1. Exemplos
  2. Académico
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Exemplo de Carta de Apresentação Académico

Use este modelo de carta de apresentação Académico para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Académico em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.3
Avaliação média
58 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Académico
Editar Esta Carta de Apresentação

O melhor formato para uma carta de apresentação académica

Uma formatação adequada para uma carta de apresentação académica requer uma boa estrutura, design e esquema. As cartas de apresentação quase nunca devem ter mais do que uma página, devendo incluir seis elementos essenciais:

  • Cabeçalho
  • Saudação
  • Introdução
  • Corpo
  • Conclusão
  • Despedida e assinatura

Cabeçalho da carta de apresentação: Como contactá-lo

O cabeçalho da carta de apresentação deve ser uma secção atraente no topo, constituída pelo seu nome, ocupação, endereço postal, número de telefone e endereço de e-mail. Caso tenha um perfil no LinkedIn ou outro website que destaque as suas concretizações académicas ou profissionais, poderá incluí-los também.

O cabeçalho é a sua melhor oportunidade de conferir à sua carta de apresentação um design e esquema elegantes, utilizando cuidadosamente a tipografia e o esquema e, eventualmente, uma cor de destaque. A sua carta deve ter um aspeto agradável, antes mesmo de alguém ler as primeiras palavras, criando uma impressão visual positiva assim que for aberta. Verifique o nosso exemplo de carta de apresentação para mais ideias sobre como criar um bonito cabeçalho.

Saudação da carta de apresentação: Tente sempre personalizar

“Caro Dr. Ferreira”, “Cara Sra. Silva” e “Caro Sr. Almeida” são todas formas apropriadas de escrever a saudação de uma carta de apresentação. “A quem possa interessar” não é.

Tente sempre personalizar a carta de apresentação, endereçando-a à pessoa responsável pelo processamento das candidaturas ao cargo que procura. Se por acaso conhece esta pessoa, então também é aceitável uma saudação que use o primeiro nome.

Caso não saiba o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, faça um esforço para o descobrir. Se não conseguir encontrar essa informação online, basta telefonar à entidade empregadora e perguntar. As pessoas gostam de ler os seus nomes, e é mais provável que receba uma resposta a uma carta endereçada a uma pessoa do que a uma carta endereçada à empresa ou a todo um departamento.

Introdução da carta de apresentação: Comece com força

O seu primeiro parágrafo, a introdução da carta de apresentação, é a forma de causar a sua primeira impressão, e pretende começar em grande. Especifique a vaga a que se candidata e comece com uma declaração convincente sobre o porquê de se destacar na sua área.

As cartas de apresentação começam frequentemente com os anos de experiência profissional que um candidato tem. No caso de uma carreira académica, poderá também ser uma boa ideia mencionar o curso que possui e onde o tirou. Mostre os seus pontos fortes e tente criar os elementos que um recrutador considere irresistíveis.

A introdução da nossa amostra de carta de apresentação académica encontra-se abaixo.

Exemplo adaptável de introdução de uma carta de apresentação

Caro Professor Ferreira,

O cargo de docente universitária do curso de mestrado em part-time no Departamento de Gestão da Universidade de Coimbra seria perfeito na sequência da minha mudança da Universidade de Aveiro e da minha mais recente publicação de livros.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação: Apresente os seus argumentos

Os dois ou três parágrafos centrais da sua carta, o corpo, devem estabelecer uma argumentação persuasiva de que você é a pessoa certa para o trabalho. Aprofunde a sua experiência profissional e as suas habilitações académicas.

Também é útil mencionar o nome da instituição à qual se está a candidatar e porque quer trabalhar lá. Evite escrever uma carta de apresentação que possa ser enviada a qualquer pessoa, personalizando-a para a entidade empregadora a que se candidata.

Aqui está a secção do corpo da nossa amostra de carta de apresentação académica:

Exemplo adaptável de corpo de carta de apresentação

Durante sete anos, lecionei uma vasta gama de cursos de economia a estudantes do primeiro ano de mestrado na Universidade de Aveiro. Após quinze anos de liderança empresarial em finanças e tecnologia, adquirindo o meu próprio mestrado na mesma instituição, optei por uma carreira académica e adquiri as minhas qualificações para o ensino. A transmissão de conhecimento à geração seguinte de empresários é tão gratificante quanto o trabalho em qualquer novo produto ou serviço.

As minhas especializações de mestrado incluem a cadeia de fornecimento e funções de aquisição no que respeita à minha experiência prática, mas também ministro cursos sobre gestão e previsão de lucros e prejuízos, estratégia de fusões e aquisições, bem como todos os aspectos do planeamento financeiro. Publiquei dois livros e mais de trinta artigos sobre inteligência artificial na gestão empresarial e estou prestes a iniciar o meu terceiro livro. Gostaria de fazer parte de uma instituição na qual os meus alunos pudessem acompanhar-me na exploração desta área em acelerado crescimento.

Copiado!

Conclusão e despedida de uma carta de apresentação

A conclusão, o seu parágrafo final, pode servir como finalização e agradecimento, mas também deve incluir um apelo à ação, apelando à resposta por parte do destinatário. Poderá dizer que se encontra disponível a partir das informações de contacto fornecidas, que aguarda com expectativa uma resposta, e que ficaria encantado em ser convidado para uma entrevista. Coloque na cabeça do leitor o pensamento de que deve fazer algo na sequência da receção da sua carta.

Encerre com uma despedida como “Atenciosamente”, “Com os melhores cumprimentos” ou algo semelhante, depois acrescente um espaço e escreva o seu nome, conforme mostrado no exemplo da carta de apresentação académica abaixo. (Não há necessidade de assinar realmente a carta numa correspondência eletrónica, embora possa adicionar uma assinatura digital se assim o desejar). Veja a conclusão do nosso exemplo de carta de apresentação académica abaixo.

Exemplo adaptável de conclusão e assinatura da carta de apresentação

Anexo uma amostra de trabalhos por mim publicados e algumas opiniões sobre os meus livros. Nas minhas aulas, tento sempre ensinar utilizando exemplos do mundo real e dou palestras em mais de 25 conferências por ano sobre os desenvolvimentos mais recentes do setor. Agradecia a oportunidade para uma entrevista, no sentido de conhecer mais detalhadamente esta posição.

Atenciosamente,

Micaela Fonseca

Copiado!

A psicologia da escrita de uma carta de apresentação eficaz

A razão para a escrita de uma carta de apresentação consiste em estabelecer uma ligação pessoal com o responsável pela contratação. Assim, embora esta seja uma carta profissional formal, deve também ser um tanto pessoal. Poderá escolher abordar as suas razões pessoais para procurar um novo emprego, e poderá querer destacar as paixões que o levaram à sua área.

Imagine que é o responsável pela contratação que recebe esta carta. Estaria interessado em conhecer a pessoa que a escreveu? A sua carta deve irradiar tanto competência como confiança, sem ter um tom arrogante ou presunçoso. Tente apresentar-se como profissional e agradável, tendo em conta que ninguém quer contratar alguém de quem não gosta. 

Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies