Trabalhar numa quinta pode ser fisicamente exigente, mas gratificante. Consoante o tipo de quinta, as suas responsabilidades poderão variar imenso de emprego para emprego. Também passa por mudanças sazonais e meteorológicas que podem alterar os seus horários. Essa variedade pode tornar o trabalho mais interessante, mas também significa que precisa de muitas competências diferentes.
Está pronto para plantar as sementes de um novo desafio e o Onlinecurriculo está aqui para ajudar!
Disponibilizamos um criador de currículos online, modelos concebidos por especialistas e este guia, que vai abranger os tópicos seguintes:
- Como escrever um currículo de agricultor
- O melhor formato para um currículo de agricultor
- Conselhos sobre cada secção do seu currículo (resumo, histórico profissional, formação académica, competências)
- Dicas de estrutura e design profissionais
Em apenas 15 minutos, terá todas as ferramentas necessárias para criar um currículo de agricultor de excelência!
Continue a ler para ficar a conhecer todas as dicas e regras úteis.
Como escrever um currículo de agricultor
Antes de começar a escrever, precisa de saber que secções tem o seu currículo. Este deverá conter:
- O cabeçalho
- O Resumo
- O histórico profissional
- As competências
- A formação académica
Escolha do melhor formato
Se começou a sua carreira como agricultor e continuou no campo, o melhor é o formato cronológico inverso. Neste formato, a sua experiência mais recente vem primeiro (no máximo 10 anos).
Recomendamos mesmo que use este formato, porque os RH gostam mais dele e facilita-lhes encontrar a informação. Também ajuda se estiver a candidatar-se online, onde os Sistemas de Seguimento verificam e fazem o carregamento do teu currículo para uma aplicação de software. Regra geral, o ATS está configurado para uma pesquisa pela ordem cronológica inversa.
Se teve uma carreira anterior ou se há muito tempo que trabalha no campo, considere a utilização de um formato híbrido ou alternativo.
Exemplo de resumo
Onde está o objetivo? Preciso de um resumo?
A resposta à primeira pergunta é: desapareceu! Os empregadores sabem que o seu objetivo é ser contratado para o trabalho, caso contrário não se candidatava. Há raras exceções, mas regra geral deverá escrever sempre um pequeno perfil.
A segunda resposta é: mais ou menos. O seu Perfil é parte resumo profissional, mas também é a sua oportunidade de realçar as conquistas da sua carreira e de mostrar um pouco da sua personalidade também.
Escolha um ou dois pontos altos da sua experiência profissional, melhorias que realizou na quinta e os resultados, ou um algo eficiente que tenha adicionado ao processo de ordenha, por exemplo. De seguida, descreva a sua filosofia de tratamento dos animais, de cultivo/colheita e o seu estilo de relacionamento com colegas e chefes. Se adora trabalhar com animais, é aqui que entra essa experiência. Se dos seus talentos faz parte a operação segura de maquinaria pesada, concentre-se nisso.
Uma vez que as competências agrícolas variam da condução de empilhadoras à criação de animais, deverá destacar competência em áreas específicas, bem como competências gerais na quinta.
O resumo não deve ter mais do que 4 ou 5 frases (100 a 200 palavras), a menos que esteja a começar e a sua experiência seja mínima. Se tem mais para dizer, a carta de apresentação é o local certo para o fazer.
Trabalhador agrícola com conhecimento e experiência na execução de tarefas diárias e projetos a longo prazo em explorações agrícolas. Domínio da utilização de equipamentos e máquinas agrícolas e conhecimento de vários processos agrícolas. Competente na preparação do solo, processos de irrigação, remoção de ervas daninhas e poda de culturas. Comprometido em ser um membro da equipa positivo, flexível e adaptável.
Exemplo de histórico profissional
A sua secção do histórico profissional deverá nomear todos os seus cargos e entidades empregadoras, mas as descrições devem ser mais do que uma anumeração de responsabilidades. Tal como o seu perfil, deverá abordar cada item como um sucesso profissional.
Se trabalhou numa quinta de laticínios e ajudou a aumentar a produção de leite, conte essa história e forneça dados. Se é hábil na reparação de construções ou maquinaria, poderá dar um exemplo do que realizou.
Há dois elementos fundamentais para a criação de uma secção de histórico profissional bem-sucedida:
- Aproveita cada trabalho na quinta para mostrar que aprendeu e cresceu. Não precisa de repetir que andou nas colheitas em todos os trabalhos que indicar. Visto que já demonstrou essa competência, prossiga com a enumeração de outras realizações.
- Concentre-se no cargo exato ao qual se candidata. Personalizar o currículo para cada vaga é talvez o fator mais importante na procura de emprego. Isso implica estudar bem a vaga e usar cada ponto para mostrar que já fez aquele trabalho. Dessa forma, os recrutadores veem que possui as competências necessárias. Também ajuda a passar o software ATS, que classifica o seu currículo com base em palavras-chave da vaga presentes no currículo.
Indique apenas a sua experiência profissional, a menos que tenha crescido a trabalhar numa quinta. Se teve empregos com competências transferíveis, como por exemplo na área da manutenção de maquinaria, deverá incluí-las aqui também. Utilize verbos de ação fortes que mostrem que é proativo.
Agricultor em Quinta do Pássaro Branco, Portalegre
Junho 2016 - Fevereiro 2019
- Responsável pelas operações diárias da quinta, incluindo a plantação, o cultivo e o processamento de frutas e legumes.
- Manutenção de máquinas agrícolas e preparação do solo para os diferentes processos.
- Responsável pela monda, desbaste e poda das culturas.
- Ética de trabalho inabalável e compromisso com o trabalho em equipa.
Ajudante de agricultor em Quinta Colina do Brejo, Portalegre
Abril 2014 - Abril 2016
- Atuação como apoio aos agricultores e cumprimento das tarefas que me eram atribuídas.
- Comunicação com os membros da equipa de uma forma profissional e positiva.
- Operação, manutenção e reparação básica de equipamentos agrícolas.
- Responsável pela preparação da pré-ordenha e por práticas de ordenha do gado seguras.
- Cumprimento dos procedimentos sanitários de acordo com as especificações do produtor.
Exemplo de competências para agricultor
Esta secção proporciona-lhe a oportunidade de mostrar o seu conhecimento de procedimentos, processos de colheita e sobre maquinaria agrícola. São as competências profissionais que aprendeu ao trabalhar no campo. Deve também chamar a atenção para a sua capacidade de escutar e de aprender novas competências, visto que seguir as orientações do gerente da quinta é importante no seu trabalho. Precisa ainda de destacar a sua capacidade de trabalhar em equipa e de forma independente. É importante realçar a sua aptidão física, resistência e forte ética de trabalho.
Personalize esta secção para cada vaga, trocando uma das suas competências por outra que o empregador tenha pedido na oferta.
- Comunicação
- Ética de Trabalho Positiva
- Conhecimento do Cultivo de Culturas
- Competências no Desenvolvimento de Equipas
- Conhecimento do solo
Exemplo de formação académica
Um curso superior não é requisito para muitos empregos no campo; ainda assim, empregadores que procuram competências específicas podem querer alguém com um curso em agricultura, tratamento de animais, botânica ou área relacionada. Enumere aqui todas as habilitações e certificações. Quaisquer prémios ou distinções também devem aqui ser mencionados. Poderá adicionar cursos ou certificados ou criar uma secção separada para eles.
Instituto Politécnico de Viseu, Curso de Energia Sustentável, Viseu
Fevereiro 2013
Escola Secundário Rei D. Dinis, Portalegre, Ensino Secundário, Portalegre
Setembro 2009 - Maio 2013
Estrutura e design
Agora já sabe como contar a história da sua carreira em palavras. O toque final, mas primeira impressão, é o aspeto do seu currículo. Os recrutadores estão ocupados e querem encontrar rapidamente os seus dados e último emprego. Isso significa que tem de ser fácil de ler, com fontes legíveis, muito espaço em branco e títulos destacados.
Temos modelos concebidos profissionalmente em quatro categorias diferentes.
Verifique-os e depois utilize um criador dedicado como o nosso, para evitar possíveis erros de formatação.
Poderá personalizar o seu design, mas tenha em consideração:
- Um pouco de cor chega, apenas para chamar a atenção
- Não diminua as margens; muito texto é difícil de ler
- Utilize tipo de letra legíveis e não diminua o tamanho da letra
- Cabeçalhos e rodapés podem não ser lidos pelo ATS, por isso não coloque aí informações vitais (como contactos ou detalhes profissionais), exceto em designs especiais como o do Onlinecurriculo.
Por último: faça a revisão e/ou utilize um criador de currículos online com corretor ortográfico (temos aqui o que precisa!). Não vai certamente querer que um erro estrague as suas perspetivas de emprego.
Pontos-chave para um currículo de agricultor
- O formato cronológico inverso é quase sempre a melhor escolha
- Destaque a sua experiência específica no resumo
- Como o trabalho no campo é tão variado, deverá personalizar o currículo para cada candidatura
- Utilize o criador de currículos online para evitar o trabalho maçador da formatação, ficando com mais tempo para se concentrar no conteúdo
Tem todas as ferramentas necessárias para colher os frutos do seu árduo trabalho e conseguir esse novo emprego!