vez que fica 50 minutos mais perto da minha casa.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação

A parte central, ou corpo, de uma carta de apresentação para um cargo interno é o sítio onde deve partilhar os seus exemplos mais relevantes. Independentemente de os exemplos se referirem à sua entidade patronal atual ou a uma função anterior, só precisa de provar que é o melhor candidato. Ajuda sugerir que tem conhecimentos privilegiados e os benefícios associados, mas não se baseie apenas nisso.

Partilhe um pouco da sua personalidade com um recrutador que talvez não o conheça tão bem e certifique-se de que menciona um ou dois nomes de pessoas que o conhecem bem e que podem dar uma boa recomendação sobre o seu caráter. A minimização do risco é importante no recrutamento, pelo que se um recrutador puder falar sobre si com alguém que o conheça bem, isso aumentará as suas oportunidades. A seguir apresentamos-lhe a parte intermédia do nosso exemplo de carta de apresentação.

Objetivo do corpo da carta de apresentação: mostrar até que ponto se integraria perfeitamente, partilhar algumas experiências anteriores que possam ser desconhecidas e dar um toque de personalidade.

Exemplo adaptável de corpo de carta de apresentação:

Gostaria de ter a oportunidade de trabalhar na abertura de uma nova loja e de conhecer alguns membros da nova equipa de gestão. O António Ferreira instruiu-me a escrever uma carta a manifestar o meu interesse na mudança interna e tenho também a aprovação da minha atual chefe Joana Lopes. Tenho um historial na formação e desenvolvimento de funcionários em todos os departamentos e sei que, com 75% de novos funcionários, esta seria uma atividade essencial. Ter um núcleo de chefes de departamento com experiência na empresa é fundamental para o sucesso.

Assumir uma posição interna como chefe de departamento também facilitaria a cooperação entre as lojas locais. Conheço bem as equipas de gestão regionais e estaria à vontade para tirar partido da experiência diversificada de toda a empresa. Há vários desafios de merchandising a considerar numa loja tão grande e, uma vez que a sazonalidade se enquadra na categoria de artigos para o lar, tenho ideias específicas sobre a forma como podemos organizar ações promocionais. As minhas vendas sazonais de verão foram as melhores de toda a empresa no ano passado.

Copiado!

Como concluir uma carta de apresentação (conclusão e assinatura)

A conclusão de uma carta de apresentação deveria normalmente ser um convite à ação para conseguir uma entrevista, mas como candidato a um cargo interno já sabe que isso é garantido. Por conseguinte, seria estranho dizer que espera obter uma entrevista, mas não é estranho dizer que está ansioso por saber mais. O fecho de uma carta de apresentação é também uma excelente oportunidade para incluir mais um nome que seguramente será uma referência positiva para si. Poderá consultar uma a conclusão do nosso exemplo de carta de apresentação a seguir.

Objetivo da conclusão: encerrar com uma nota positiva e dizer que aguarda com expetativa os próximos passos. Não se esqueça de pedir autorização à pessoa de referência antes de mencionar o seu nome na carta de apresentação.

Exemplo adaptável de conclusão e assinatura da carta de apresentação:

Gostaria de ter a oportunidade de conhecer a nova equipa de administração e sei que a Joana Lopes já escreveu uma carta de recomendação.


Atenciosamente, 

Tatiana Fonseca

Copiado!

Erros a evitar numa carta de apresentação para uma função interna

Embora o conteúdo da sua carta de apresentação para um cargo interno deixe claro que é a pessoa certa para a função, há alguns erros que podem prejudicar a sua candidatura. Todos eles são bastante básicos, mas não se descuide. Verifique e volte a verificar para garantir a exatidão.

  • Erros gramaticais e ortográficos: os erros ortográficos e gramaticais podem ser facilmente evitados se utilizar um programa de verificação online, como o Flip. A falta de atenção ao pormenor é um mau sinal na maioria das funções, por isso, não se precipite com a candidatura partindo do pressuposto de que o emprego é seu.
  • Use a linguagem da empresa sempre que possível: mesmo que escreva outras cartas de apresentação num determinado tom, adote a linguagem e o tom que usaria em toda a correspondência interna. Não precisa de "parecer" um membro da família, pois já faz parte da família.
  • Seja formal: embora a maior parte da correspondência interna por correio eletrónico possa tender para o lado informal, a candidatura poderá ser vista por qualquer pessoa dos quadros superiores, por isso mantenha o registo formal. A sua linguagem será sempre comparada à dos candidatos externos.

Conclusões principais

  1. Candidate-se a uma posição interna como se estivesse a candidatar-se a qualquer outra função
  2. Siga cuidadosamente as instruções da descrição da vaga, incluindo informações de funções anteriores
  3. Utilize a linguagem da sua empresa, mas mantenha a formalidade
  4. Indique o nome de pessoas da empresa que possam falar bem de si
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies