1. Exemplos
  2. Licenciado
Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Exemplo de Carta de Apresentação Licenciado

Use este modelo de carta de apresentação Licenciado para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Licenciado em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.3
Avaliação média
20 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Licenciado
Editar Esta Carta de Apresentação

H1 Guia de Escrita e Exemplo de Carta de Apresentação para Licenciado

Parabéns pela conclusão do curso universitário! Paciência, determinação e anos de trabalho árduo culminaram neste momento de sucesso. Chegou agora o momento de conseguir um emprego, uma bolsa de estudo ou outra oportunidade, e um dos maiores desafios que os recém-licenciados enfrentam quando se candidatam a um emprego é a falta de experiência profissional concreta ou relevante.

É aí que uma excelente carta de apresentação pode fazer maravilhas. Uma carta de apresentação bem organizada e ponderada para um recém-licenciado permite-lhe realçar as qualidades que possui e convencer o empregador de que vale a pena apostar em si.

Exemplo adaptável de carta de apresentação para um licenciado

Cara Sra. Muniz,

Como recém-licenciado em biotecnologia pela Universidade do Porto, entusiasma-me a possibilidade de trabalhar consigo na PreGen. As minhas tarefas universitárias na área da biotecnologia centraram-se na indústria da produção alimentar e acredito firmemente que será a tecnologia a ajudar a alimentar o mundo do futuro.

Após concluir os estudos com uma média de 16,5 mergulhei no lado académico da vida universitária. Mantínhamos laços de investigação estreitos com a comunidade agrotécnica local e fiz cinco estágios profissionais diferentes. 

Fascinou-me o diagnóstico molecular e cheguei mesmo a trabalhar a tempo parcial num projeto para melhorar o rendimento das culturas no Quénia. O vosso foco internacional é exatamente o ponto em que o mundo precisa de concentrar os seus esforços neste momento.

Um cargo como investigador assistente na vossa empresa seria um ponto de partida ideal. O vosso historial de desenvolvimento das mentes científicas mais brilhantes é inigualável na indústria e eu anseio por seguir os passos dos vossos galardoados cientistas agrotécnicos.

A minha formação e experiência profissional combinadas proporcionaram-me uma sólida compreensão dos procedimentos laboratoriais e das melhores práticas da indústria, incluindo os trabalhos em estufas e a manutenção de equipamento de investigação e de aplicação de produtos químicos. Poupei mais de 240 mil euros a um empregador criando um manual operacional uniformizado para todos os funcionários.

Passei anos a aprofundar a teoria da genómica e estou ansiosa por pôr em prática os meus conhecimentos. Junto anexo um portfólio do meu trabalho de investigação académica e tenho mais de 20 cartas de recomendação dos cientistas que auxiliei.

Mal posso esperar para conhecer os potenciais projetos em que a minha contribuição pode fazer a diferença: uma entrevista para explorar as possibilidades seria um sonho.

Com os melhores cumprimentos, 

Simão Tavares

Copiado!

Secções de uma carta de apresentação para licenciado 

Enquanto que um currículo tem secções claramente definidas que se baseiam na sua formação académica e histórico profissional, uma carta de apresentação é um pouco mais livre. Embora este facto possa ser assustador para alguns recém-licenciados, a flexibilidade é uma das maiores vantagens da carta de apresentação. Poderá falar dos seus objetivos, perspetivas e sucessos, deixando que o seu carisma brilhe.

Independentemente da área em que estudou ou em que tenciona trabalhar, o formato de uma excelente carta de apresentação é praticamente sempre o mesmo, sendo estas as secções que os recrutadores esperam ver:

  1. Cabeçalho da carta de apresentação. Comece por indicar os seus dados de contacto e a data. O principal objetivo do cabeçalho de uma candidatura online é identificar o documento e manter as suas informações de contacto à mão do recrutador. Permite-lhe também algum espaço em branco para que o texto não comece bruscamente no topo da página.
  2. Saudação. Esta é a sua oportunidade de estabelecer uma ligação pessoal. Como recém-licenciado, o mais provável é que comece a sua carreira em cargos de nível iniciante, devendo usar na sua carta de apresentação uma saudação respeitosa e que tenha em conta a hierarquia da organização.
  3. Introdução. É a cena de abertura, a oportunidade de captar a atenção, apresentando-se e partilhando o seu entusiasmo pelo cargo.
  4. Corpo da carta de apresentação. É o coração da sua carta. Mergulhe nas suas experiências, competências e realizações relevantes. Mostre como estas se alinham com as necessidades da empresa.
  5. Conclusão. Resuma as suas qualificações e reitere o seu interesse na função, não se esquecendo de fazer um apelo à ação.
  6. Assinatura. Termine com uma despedida profissional, incluindo o seu nome.

Respeite os princípios de formatação e tipos de letra adequados ao redigir a sua carta de apresentação. Encontrará mais pormenores relativos ao estilo neste guia geral de redação de cartas de apresentação.

Dica profissional

PRECISO de uma carta de apresentação?

Se quer realmente um emprego, porque haveria de desperdiçar uma das suas maiores oportunidades de causar uma excelente primeira impressão? A menos que um anúncio lhe peça especificamente para NÃO enviar uma carta de apresentação, deve sempre escrever e enviar uma. Nunca se sabe, a sua carta pode fazer toda a diferença no momento em que um recrutador tiver de tomar decisões.

Introdução de uma carta de apresentação para um licenciado

Começar a introdução da sua carta de apresentação para licenciados com uma frase que chame a atenção é uma das melhores coisas que pode fazer para ter sucesso com a sua candidatura. Utilizando uma história pessoal, uma frase emotiva ou uma afirmação decisiva, ficará imediatamente à frente de muitos outros candidatos. 

Transmita a sua personalidade, coragem e qualidades únicas, mas certifique-se de que mantém o tom profissional adequado à sua área e ao potencial empregador, apresentando-se de uma forma única e empolgante, para ter sucesso na secção do corpo do texto.

Faça

Cara Sra. Muniz,

Como recém-licenciado em biotecnologia pela Universidade do Porto, entusiasma-me a possibilidade de trabalhar consigo na PreGen. As minhas tarefas universitárias na área da biotecnologia centraram-se na indústria da produção alimentar e acredito firmemente que será a tecnologia a ajudar a alimentar o mundo do futuro.

Não faça

Olá, o meu nome é Simão e estou a escrever para saber mais sobre a vossa recente vaga para...

Corpo da carta de apresentação para um licenciado

A secção do corpo da sua carta de apresentação para licenciados é o "prato principal". Deverá fornecer detalhes suficientes ao recrutador para que este se sinta satisfeito depois de a ler, mas também deve deixá-lo com vontade de entrar em contacto para continuar a conversa. 

Primeiro parágrafo do corpo – A sua aptidão para o cargo (competências e experiência 

O que escolhe realçar no corpo da sua carta de apresentação dependerá um pouco das competências e experiências consideradas mais desejáveis na sua área. Como recém-licenciado, é provável que tenha de falar sobre os seus estágios anteriores e experiências universitárias. Concentre-se nas atividades e responsabilidades mais relevantes para a profissão, a fim de transmitir a transferibilidade das suas competências. Poderá também ser um pouco mais específico e destacar a forma como as competências que adquiriu poderão ser aplicadas no seu novo local de trabalho, exemplificando com situações reais em que utilizou essas competências ou habilidades. Uma boa estratégia é utilizar o método STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado positivo) para transmitir os seus sucessos em experiências anteriores.

Existem algumas competências que são aplicáveis a todos os empregos iniciantes. A capacidade de receber feedback e aprender com os outros e com os seus erros é inestimável em qualquer emprego. Utilize histórias e exemplos dos seus pontos fortes e capacidades, relacionados com a sua área, para realçar a sua competência profissional. Mostre que tem a personalidade adequada para ser um bom ouvinte, um bom aprendiz e um excelente membro de equipa.

Dica profissional

Pesquise o responsável pela contratação, verificando o seu perfil no LinkedIn ou a sua biografia na página web da empresa. Poderá assim descobrir interesses comuns ou afinidades sociais, que pode referir subtilmente, tornando a sua carta de apresentação mais personalizada e impactante, para além de ajudar noutras vertentes do processo de recrutamento.

Segundo parágrafo do corpo – Sintonia com a empresa

Num segundo parágrafo da sua carta de apresentação poderá explicar ao recrutador quais os motivos pelos quais tem interesse em trabalhar nessa empresa específica e a forma como se alinha com a sua cultura ou valores. Fale sobre o que o motiva a entrar nessa área ou a trabalhar com essa empresa e demonstre o seu entusiasmo em aprender mais de forma a poder crescer na posição e possivelmente dentro da empresa.

Enquanto avança na secção do corpo da carta, pense na forma como vai interligar os vários temas de modo a que o recrutador se sinta otimista e confiante nas suas capacidades.

Exemplo adaptável da parte intermédia da carta de apresentação

Após concluir os estudos com uma média de 16,5 mergulhei no lado académico da vida universitária. Mantínhamos laços de investigação estreitos com a comunidade agrotécnica local e fiz cinco estágios profissionais diferentes. 

Fascinou-me o diagnóstico molecular e cheguei mesmo a trabalhar a tempo parcial num projeto para melhorar o rendimento das culturas no Quénia. O vosso foco internacional é exatamente o ponto em que o mundo precisa de concentrar os seus esforços neste momento.

Um cargo como investigador assistente na vossa empresa seria um ponto de partida ideal. O vosso historial de desenvolvimento das mentes científicas mais brilhantes é inigualável na indústria e eu anseio por seguir os passos dos vossos galardoados cientistas agrotécnicos.

A minha formação e experiência profissional combinadas proporcionaram-me uma sólida compreensão dos procedimentos laboratoriais e das melhores práticas da indústria, incluindo os trabalhos em estufas e a manutenção de equipamento de investigação e de aplicação de produtos químicos. Poupei mais de 240 mil euros a um empregador criando um manual operacional uniformizado para todos os funcionários.

Passei anos a aprofundar a teoria da genómica e estou ansiosa por pôr em prática os meus conhecimentos. Junto anexo um portfólio do meu trabalho de investigação académica e tenho mais de 20 cartas de recomendação dos cientistas que auxiliei.

Copiado!

Apelo à ação e conclusão  

O parágrafo final da sua carta de apresentação para licenciados pode ser mais difícil do que parece. 

Chegou agora o momento em que pode e deve fazer um apelo à ação. Esta técnica convida o recrutador a entrar em contacto consigo e a continuar a conversa uma entrevista. O seu tom deve ser respeitoso e educado, mas também acessível e amigável, sendo o apelo à ação uma extensão natural do resto da carta. 

Poderá no final concluir com "Atenciosamente", "Com os melhores cumprimentos" ou simplesmente "Cordialmente", exemplos de conclusão mais comuns, que funcionam muito bem numa variedade de situações ou empresas. 

Não se esqueça de incluir o seu nome no final.

Exemplo adaptável da conclusão e assinatura da carta de apresentação

Mal posso esperar para conhecer os potenciais projetos em que a minha contribuição pode fazer a diferença: uma entrevista para explorar as possibilidades seria um sonho.

Com os melhores cumprimentos, 

Simão Tavares

Copiado!

Conclusões principais

Uma carta de apresentação excecional é uma das melhores formas de se destacar da concorrência, expressando a sua personalidade e características únicas.

Na sua situação de recém-licenciado, números, factos e valores poderão ajudá-lo a criar credibilidade e a compensar eventuais lacunas na experiência. Apresente-os de uma forma natural e orgânica, não tentando combater o seu estatuto de recém-licenciado com palavras extravagantes e formatação excêntrica. 

Chegou a hora de começar a escrever a sua carta de apresentação. Consiga o emprego dos seus sonhos Faça bem o seu trabalho com os modelos concebidos profissionalmente e a ferramenta de criação fácil de utilizar do Onlinecurriculo. Precisa de mais inspiração antes de começar a redigir a sua própria carta de apresentação e currículo? Consulte alguns dos nossos exemplos de cartas de apresentação ( Professor, Estudante, Estágio) e de currículos ( Estudante do Ensino Secundário, Professor, EstudanteEstágio). Boa sorte! 

Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies