1. Exemplos de currículos
  2. Designer de interiores
Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Exemplo de currículo Designer de interiores e Guia de escrita

Um exemplo de currículo comprovado e específico para um emprego + guia de escrita, para conseguir o seu próximo emprego em 2024. Poderá editar este exemplo de currículo Designer de interiores para um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher os seus dados, descarregar o seu novo currículo e candidatar-se hoje mesmo!
4.6
Avaliação média
54 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de currículo Designer de interiores e Guia de escrita
Editar Este Currículo

A elaboração de um currículo de designer de interiores que seja funcional e esteticamente agradável é a chave que abre as portas do emprego nesta área. Parte arquiteto e parte artista, um designer de interiores não se limita a escolher as cortinas da cor certa e a acrescentar umas almofadas elegantes. Os designers de interiores não são apenas responsáveis pelo aspeto de um espaço, mas também por garantir que este cumpre o seu objetivo. 

Como redigir um currículo de designer de interiores

O primeiro passo para redigir o seu currículo de designer de interiores é saber quais as secções a incluir. O seu currículo deve conter os seguintes elementos:

  • O cabeçalho do currículo
  • O resumo do currículo (também conhecido como perfil ou declaração de motivação)
  • A secção do histórico profissional
  • A secção de competências do currículo
  • A secção de formação

Com funções que vão desde a elaboração de propostas e o desenho em software 3D até à escolha de equipamentos de iluminação e à gestão de construtores, tentar definir a função exata de um designer de interiores é uma missão impossível. É por isso que o currículo de um designer de interiores deve ser adaptado a cada um dos cargos a que se candidata. Alguns designers são especialistas em casas de banho, escritórios ou aviões, mas mesmo os designers mais generalistas terão de fazer um levantamento dos seus pontos fortes e compará-los com a descrição da vaga.

Dica profissional

Dominar o ATS

As empresas de design de média e grande dimensão utilizarão, muito provavelmente, sistemas de seguimento de candidatos (ATS) para eliminar candidatos com menos experiência e que não se enquadrem na descrição da função. Estes sistemas automatizados analisam o seu currículo à procura de palavras-chave e classificam-no em relação a outros candidatos. Apenas os currículos que passam neste teste são encaminhados à atenção do responsável pela contratação.

Tal significa que pode passar horas a elaborar um currículo para que este acabe por desaparecer no vazio digital. Chiça! Então, como evita este buraco negro do currículo? 

  1. Entendendo como as empresas contratam os designers de interiores
  2. Criando um currículo de designer de interiores personalizado tanto para os ATS como para o olhar humano
  3. Criando um currículo que destaque o seu portfólio
Como escrever um currículo
Artigo relacionado
Como escrever um currículo

Todas as dicas, ferramentas, modelos e exemplos de que necessita para aprender a escrever um currículo em 2023

Escolher o melhor formato de currículo para designer de interiores

O formato cronológico, mais utilizado, funciona bem para quem procura emprego em quase todas as profissões. A experiência profissional progressiva e as realizações são organizadas por empregador/local de trabalho, pela ordem inversa, ou seja, das datas mais recentes para as mais antigas. Adequa-se bem a designers de interiores cujo percurso criativo e/ou profissional tenha seguido um padrão linear de empregos.

Outros formatos de currículo poderão ser mais adequados para candidatos a emprego que estejam a entrar no mercado de trabalho ou a mudar de carreira, ou para aqueles com uma experiência profissional mais variada. Profissionais independentes que trabalham por conta própria ou em nichos de mercado específicos podem optar por um formato de currículo funcional baseado em projetos. Outros designers de interiores podem optar por um formato de currículo híbrido (combinação), adaptando tanto os elementos cronológicos como os funcionais à sua experiência e objetivos.

Inclua as suas informações de contacto

Incluindo estes elementos-chave no cabeçalho do seu currículo de designer de interiores, conseguirá criar uma primeira impressão profissional e impactante junto das potenciais entidades empregadoras.

  • Nome e cargo
  • Endereço de correio eletrónico: use um formato simples e profissional, por exemplo [email protected]
  • Número de telefone
  • Localização: indique a cidade e país onde mora
  • Opcional: a sua fotografia e talvez a sua página do LinkedIn ou outras ligações relevantes

Mantenha o cabeçalho simples, conciso e visualmente apelativo, utilizando um tipo de letra profissional e garantindo que todas as informações de contacto estão corretas.

Faça
  • Beatriz Costa Gonçalves
  • Designer de Interiores
  • [email protected]
  • Linkedin.com/in/beatriz.c.goncalves
Não faça

Tire partido da secção de resumo

Da mesma forma que um belo hall de entrada melhora o aspeto de qualquer casa, o resumo do seu currículo convida os diretores de RH a conhecê-lo melhor. Como designer de interiores é um profissional com vários talentos, sendo que o seu é o local ideal para o transmitir. Trata-se de si em poucas palavras: a sua personalidade, experiência e conquistas. É isto que faz com que se destaque como um bom designer e um bom colega de equipa.

Certifique-se de que corresponde ao profissionalismo da empresa à qual se candidata. Uma grande empresa de design comercial vai apreciar uma imagem mais refinada, mas você poderá mostrar mais personalidade para um trabalho residencial numa cidade em crescimento. Lembre-se: o resumo do perfil ajuda a definir o tom do seu currículo de designer de interiores. 

Dica profissional

Vai querer adicionar palavras-chave ao resumo do seu perfil de designer de interiores, mas certifique-se de que esta parte se mantém adequada ao leitor humano. Afinal de contas, será a sua primeira apresentação a um recrutador quando o seu currículo passar pelo ATS.

Esta é uma excelente altura para ser específico sobre a sua área de especialização e adequar as suas capacidades à descrição do cargo. Prémios e reconhecimentos também são bons para mencionar no seu resumo e dar mais ênfase à sua experiência.

Consulte exemplos de resumos num currículo de designer de interiores a seguir:

Exemplo adaptável de resumo

Designer de interiores dedicada e experiente, com certificação oficial, apaixonada pela prestação de serviços de design de qualidade superior aos seus clientes. Especialista na criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis, que satisfazem todas as necessidades e desejos do cliente. Capaz de lidar com todos os aspetos do planeamento e do design, desde a conceção até à conclusão.

Copiado!

Descreva a sua experiência profissional como designer de interiores

O seu portfólio pode ser muito bonito, mas as experiências de trabalho anteriores são fundamentais para provar a sua capacidade de lidar com grandes trabalhos e clientes exigentes. É por isso que a secção do histórico profissional do seu currículo é de importância vital.

Quando se trata de falar de si, algumas pessoas são mais dotadas do que outras. Mas a realidade é esta: ser tímido não lhe vai garantir o lugar que pretende, especialmente numa área criativa e competitiva como a do design de interiores. E vangloriar-se também não o vai ajudar. O truque é apresentar a sua experiência de trabalho e as suas realizações de forma assertiva, utilizando números e factos para sustentar os pontos que pretende destacar.

Quer se trate da teoria da cor, da estrutura arquitetónica, do pavimento ou da iluminação, certifique-se de que realça as suas realizações mais fortes, pois estão relacionadas com as suas experiências anteriores. Quer seja estudante ou mesmo um designer com vários anos de experiência, os estágios representam uma parte significativa do seu histórico profissional. 

Abaixo encontra-se um exemplo de histórico profissional de designer de interiores, que poderá usar para escrever o seu próprio currículo.

Exemplo adaptável de histórico profissional

Designer de interiores em Design e Companhia Lda., Leiria 
Junho 2014 — Outubro 2019

  • Prestei serviços de consultoria a clientes e realizei pesquisas antes de propor planos e sugestões de design.
  • Formulei projetos de design práticos e esteticamente agradáveis.
  • Certifiquei-me de que todos os projetos iam ao encontro das necessidades e desejos do cliente.
  • Fazia a gestão dos orçamentos, faturação e contas dos clientes.
  • Pesquisei peças únicas e tentei conseguir o "fator uau" em todos os projetos.

 

Designer de interiores em Casa de Sonho, Marinha Grande 
Março 2009 — Janeiro 2014

  • Selecionava os produtos da loja e planeava a apresentação visual de acordo com as tendências atuais.
  • Rotação e substituição de mobiliário, iluminação e montras.
  • Ajudava os clientes com escolhas de design e ideias de disposição dos espaços.

 

Assistente de design de interiores em Estrela do Centro Design, Marinha Grande 
Julho 2008 — Dezembro 2013

  • Trabalhei como assistente prestável e entusiasta dos principais designers da empresa.
  • Realizei consultas com clientes e criei perfis de clientes antes da prestação de serviços de design.
  • Tratava da correspondência entre clientes e designers, faturação e marcação de trabalhos.
Copiado!

Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente designer de interiores

Uma vez que a tecnologia está constantemente a mudar a indústria, as suas fortes competências técnicas farão de si um candidato muito procurado. A secção de competências do seu currículo deve refletir isso mesmo. Já lá vai o tempo das mesas de desenho e dos esboços manuais. Embora os designers da atualidade possam utilizar ocasionalmente métodos tradicionais, a grande maioria recorre a software informático para criar esboços, modelos e visualizações. 

Vários programas informáticos pertencem à categoria das competências técnicas (capacidades que exigem a aprendizagem de um programa ou ferramenta prática). Os designers de interiores também precisam de competências pessoais. São os talentos e os traços de personalidade que fazem de si um artista e também um ótimo colega de trabalho.

Consulte abaixo um exemplo da secção de competências num currículo de designer de interiores.

Exemplo de lista de competências profissionais
  • AutoCAD
  • Adobe Creative Suite (Photoshop, Dimension)
  • Sketchup
  • 3D Studio Max
  • Esboço e desenho à mão
  • Teoria da cor
  • Leitura de plantas
  • Esquemas de canalização
  • Projeção de paredes
  • Redação de propostas e contratos
  • Criação e gestão de orçamentos
Copiado!
Exemplo de lista de competências pessoais
  • Criatividade
  • Capacidade de negociação
  • Resolução de problemas
  • Atendimento ao cliente
  • Atenção ao pormenor
  • Capacidade de acompanhar um projeto desde a sua conceção até à sua conclusão
Copiado!

Especifique a sua formação académica e as certificações de designer de interior relevantes

Qualquer pessoa pode remodelar a sua casa, mas um designer de interiores é um especialista formado. Isso significa que a sua formação é um elemento essencial do seu trabalho e do seu currículo. Num currículo de um designer de interiores, a secção relativa à formação será provavelmente pequena, mas poderosa. A maioria dos designers entra na área com um curso ou licenciatura em design de interiores, de uma instituição acreditada. O melhor é mencionar as datas em que frequentou o curso, depois o nome da escola e o título obtido, seguido da localização. Se a sua média for superior a 15 valores, é uma boa ideia acrescentar esse facto.

Veja abaixo a secção de formação num currículo de designer de interiores.

Exemplo adaptável de formação e certificações

Licenciatura em Comunicação, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria 
Agosto 2004 — Maio 2008 

 

Ensino Secundário, Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande 
Setembro 2000 — Maio 2004

Copiado!

Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo de designer de interiores

Como especialista em design, sabe a importância que a apresentação tem em qualquer projeto. O seu currículo não é exceção, pois a apresentação do documento diz muito sobre a sua visão em termos de design. Será a primeira impressão que o recrutador terá sobre o seu estilo e as suas preferências. Ao contrário do que se recomenda para outras profissões, aqui poderá e deverá usar um pouco de cor ou talvez alguns ícones pequenos para transmitir a sua criatividade. 

É provável que transfira o currículo para uma aplicação online ou que o envie diretamente por e-mail para um recrutador. Poderá até precisar de o imprimir para o levar para uma entrevista. Em todos os casos, é importante que a sua formatação bonita não mude entre computadores. É por isso que um PDF é o formato de ficheiro recomendado e a nossa ferramenta de criação de currículos permite-lhe transferir um com apenas uns cliques. 

Exemplo de currículo em texto para designer de interiores

Exemplo adaptável de introdução da carta de apresentação

Perfil

Designer de interiores dedicada e experiente, com certificação oficial, apaixonada pela prestação de serviços de design de qualidade superior aos seus clientes. Especialista na criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis, que satisfazem todas as necessidades e desejos do cliente. Capaz de lidar com todos os aspetos do planeamento e do design, desde a conceção até à conclusão.

 

Histórico Profissional

Designer de interiores em Design e Companhia Lda., Leiria 
Junho 2014 — Outubro 2019

  • Prestei serviços de consultoria a clientes e realizei pesquisas antes de propor planos e sugestões de design.
  • Formulei projetos de design práticos e esteticamente agradáveis.
  • Certifiquei-me de que todos os projetos iam ao encontro das necessidades e desejos do cliente.
  • Fazia a gestão dos orçamentos, faturação e contas dos clientes.
  • Pesquisei peças únicas e tentei conseguir o "fator uau" em todos os projetos.

 

Designer de interiores em Casa de Sonho, Marinha Grande 
Março 2009 — Janeiro 2014

  • Selecionava os produtos da loja e planeava a apresentação visual de acordo com as tendências atuais.
  • Rotação e substituição de mobiliário, iluminação e montras.
  • Ajudava os clientes com escolhas de design e ideias de disposição dos espaços.

 

Assistente de design de interiores em Estrela do Centro Design, Marinha Grande 
Julho 2008 — Dezembro 2013

  • Trabalhei como assistente prestável e entusiasta dos principais designers da empresa.
  • Realizei consultas com clientes e criei perfis de clientes antes da prestação de serviços de design.
  • Tratava da correspondência entre clientes e designers, faturação e marcação de trabalhos.

 

Competências

  • Design de Interiores
  • Comerciais Design de Interiores residenciais
  • Elementos de Design
  • Competências de Comunicação

 

Formação

Licenciatura em Comunicação, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria 
Agosto 2004 — Maio 2008 

 

Ensino Secundário, Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande 
Setembro 2000 — Maio 2004

Copiado!

Está à espera de quê? Está na hora de criar o seu currículo. 

A nossa ferramenta de criação de currículos e os modelos de currículos profissionais foram concebidos para o ajudar. Para uma posição de design de interiores, recomendamos que utilize modelos das categorias Criativo ou Moderno. Nestas categorias, pode escolher um modelo que corresponda ao estilo profissional da empresa à qual se está a candidatar e não perder os seus toques pessoais, chegando mais rapidamente ao emprego de sonho na área do design de interiores.

Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo

Magníficos modelos de currículo prontos a usar

Conquiste as entidades empregadoras e os recrutadores usando um dos nossos 25+ elegantes modelos de carta de apresentação concebidos profissionalmente. Descarregue para Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 14 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm resume template
Stockholm
Mais de 8,800,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York resume template
New York
Mais de 4,100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna resume template
Vienna
Mais de 2,200,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon resume template
London
Mais de 3,800,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin resume template
Dublin
Mais de 4,000,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow resume template
Moscow
Mais de 740,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam resume template
Amsterdam
Mais de 1,700,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid resume template
Madrid
Mais de 1,500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore resume template
Singapore
Mais de 730,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo resume template
Oslo
Mais de 590,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town resume template
Cape Town
Mais de 58,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis resume template
Paris
Mais de 560,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin resume template
Berlin
Mais de 1,500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva resume template
Geneva
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 520,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo resume template
Tokyo
Mais de 350,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan resume template
Milan
Mais de 930,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon resume template
Lisbon
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 490,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen resume template
Copenhagen
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago resume template
Chicago
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio resume template
Rio
Mais de 200,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome resume template
Rome
Mais de 200,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston resume template
Boston
Mais de 120,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 3,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAthens resume template
Athens
Mais de 120,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 75,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloPrague resume template
Prague
Mais de 23,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloXangai resume template
Xangai
Mais de 39,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto resume template
Toronto
Mais de 2,000,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies