1. Blogue
  2. Ajuda para o Currículo
  3. Modelos de currículo do Google Docs
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Modelos de currículo do Google Docs

13 min. de leitura
Modelos de currículo do Google Docs
Está pronto para criar um currículo que chame a atenção dos recrutadores? Um modelo de currículo do Google Docs pode dar-lhe uma vantagem inicial. Continue a ler, pois vamos ajudá-lo a decidir se essa é a sua melhor aposta para o sucesso.

Já é utilizador experiente do Google Docs e está pronto para procurar um novo emprego. Obviamente vai querer manter-se fiel ao que lhe é familiar.

Afinal, será que a Google pode facilitar-lhe a vida? À primeira vista, parece que não. Quando estiver pronto para criar um currículo, terá à sua disposição os modelos de currículo do Google Docs. Apenas precisa de clicar no menu Ficheiro, passar por cima da seta ao lado de “Novo” e esperar que apareça a opção "A partir da galeria de modelos". De seguida, escolha um dos cinco modelos disponíveis e comece a trabalhar.

Mas será assim tão simples? 

A seguir vamos responder a essa pergunta e fazer o seguinte:

  • Explicar por que razão deve utilizar um modelo de currículo
  • Rever os diferentes formatos de currículo
  • Apresentar exemplos de modelos de currículo para o Google Docs
  • Dar-lhe conselhos para personalizar os modelos da Google
  • Apresentar sugestões para agilizar ainda mais a sua procura de emprego.

Vamos então ao que interessa!

Por que razão devo utilizar um modelo de currículo?

Qual o objetivo de um modelo de currículo? Os designers gráficos e redatores de currículos são bem pagos por uma razão: são especialistas. Um currículo bem concebido e apelativo define o tom da sua candidatura, deixando uma impressão profissional antes mesmo de o recrutador o começar a ler. Existem dezenas de modelos de currículo gratuitos para o Google Docs disponíveis online.

A menos que seja designer ou um criativo, o tempo e o esforço de que vai precisar não valem a pena. Para criar um layout, deve considerar muitos elementos, incluindo

  • A escolha de tipos e tamanhos de letra
  • O equilíbrio entre o espaço em branco e os blocos de texto
  • O alinhamento e o espaçamento das secções
  • A utilização sensata da cor e a seleção das cores.

Os modelos também permitem que não tenha de se preocupar com a tediosa tarefa de formatar o documento, podendo assim atualizá-lo facilmente para cada candidatura.

Formatos de currículo

Não há duas carreiras iguais e não há dois currículos iguais; no entanto, os formatos de currículo partilham muitas características. Porquê? Porque o seu objetivo é garantir que os recrutadores encontram o que procuram. 

Imagine que algumas mercearias organizavam o seu stock por ordem alfabética, outras agrupavam-no por categorias e outras ainda decidiam organizar as prateleiras por cores. Teria dificuldade em encontrar seja o que for, a menos que fosse sempre à mesma loja.

Os clientes precisam de uma estrutura para encontrar os itens da sua lista e os recrutadores também. Isso implica a existência das seguintes secções e títulos comuns: Perfil/Resumo, Competências, Histórico Profissional/ Experiência Profissional, Formação e, opcionalmente, Prémios e Reconhecimentos, Idiomas, Afiliações na Indústria, Publicações ou Projetos.

Aqui ficam os formatos de currículo mais comuns e quando os deve utilizar:

  • Ordem cronológica inversa: Este é o formato de referência. Informa rapidamente os recrutadores sobre o que tem feito ultimamente e as suas principais competências.
  • Funcional: Se está numa profissão em que as suas competências superam a sua experiência, este é o formato ideal para si.
  • Híbrido: Tal como o nome indica, este formato combina os estilos cronológico e funcional, colocando estrategicamente a sua secção de competências no topo ou destacando-a com um bloco de cor.

Agora que já conhece os diferentes formatos, está pronto para ver alguns modelos de currículo do Google Docs

Modelo de currículo Moderno do Google Docs

Modelo de currículo moderno do Google Docs
Modelo de currículo moderno do Google Docs

O modelo de currículo mais adequado no Google Docs depende do seu histórico profissional e objetivos.

Começamos com este modelo, que é o último da lista de opções no Google Docs, uma vez que tem um visual sóbrio e criativo que se aproxima também de um visual técnico e utiliza o formato de ordem cronológica, que o Onlinecurriculo recomenda para a maioria dos candidatos a emprego.

Tenha em atenção que não contém uma secção de resumo/perfil, mas tem uma secção de prémios. Poderá modificar os títulos das secções e movê-las para destacar diferentes aspetos da sua carreira, mas isso poderá criar problemas de alinhamento, que depois poderá não saber como consertar. 

Recomendamos também uma secção de competências que chame a atenção. Uma simples sequência de palavras separada por vírgulas, como a deste modelo de currículo do Google Docs, é facilmente ignorada pelas recrutadores. 

Vejamos agora outro modelo de currículo do Google Docs.

Modelo de currículo "Estilo Serifado" do Google Docs

Modelo de currículo "estilo serifado" do Google Docs
Modelo de currículo "estilo serifado" do Google Docs

Este modelo segue um formato mais combinado, permitindo-lhe destacar as partes da sua experiência e dos seus conhecimentos que mais se adequam ao emprego que procura. Divide a secção de competências e separa cada uma das competências numa linha, o que aumenta a probabilidade de o recrutador registar todos os seus talentos à primeira vista. 

Outra vantagem deste modelo é que lhe permite destacar uma série de qualificações diferentes que possa ter (como a fluência em várias línguas). Este modelo também é útil se tiver um emprego baseado em projetos (recomendamos que estabeleça uma ligação direta ao seu portfólio a partir do seu currículo, após uma breve descrição dos seus projetos) ou se tiver diversas competências.

Por outro lado, terá de ter alguns conhecimentos sobre como funcionam os modelos da Google caso pretenda modificar o espaçamento ou as margens, ou excluir alguma das secções da coluna do lado direito.

Personalização dos modelos de currículo do Google Docs

Lá porque está a utilizar um modelo, não significa que não o possa personalizar. Alterar elementos de um modelo de currículo gratuito no Google Docs é tão intuitivo como utilizar o próprio Google Docs. 

Por exemplo, o modelo de currículo Coral utiliza a cor coral como destaque e o modelo Moderno utiliza o verde, mas não tem de seguir essas sugestões se não se adequarem à sua personalidade profissional ou à imagem da empresa à qual se está a candidatar.

O mesmo se aplica aos estilos e tamanhos de letra. Uma ressalva: Alterar vários elementos do modelo significa que o redefiniu, por isso certifique-se de que não alterou o aspeto original que o atraiu, nem a tão importante formatação e alinhamento.

Agilize ainda mais a sua procura de emprego

A utilização de modelos de currículo do Google Docs proporciona-lhe a oportunidade gratuita de criar um excelente currículo, mas apresenta alguns desafios, pois a menos que seja um utilizador experiente do Google Docs e saiba como manipular blocos de texto e imagens, poderá achar frustrante. A última coisa que quer é enviar um currículo em que o texto desapareceu depois de ajustar o tamanho da coluna. 

Dica profissional

Não se esqueça de fazer uma revisão!

É sempre uma boa ideia reler o seu currículo e utilizar ferramentas de verificação ortográfica e gramatical antes de clicar em enviar. Uma vez que os modelos de currículo do Google Docs utilizam texto fictício, estes passos ajudá-lo-ão a evitar que os "lorem ipsums" o façam perder o emprego. 

Um segundo par de olhos também ajuda. Peça a um amigo ou colega que lhe dê a sua opinião.

Apesar de um modelo de currículo do Google Docs parecer, à primeira vista, um método rápido de enviar as suas candidaturas, o Onlinecurriculo proporciona-lhe uma forma melhor e mais fácil. O trabalho árduo de usar um modelo de currículo do Google Docs surge quando o inevitável acontece: O seu texto não encaixa perfeitamente, as categorias não se adequam às suas necessidades ou desloca acidentalmente uma caixa de texto. 

Alterar a formatação abre margem para erros, sendo que até o mais pequeno dos erros pode tirá-lo da corrida ao emprego dos seus sonhos. Os nossos modelos personalizáveis estão integrados na nossa ferramenta de criação de currículos. Basta introduzir as suas informações e o criador encarrega-se do resto. Com um clique mude a cor, adicione uma secção ou crie uma referência à sua presença nas redes sociais.

O construtor também inclui uma função de verificação ortográfica e permite-lhe guardar o currículo facilmente como PDF, pelo que nunca terá de se preocupar com colunas desalinhadas ou texto fictício.

Para além dos aspetos práticos, o Onlinecurriculo tem uma vasta seleção de opções. 

Compare o modelo Vienna da nossa categoria Criativa com o modelo de currículo Swiss do Google Docs.

Modelo Swiss do Google Docs
Modelo Swiss do Google Docs

Repare que o modelo de Vienna lhe permite não só enumerar as suas competências numa coluna lateral que se destaca, mas também atribuir uma classificação a cada competência. O modelo Swiss coloca a secção de competências no topo do documento para dar ênfase, mas não foi concebido para causar o máximo impacto. Recomendamos vivamente uma enumeração das competências na vertical, em vez de uma lista em forma de parágrafo.

Para além do modelo Vienna, disponibilizamos toda uma categoria de modelos de currículo Criativos, muitos dos quais incluem espaço para uma fotografia de rosto. Os modelos do Onlinecurriculo, concebidos por especialistas, enquadram-se em três outras categorias: Moderno, simples e profissional

Ao contrário de um modelo do Google Docs, no Onlinecurriculo é possível criar facilmente diferentes versões do seu currículo, utilizando diferentes modelos apenas com um clique. Esta funcionalidade permite-lhe personalizar o seu currículo para cada emprego sem ter de recriar o documento.

Independentemente da forma como cria o seu currículo, certifique-se de que este importante documento reflete as suas competências de alto nível e a sua personalidade profissional.

Conclusões principais

  • Os modelos de currículo gratuitos do Google Docs podem ser uma ótima forma de iniciar a sua candidatura.
  • Os recrutadores querem ter acesso fácil às suas informações, por isso escolha bem o formato.
  • Um modelo Google é simplesmente um ponto de partida. Tem de o personalizar, mas tenha muito cuidado com a formatação.
  • Faça sempre o seu trabalho de revisão do documento antes de o enviar.
  • O seu currículo é a primeira, e talvez a única impressão que uma potencial entidade empregadora terá de si. Um documento memorável que mostre a sua excelência requer ferramentas e modelos de topo.
  • Se está pronto para criar o seu currículo com ótimo aspeto de forma rápida e fácil, o Onlinecurriculo tem modelos e uma ferramenta de criação de currículos para agilizar a sua procura de emprego e reduzir a sua margem de erro.
Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Ajuda para o Currículo10 min. de leitura
Como incluir distinções num currículo (com exemplos)
Como incluir distinções num currículo (com exemplos)
Ajuda para o Currículo12 min. de leitura
Como carregar o seu currículo no LinkedIn (3 métodos)
Como carregar o seu currículo no LinkedIn (3 métodos)
Carreira14 min. de leitura
Por que razão quer trabalhar aqui? Respostas boas e más a esta difícil pergunta de entrevista
Por que razão quer trabalhar aqui? Respostas boas e más a esta difícil pergunta de entrevista
Ajuda para o Currículo18 min. de leitura
Europass CV: prós e contras da criação de um currículo europeu
Europass CV: prós e contras da criação de um currículo europeu
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies