A elaboração de um currículo de designer de interiores que seja funcional e esteticamente agradável é a chave que abre as portas do emprego nesta área. Parte arquiteto e parte artista, um designer de interiores não se limita a escolher as cortinas da cor certa e a acrescentar umas almofadas elegantes. Os designers de interiores não são apenas responsáveis pelo aspeto de um espaço, mas também por garantir que este cumpre o seu objetivo.
Como redigir um currículo de designer de interiores
O primeiro passo para redigir o seu currículo de designer de interiores é saber quais as secções a incluir. O seu currículo deve conter os seguintes elementos:
- O cabeçalho do currículo
- O resumo do currículo (também conhecido como perfil ou declaração de motivação)
- A secção do histórico profissional
- A secção de competências do currículo
- A secção de formação
Com funções que vão desde a elaboração de propostas e o desenho em software 3D até à escolha de equipamentos de iluminação e à gestão de construtores, tentar definir a função exata de um designer de interiores é uma missão impossível. É por isso que o currículo de um designer de interiores deve ser adaptado a cada um dos cargos a que se candidata. Alguns designers são especialistas em casas de banho, escritórios ou aviões, mas mesmo os designers mais generalistas terão de fazer um levantamento dos seus pontos fortes e compará-los com a descrição da vaga.
Dominar o ATS
As empresas de design de média e grande dimensão utilizarão, muito provavelmente, sistemas de seguimento de candidatos (ATS) para eliminar candidatos com menos experiência e que não se enquadrem na descrição da função. Estes sistemas automatizados analisam o seu currículo à procura de palavras-chave e classificam-no em relação a outros candidatos. Apenas os currículos que passam neste teste são encaminhados à atenção do responsável pela contratação.
Tal significa que pode passar horas a elaborar um currículo para que este acabe por desaparecer no vazio digital. Chiça! Então, como evita este buraco negro do currículo?
- Entendendo como as empresas contratam os designers de interiores
- Criando um currículo de designer de interiores personalizado tanto para os ATS como para o olhar humano
- Criando um currículo que destaque o seu portfólio
Escolher o melhor formato de currículo para designer de interiores
O formato cronológico, mais utilizado, funciona bem para quem procura emprego em quase todas as profissões. A experiência profissional progressiva e as realizações são organizadas por empregador/local de trabalho, pela ordem inversa, ou seja, das datas mais recentes para as mais antigas. Adequa-se bem a designers de interiores cujo percurso criativo e/ou profissional tenha seguido um padrão linear de empregos.
Outros formatos de currículo poderão ser mais adequados para candidatos a emprego que estejam a entrar no mercado de trabalho ou a mudar de carreira, ou para aqueles com uma experiência profissional mais variada. Profissionais independentes que trabalham por conta própria ou em nichos de mercado específicos podem optar por um formato de currículo funcional baseado em projetos. Outros designers de interiores podem optar por um formato de currículo híbrido (combinação), adaptando tanto os elementos cronológicos como os funcionais à sua experiência e objetivos.
Inclua as suas informações de contacto
Incluindo estes elementos-chave no cabeçalho do seu currículo de designer de interiores, conseguirá criar uma primeira impressão profissional e impactante junto das potenciais entidades empregadoras.
- Nome e cargo
- Endereço de correio eletrónico: use um formato simples e profissional, por exemplo [email protected]
- Número de telefone
- Localização: indique a cidade e país onde mora
- Opcional: a sua fotografia e talvez a sua página do LinkedIn ou outras ligações relevantes
Mantenha o cabeçalho simples, conciso e visualmente apelativo, utilizando um tipo de letra profissional e garantindo que todas as informações de contacto estão corretas.
- Beatriz Costa Gonçalves
- Designer de Interiores
- [email protected]
- Linkedin.com/in/beatriz.c.goncalves
- Bia Gonçalves
- Idade: 31 anos
- [email protected]
- Instagram: @bibizinha
Tire partido da secção de resumo
Da mesma forma que um belo hall de entrada melhora o aspeto de qualquer casa, o resumo do seu currículo convida os diretores de RH a conhecê-lo melhor. Como designer de interiores é um profissional com vários talentos, sendo que o seu é o local ideal para o transmitir. Trata-se de si em poucas palavras: a sua personalidade, experiência e conquistas. É isto que faz com que se destaque como um bom designer e um bom colega de equipa.
Certifique-se de que corresponde ao profissionalismo da empresa à qual se candidata. Uma grande empresa de design comercial vai apreciar uma imagem mais refinada, mas você poderá mostrar mais personalidade para um trabalho residencial numa cidade em crescimento. Lembre-se: o resumo do perfil ajuda a definir o tom do seu currículo de designer de interiores.
Vai querer adicionar palavras-chave ao resumo do seu perfil de designer de interiores, mas certifique-se de que esta parte se mantém adequada ao leitor humano. Afinal de contas, será a sua primeira apresentação a um recrutador quando o seu currículo passar pelo ATS.
Esta é uma excelente altura para ser específico sobre a sua área de especialização e adequar as suas capacidades à descrição do cargo. Prémios e reconhecimentos também são bons para mencionar no seu resumo e dar mais ênfase à sua experiência.
Consulte exemplos de resumos num currículo de designer de interiores a seguir:
Designer de interiores dedicada e experiente, com certificação oficial, apaixonada pela prestação de serviços de design de qualidade superior aos seus clientes. Especialista na criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis, que satisfazem todas as necessidades e desejos do cliente. Capaz de lidar com todos os aspetos do planeamento e do design, desde a conceção até à conclusão.
Descreva a sua experiência profissional como designer de interiores
O seu portfólio pode ser muito bonito, mas as experiências de trabalho anteriores são fundamentais para provar a sua capacidade de lidar com grandes trabalhos e clientes exigentes. É por isso que a secção do histórico profissional do seu currículo é de importância vital.
Quando se trata de falar de si, algumas pessoas são mais dotadas do que outras. Mas a realidade é esta: ser tímido não lhe vai garantir o lugar que pretende, especialmente numa área criativa e competitiva como a do design de interiores. E vangloriar-se também não o vai ajudar. O truque é apresentar a sua experiência de trabalho e as suas realizações de forma assertiva, utilizando números e factos para sustentar os pontos que pretende destacar.
Quer se trate da teoria da cor, da estrutura arquitetónica, do pavimento ou da iluminação, certifique-se de que realça as suas realizações mais fortes, pois estão relacionadas com as suas experiências anteriores. Quer seja estudante ou mesmo um designer com vários anos de experiência, os estágios representam uma parte significativa do seu histórico profissional.
Abaixo encontra-se um exemplo de histórico profissional de designer de interiores, que poderá usar para escrever o seu próprio currículo.
Designer de interiores em Design e Companhia Lda., Leiria
Junho 2014 — Outubro 2019
- Prestei serviços de consultoria a clientes e realizei pesquisas antes de propor planos e sugestões de design.
- Formulei projetos de design práticos e esteticamente agradáveis.
- Certifiquei-me de que todos os projetos iam ao encontro das necessidades e desejos do cliente.
- Fazia a gestão dos orçamentos, faturação e contas dos clientes.
- Pesquisei peças únicas e tentei conseguir o "fator uau" em todos os projetos.
Designer de interiores em Casa de Sonho, Marinha Grande
Março 2009 — Janeiro 2014
- Selecionava os produtos da loja e planeava a apresentação visual de acordo com as tendências atuais.
- Rotação e substituição de mobiliário, iluminação e montras.
- Ajudava os clientes com escolhas de design e ideias de disposição dos espaços.
Assistente de design de interiores em Estrela do Centro Design, Marinha Grande
Julho 2008 — Dezembro 2013
- Trabalhei como assistente prestável e entusiasta dos principais designers da empresa.
- Realizei consultas com clientes e criei perfis de clientes antes da prestação de serviços de design.
- Tratava da correspondência entre clientes e designers, faturação e marcação de trabalhos.
Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente designer de interiores
Uma vez que a tecnologia está constantemente a mudar a indústria, as suas fortes competências técnicas farão de si um candidato muito procurado. A secção de competências do seu currículo deve refletir isso mesmo. Já lá vai o tempo das mesas de desenho e dos esboços manuais. Embora os designers da atualidade possam utilizar ocasionalmente métodos tradicionais, a grande maioria recorre a software informático para criar esboços, modelos e visualizações.
Vários programas informáticos pertencem à categoria das competências técnicas (capacidades que exigem a aprendizagem de um programa ou ferramenta prática). Os designers de interiores também precisam de competências pessoais. São os talentos e os traços de personalidade que fazem de si um artista e também um ótimo colega de trabalho.
Consulte abaixo um exemplo da secção de competências num currículo de designer de interiores.
- AutoCAD
- Adobe Creative Suite (Photoshop, Dimension)
- Sketchup
- 3D Studio Max
- Esboço e desenho à mão
- Teoria da cor
- Leitura de plantas
- Esquemas de canalização
- Projeção de paredes
- Redação de propostas e contratos
- Criação e gestão de orçamentos
- Criatividade
- Capacidade de negociação
- Resolução de problemas
- Atendimento ao cliente
- Atenção ao pormenor
- Capacidade de acompanhar um projeto desde a sua conceção até à sua conclusão
Especifique a sua formação académica e as certificações de designer de interior relevantes
Qualquer pessoa pode remodelar a sua casa, mas um designer de interiores é um especialista formado. Isso significa que a sua formação é um elemento essencial do seu trabalho e do seu currículo. Num currículo de um designer de interiores, a secção relativa à formação será provavelmente pequena, mas poderosa. A maioria dos designers entra na área com um curso ou licenciatura em design de interiores, de uma instituição acreditada. O melhor é mencionar as datas em que frequentou o curso, depois o nome da escola e o título obtido, seguido da localização. Se a sua média for superior a 15 valores, é uma boa ideia acrescentar esse facto.
Veja abaixo a secção de formação num currículo de designer de interiores.
Licenciatura em Comunicação, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria
Agosto 2004 — Maio 2008
Ensino Secundário, Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande
Setembro 2000 — Maio 2004
Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo de designer de interiores
Como especialista em design, sabe a importância que a apresentação tem em qualquer projeto. O seu currículo não é exceção, pois a apresentação do documento diz muito sobre a sua visão em termos de design. Será a primeira impressão que o recrutador terá sobre o seu estilo e as suas preferências. Ao contrário do que se recomenda para outras profissões, aqui poderá e deverá usar um pouco de cor ou talvez alguns ícones pequenos para transmitir a sua criatividade.
É provável que transfira o currículo para uma aplicação online ou que o envie diretamente por e-mail para um recrutador. Poderá até precisar de o imprimir para o levar para uma entrevista. Em todos os casos, é importante que a sua formatação bonita não mude entre computadores. É por isso que um PDF é o formato de ficheiro recomendado e a nossa ferramenta de criação de currículos permite-lhe transferir um com apenas uns cliques.
Exemplo de currículo em texto para designer de interiores
Perfil
Designer de interiores dedicada e experiente, com certificação oficial, apaixonada pela prestação de serviços de design de qualidade superior aos seus clientes. Especialista na criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis, que satisfazem todas as necessidades e desejos do cliente. Capaz de lidar com todos os aspetos do planeamento e do design, desde a conceção até à conclusão.
Histórico Profissional
Designer de interiores em Design e Companhia Lda., Leiria
Junho 2014 — Outubro 2019
- Prestei serviços de consultoria a clientes e realizei pesquisas antes de propor planos e sugestões de design.
- Formulei projetos de design práticos e esteticamente agradáveis.
- Certifiquei-me de que todos os projetos iam ao encontro das necessidades e desejos do cliente.
- Fazia a gestão dos orçamentos, faturação e contas dos clientes.
- Pesquisei peças únicas e tentei conseguir o "fator uau" em todos os projetos.
Designer de interiores em Casa de Sonho, Marinha Grande
Março 2009 — Janeiro 2014
- Selecionava os produtos da loja e planeava a apresentação visual de acordo com as tendências atuais.
- Rotação e substituição de mobiliário, iluminação e montras.
- Ajudava os clientes com escolhas de design e ideias de disposição dos espaços.
Assistente de design de interiores em Estrela do Centro Design, Marinha Grande
Julho 2008 — Dezembro 2013
- Trabalhei como assistente prestável e entusiasta dos principais designers da empresa.
- Realizei consultas com clientes e criei perfis de clientes antes da prestação de serviços de design.
- Tratava da correspondência entre clientes e designers, faturação e marcação de trabalhos.
Competências
- Design de Interiores
- Comerciais Design de Interiores residenciais
- Elementos de Design
- Competências de Comunicação
Formação
Licenciatura em Comunicação, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria
Agosto 2004 — Maio 2008
Ensino Secundário, Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande
Setembro 2000 — Maio 2004
Está à espera de quê? Está na hora de criar o seu currículo.
A nossa ferramenta de criação de currículos e os modelos de currículos profissionais foram concebidos para o ajudar. Para uma posição de design de interiores, recomendamos que utilize modelos das categorias Criativo ou Moderno. Nestas categorias, pode escolher um modelo que corresponda ao estilo profissional da empresa à qual se está a candidatar e não perder os seus toques pessoais, chegando mais rapidamente ao emprego de sonho na área do design de interiores.