Não há nada como a sensação de entrar num imaculado quarto de hotel depois de um longo dia de viagem e cair numa cama feita na perfeição. No entanto, por detrás de cada toalha dobrada em forma de cisne, há que agradecer a uma camareira diligente. Anjos da guarda da experiência hoteleira, as camareiras certificam-se de que aa desarrumação de um hóspede não se torna numa surpresa desagradável para o hóspede seguinte.
O trabalho como camareira pode ser um excelente trabalho a tempo inteiro e facilmente acessível a pessoas sem um curso superior. Embora os serviços de limpeza possam ser fisicamente exigentes, este trabalho fomenta o espírito de equipa e as camareiras orgulham-se da limpeza e apresentação dos locais que limpam. As camareiras são mais frequentemente associadas a hotéis, embora algumas trabalhem em hospitais, residências particulares e outros edifícios. Neste tipo de situações, o pessoal de limpeza é também designado de zelador ou contínuo. Estes cargos enquadram-se na categoria de manutenção e reparação.
Como escrever um currículo para serviços de limpeza
Para conseguir um emprego como camareira, tem de começar por um ótimo currículo. Este guia, juntamente com a nossa ferramenta de criação de currículos e os nossos modelos testados no terreno, vai permitir-lhe:
- Salientar a sua capacidade de resistência e as qualidades pessoais que fazem de si a pessoa ideal para o trabalho
- Criar um currículo simples e objetivo, que chame a atenção de um gestor de hotel
- Transmitir a sua idoneidade e capacidade de trabalhar em equipa
- Elaborar um currículo que satisfaça as exigências dos hotéis e escritórios atuais
O que faz uma camareira?
O trabalho de camareira requer uma variedade de competências de limpeza e organização organizacionais, bem como uma excelente gestão do tempo. Se 40 hóspedes saírem dos seus quartos de hotel às 11 horas da manhã, é possível que haja 40 novos hóspedes à espera para fazerem o check-in às 15h. É realmente uma grande pressão em termos de tempo, mesmo sem contar com a dificuldade acrescida de desarrumações inesperadas. Ao redigir o seu currículo, destaque a sua capacidade de organização e eficiência.
É frequente as camareiras novatas cronometrarem o seu tempo para saberem qual a sua velocidade média de arrumação, limpeza e reorganização de cada quarto, trabalhando depois para reduzirem esse tempo. Um check-out típico, uma camareira tem de desfazer e refazer a cama, limpar a sanita, o lavatório, chão e chuveiro da casa-de-banho, aspirar a alcatifa e reabastecer o minibar, os artigos de higiene pessoal, as toalhas e outras comodidades.
A rotatividade dos serviços de limpeza ocorre geralmente nos primeiros 90 dias de emprego. Os hotéis, especialmente os que se situam em locais turísticos, registaram uma escassez de camareiras nos últimos 5 anos, o que significa que as entidades patronais valorizam muito os funcionários confiáveis e responsáveis. Se conseguir transmitir essas qualidades no seu currículo, estará à frente da concorrência.
As camareiras são pagas à hora, mas também dependem das gorjetas dos hóspedes. Embora um hotel mais sofisticado possa exigir mais atenção aos pormenores, as camareiras geralmente ganham mais nestas situações. O currículo certo pode ajudar a conseguir trabalho num hotel com uma remuneração mais elevada.
Taxa de rotatividade
Tal como em muitos outros setores que envolvem limpeza ou prestação de serviços, a taxa de rotatividade das camareiras é muito elevada, chegando mesmo até 30%! Isso significa que muitos funcionários recém-contratados saem dos seus cargos quase imediatamente após a sua contratação. Esta é uma enorme dor de cabeça para os operadores hoteleiros, que têm de suportar todos os custos associados à contratação e formação de novos candidatos. É por isso que, no momento de redigir um currículo para uma vaga de camareira é fundamental mostrar motivação e garra. Alguns gestores hoteleiros preferem mesmo contratar pessoas com menos experiência profissional, mas que tenham os traços de personalidade certos. Eles sabem que um bom ambiente de trabalho combinado com uma ética de trabalho sólida é a receita certa para reduzir a elevada taxa de rotatividade.
Crescimento dos postos de trabalho
De acordo com a ONET, uma base de dados de estatísticas sobre o trabalho, a necessidade de camareiras vai diminuir cerca de 2% na próxima década. Embora isto possa parecer uma má notícia, a realidade é que as camareiras de qualidade e competentes são sempre procuradas. A elevada taxa de rotatividade entre funcionários de hotéis continuará a ser um problema, o que significa que haverá sempre uma vaga a para si, desde que tenha o currículo certo para conseguir o emprego. Vamos ver como elaborar o seu currículo:
Exemplo de resumo de currículo: Limpar a concorrência
Como camareira, uma parte muito importante do seu trabalho é a apresentação. Também é muito importante que o seu currículo transmita o seu compromisso para com o profissionalismo e a organização, começando logo com o resumo do seu perfil. O resumo será a sua primeira apresentação a um gestor de hotel à procura do candidato certo que não vai abandonar o barco logo na primeira semana. Este é o local ideal para mostrar à entidade empregadora que é um candidato completo, com determinação e uma atitude positiva.
Poderá escrever um excelente resumo de perfil, pensando nos pontos fortes mais importantes e usando-os para se descrever. De seguida, adicione mais algumas linhas que resumam a sua experiência anterior e as competências que possui. Este também é um ótimo local para incluir quaisquer qualidades importantes que possua. Talvez tenha obtido reconhecimento pela sua capacidade de liderança ou pela sua eficiência no seu emprego anterior. Talvez tenha experiência na encomenda de produtos ou em qualquer outra tarefa especial. Esta é uma excelente forma de mostrar o seu valor a um potencial empregador.
Zelador confiável e com mais de cinco anos de experiência na manutenção da limpeza e organização de residências e escritórios. Competente na execução de tarefas básicas de limpeza, de higienização profunda, de organização de espaços e de tarefas de limpeza geral de uma forma eficaz em termos de tempo. Empenhado em proporcionar aos clientes um serviço superior e satisfação.
Exemplo de histórico profissional para um currículo de serviços de limpeza: vamos ao que interessa
É melhor enumerar a sua experiência por ordem cronológica inversa, indicando o seu cargo mais recente primeiro, retrocedendo até ter pelo menos três exemplos relevantes. Se nunca trabalhou como camareira, atividades relacionadas também poderão mostrar o seu comprometimento com o serviço e a sua resistência física. Lembre-se que não deve listar apenas os seus empregos anteriores, devendo também fornecer detalhes e contexto sempre que possível. É para isso mesmo que serve a lista de marcadores abaixo de cada cargo. É Também muito importante utilizar verbos de ação fortes e específicos para transmitir o tipo de trabalho que fez, seja como camareira ou em qualquer outra função relacionada.
Em vez de:
- Limpei quartos
- Tratei das casas de banho
- Recolhi lixo
- Verifiquei as instalações.
Use:
- Aspirei e esfreguei o chão
- Limpei e desinfetei as casas de banho
- Recolhi e esvaziei o lixo
- Solicitei e reabasteci os materiais.
Usar números é também uma excelente maneira de dar mais peso às suas palavras. Algumas possibilidades incluem: Quantos quartos limpou num turno normal? Qual o tamanho do hotel? Qual o tamanho da equipa que geriu? Quantas estrelas tinha o hotel? Todos estes números mostram às entidades empregadoras que não teme os desafios e que se esforça por ser excelente naquilo que faz.
Zelador em BreviLimpa, Celorico da Beira
Novembro 2012 — Setembro 2019
- Prestação de serviços de limpeza básica e higienização profunda aos clientes.
- Trabalho individualizado com os clientes e assunção de responsabilidades adicionais, conforme necessário.
- Trabalhei no sentido de manter um ambiente de trabalho interno e externo impecável.
- Limpeza e desinfeção de ferramentas de limpeza antes de voltar a utilizá-las.
- 100% de satisfação dos clientes durante cinco anos consecutivos.
Zelador em Limpezas da Maria, Celorico da Beira
Outubro 2007 — Outubro 2012
- Prestação de serviços de limpeza de alto nível aos clientes.
- Limpeza de sujidade e arrumação de espaços.
- Higienização de pavimentos e superfícies.
- Remoção de lixo e substituição de sacos por novos.
- Aspiração e polimento de pavimentos.
- Colaboração com outros profissionais de limpeza de forma positiva.
- Manuseamento seguro de materiais perigosos.
Exemplo de formação académica num currículo: Polido e pronto a enviar
Os serviços de limpeza são um ótimo emprego inicial para pessoas sem qualquer tipo de curso superior ou educação formal, já que a maior parte do trabalho é realizada durante o dia e num ambiente fechado. Para além disso, as camareiras conseguem aumentar ainda mais os seus rendimentos com as gorjetas dadas pelos clientes, que aumentam em função da qualidade do hotel. Apesar de não ser necessária nenhuma educação oficial, a maioria dos hotéis prefere camareiras que tenham concluído o ensino secundário. Poderá incluir aqui o ensino secundário, adicionando as datas de frequência, o nome da escola que frequentou e a localidade, por esta mesma ordem. A maioria das camareiras aprende a maioria das suas competências com formação no trabalho liderada pela pessoa responsável pelos serviços de limpeza. Uma vez que esta não é a parte mais importante do seu currículo como camareira, o melhor mantê-la curta, a menos que tenha qualificações específicas relacionadas com o trabalho.
Ensino Secundário, Escola Secundária da Sé, Guarda
Setembro 2001 — Maio 2005
Certificações adicionais
Hotéis maiores e mais sofisticados são sinónimo de salários mais elevados e melhores gorjetas. Significam também mais trabalho e responsabilidade no que toca a fazer com que os quartos fiquem a brilhar. Se procura subir de nível na sua carreira, não lhe fará mal nenhum ter uma certificação adicional no seu currículo. Várias instituições disponibilizam, por exemplo, cursos de formação e certificações que incluem a formação em serviços de limpeza, gestão financeira, liderança e recursos humanos. A certificação também exige um exame cronometrado. Qualquer que seja a empresa para a qual decida trabalhar, uma secção de formação sólida pode muito bem ser a chave para conseguir um cargo superior no setor das limpezas.
Ensino Secundário, Escola Secundária da Sé, Guarda
Setembro 2001 — Maio 2005
Exemplo de competências num currículo de serviços de limpeza: o seu toque pessoal
Se alguma vez já fez uma cama ou arrumou a sala de estar, é provável que já tenha algumas das competências necessárias para ser uma boa camareira. Na verdade, pode até não ter experiência anterior em serviços de limpeza, mas com a mistura certa de competências profissionais e pessoais poderá dominar na sua formação e adaptar-se facilmente ao trabalho em muito pouco tempo. No seu currículo, é importante realçar ambos os tipos de competência para dar aos empregadores uma imagem completa de si e da forma como trabalha.
Competências profissionais
As competências profissionais são aquelas que exigem objetos, ferramentas, conhecimentos precisos ou materiais. No dia-a-dia, vai precisar de uma quantidade razoável de competências profissionais para limpar os quartos e outros espaços. Pense um pouco nas categorias de trabalho que realiza e nos tipos de ferramenta com as quais se sente confortável. Seguidamente, enumere todas as competências profissionais que possui. Mais tarde, poderá remover qualquer competência demasiado específica, a menos que, obviamente, considere que essa competência será difícil de encontrar noutros candidatos.
- Competências de limpeza meticulosas
- Práticas de higienização profunda
Competências pessoais
As competências pessoais são também muito importantes para as camareiras. Vai precisar de trabalhar bem em equipa e ter excelentes competências de organização e de gestão do tempo. Também precisará de ter boas competências de atendimento ao cliente, resolvendo problemas de uma forma correta e assim que os hóspedes os apresentarem. Uma camareira com todas as competências profissionais, mas sem qualquer competência pessoal não durará muito em qualquer hotel.
- Resolução de problemas
Lembre-se que a secção de competências por norma não é muito longa; portanto, não sobrecarregue o seu currículo. Verifique o espaço livre que ainda resta na página, pense na importância que cada competência pode ter para um empregador ou gestor.
Idiomas
Dependendo da região onde trabalha, muitas camareiras são bilingues ou falam um idioma que não o predominante. Os hotéis vão presumir que tem um conhecimento básico da área em que pretende trabalhar, mas ter competências linguísticas pode ser um bónus ao lidar com o resto da equipa. De facto, em muitos hotéis, o responsável pelos serviços de limpeza é bilingue, permitindo-lhe treinar o resto da equipa, não importando que idioma falam.
- Português
- Inglês
- Francês
Estrutura de um currículo: fresco e limpo
Lembre-se que o seu trabalho como camareira tem por base ser-se arrumado e organizado. Esses padrões devem estender-se à estrutura do seu currículo. Um gestor de hotel ocupado precisa de conseguir avaliar rapidamente as suas competências e experiência, não o conseguindo fazer com uma estrutura sem nexo. Para um trabalho em serviços de limpeza, o ideal é que o seu currículo tenha uma estrutura simples, evitando cores ou imagens desnecessárias. Com os modelos testados no terreno do Onlinecurriculo, poderá eliminar essa frustração de criar um currículo e conseguir uma entrevista em muito pouco tempo. Para uma posição em serviços de limpeza, recomendamos currículos da categoria “Simples” para uma sensação limpa e sem extras desnecessários.
Poderá entregar um currículo impresso pessoalmente ou enviá-lo por e-mail a um gestor de hotel com antecedência. De qualquer forma, um PDF é o melhor formato de ficheiro para garantir que o seu formato permanece consistente entre computadores ou impresso. O criador de currículos do Onlinecurriculo facilita a adição de pormenores, a personalização do modelo e o download como PDF em apenas alguns cliques. Se quiser uma versão editável do ficheiro em formato Word, também temos. O Onlinecurriculo disponibiliza funções de gravação do seu currículo em vários formatos!
Pontos-chave
- Apesar de a necessidade de contratação de equipas de serviços de limpeza esteja em declínio a nível geral, há muitos empregos disponíveis para camareiras determinadas, trabalhadoras e eficientes.
- Não se esqueça das suas competências pessoais, como a gestão do tempo e organização, pois são tão importantes como o seu conhecimento profissional em termos de limpeza.
- A confiabilidade é um traço fundamental para que o seu currículo se destaque para empregadores que sofrem com a elevada taxa de rotatividade da indústria.
- Trabalhar num hotel de nível superior ou como chefe dos serviços de limpeza pode significar um aumento em termos de salário, mas o seu currículo precisará de mostrar dedicação aos serviços para conseguir uma dessas posições.
Agora é a sua vez de elaborar o currículo perfeito! Se precisar de uma pequena ajuda para começar, consulte os modelos de currículo testados no terreno do Onlinecurriculo, bem como a ferramenta de criação de currículos para conseguir o emprego que procura em pouco tempo.