1. Exemplos
  2. Professor Substituto
Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Exemplo de Carta de Apresentação Professor Substituto

Use este modelo de carta de apresentação Professor Substituto para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Professor Substituto em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.4
Avaliação média
27 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Professor Substituto
Editar Esta Carta de Apresentação

Os professores substitutos são muito procurados e, ao contrário de outras profissões que sofrem com a recessão económica ou crises de saúde, a necessidade de professores substitutos está a aumentar.

Como pode conseguir um dos muitos empregos que o esperam?

Terá de provar as suas competências de ensino, a sua paixão pela educação e a sua capacidade de se adaptar às exigências do cargo. Uma excelente carta de apresentação ajuda-o a destacar-se dos outros candidatos, podendo fazer uma grande diferença na forma como um diretor interpreta o seu currículo de professor substituto. 

A coleção de exemplos, modelos e o nosso criador de cartas de apresentação online do Onlinecurriculo foi criada para o acompanhar do início ao fim do processo de escrita da carta de apresentação, tornando-o o mais simples possível.

Exemplo adaptável de carta de apresentação para professor substituto

Caro Sr. Henriques,

Após uma carreira de 24 anos como professora de espanhol no ensino secundário, tenho trabalhado como professora substituta nos últimos dois anos e acredito que seria uma excelente mais-valia para a sua agência.

Na minha carreira como professora substituta até à data, passei por uma variedade

de desafios no ensino das línguas, que abrangeram dezasseis escolas diferentes em quatro agrupamentos, e ensinei alunos a partir do 9º ano. A consistência da aprendizagem é fundamental para os estudantes do ensino secundário e sempre me esforcei por melhorar os conhecimentos dos meus alunos relativamente ao currículo, em vez de os deixar à deriva. A mistura de novas aprendizagens e revisões é preferível quando há um novo professor na sala.

Ser professora substituta num ambiente linguístico é difícil porque é preciso saber "ler" rapidamente a sala de aula no que respeita aos níveis de competência: perceber quais os alunos capazes de transmitir a linguagem certa é um ponto de partida importante. A minha personalidade calma e descontraída permite-me pôr qualquer turma nova à vontade e o meu entusiasmo pelo espanhol faz com que as minhas aulas nunca sejam aborrecidas. Uma abordagem diferente na sala de aula pode, por vezes, ser uma lufada de ar fresco.

Parte do meu ensino de substituição envolveu aulas extra com alunos que estavam a ter dificuldades com a gramática. Desenvolvi formas únicas de assimilação dos aspetos mais complicados da língua espanhola e a minha experiência com uma grande variedade de alunos permitiu-me criar uma abordagem eficaz.

Anteriormente, colaborei com as equipas de basquetebol e de natação da escola, organizei concertos e coordenei eventos para os pais. Os professores contribuem para a sua escola também fora da sala de aula, pelo que me envolvo sempre que posso.

Gostaria de ter a oportunidade de discutir a forma como os meus métodos podem fazer uma diferença real para os meus alunos. Quando se está a aprender uma língua, cada lição é importante.

Atenciosamente, 

Susana Gonçalves

Copiado!

Secções de uma carta de apresentação para professor substituto

Uma carta de apresentação profissional não deve ter mais de uma página, ou seja, cerca de 200 a 400 palavras. Embora a escrita seja importante, a sua formatação também desempenha um papel importante no que respeita a causar uma excelente primeira impressão. Os modelos de carta de apresentação podem ajudar a melhorar a qualidade geral do seu documento. Para orientações específicas sobre estilos e tamanhos de letra, consulte este guia geral sobre cartas de apresentação.

Embora a vantagem de uma carta de apresentação seja a sua flexibilidade, isso não implica que não tenha estrutura, que poderá ser dividida em passos fáceis de gerir:

  1. Cabeçalho da carta de apresentação. Esta secção permite ao recrutador identificar rapidamente o seu documento e ter acesso ao seu nome completo e informações de contacto, caso pretenda marcar uma entrevista. Por outro lado, cria também uma formatação atraente, que faz com que o seu documento se destaque.
  2. Saudação. É aqui que se estabelece o tom educado e respeitoso para o resto da carta. Para cargos na área da educação, "Caro" seguido da saudação correta e do apelido do diretor ou do recrutador é a opção mais adequada em quase todos os casos.
  3. Introdução. É a sua frase de abertura, a oportunidade de captar a atenção, apresentando-se e partilhando o seu entusiasmo pelo cargo de uma forma exclusiva.
  4. Corpo da carta de apresentação. É a parte central da sua carta, em que desenvolve as suas experiências, competências e realizações relevantes, mostrando como se alinham com as necessidades da empresa.
  5. Conclusão. Resuma as suas qualificações e volte a manifestar o seu interesse na função, não se esquecendo de fazer um apelo à ação.
  6. Assinatura. Termine com uma despedida profissional, incluindo o seu nome.
Dica profissional

A importância de personalizar a sua carta de apresentação

Personalize a sua carta de apresentação a cada cargo a que se candidata. Deve fazê-lo incluindo os exemplos mais relevantes e as competências específicas do agrupamento de escolas ou mesmo da escola secundária, preparatória ou primária a que se candidata. Por exemplo, a sua experiência como babysitter pode ser útil ao candidatar-se a um lugar no infantário, mas trocará de certeza esse exemplo por outro sobre a sua paixão pela ciência ao candidatar-se a um lugar de professor de física numa escola secundária.

Introdução de uma carta de apresentação para professor substituto

Um bom primeiro parágrafo é provavelmente uma das maiores vantagens para a sua carta de apresentação. Os recrutadores analisam dezenas de candidaturas, pelo que uma frase de abertura vigorosa e única será muito apreciada. Pode também começar a sua carta com um facto interessante, uma estatística relevante ou um exemplo da sua experiência (certifique-se apenas de que utiliza um tom adequado e profissional).

Faça

Caro Sr. Henriques,

Após uma carreira de 24 anos como professora de espanhol no ensino secundário, tenho trabalhado como professora substituta nos últimos dois anos e acredito que seria uma excelente mais-valia para a sua agência.

Na minha carreira como professora substituta até à data, passei por uma variedade

de desafios no ensino das línguas, que abrangeram dezasseis escolas diferentes em quatro agrupamentos, e ensinei alunos a partir do 9º ano.

Não faça

Olá Sr. Henriques,

Chamo-me Susana e gostaria de me tornar professora substituta de espanhol no seu estabelecimento de ensino.

Sou professora substituta há 2 anos e passei por várias escolas.

Corpo da carta de apresentação para professor substituto

O corpo da carta de apresentação corresponde à maior parte do seu documento e é o sítio onde pode apresentar os melhores argumentos para a sua contratação. Para simplificar o processo de escrita, tente dividir o corpo da carta em duas subsecções.

Primeiro parágrafo do corpo – A sua aptidão para o cargo (competências e experiência)

Num primeiro parágrafo, pode utilizar o método STAR para enumerar uma Situação, a Tarefa necessária, a sua Ação e o Resultado positivo que se seguiu. Certifique-se de que escolhe exemplos que destaquem os cenários mais semelhantes aos que poderá encontrar neste potencial cargo. 

Centre-se nas suas competências mais relevantes e apresente exemplos de potenciais contribuições com que poderia beneficiar o novo agrupamento de escolas.

Algumas das competências que poderá querer mencionar como professor substituto poderão ser, por exemplo:

  • Elaboração de programas curriculares e de formação
  • Técnicas de aprendizagem diferenciada
  • Conhecimento de filosofia e psicologia educacional
  • Excelentes capacidades de comunicação
  • Boa capacidade de gestão de sala de aula

Segundo parágrafo do corpo – Sintonia com a empresa

Faça o seu “trabalho de casa”, pesquise um pouco sobre a escola onde pretende começar a lecionar, sobre os seus valores, a sua missão, o seu quotidiano, e mostre ao recrutador ou ao diretor que está devidamente familiarizado com o ambiente em que pretende enquadrar-se.

Demonstre a sua paixão pelo ensino e por poder ajudar os alunos a evoluir.

Tente encontrar semelhanças e pontos comuns entre as atividades e valores que a escola promove e as atividades que você próprio gosta. Ao estabelecer essa ligação, o recrutador ou diretor terá mais probabilidade de o escolher em detrimento de outro candidato com as mesmas qualificações.

Exemplo adaptável da parte intermédia da carta de apresentação

A consistência da aprendizagem é fundamental para os estudantes do ensino secundário e sempre me esforcei por melhorar os conhecimentos dos meus alunos relativamente ao currículo, em vez de os deixar à deriva. A mistura de novas aprendizagens e revisões é preferível quando há um novo professor na sala.

Ser professora substituta num ambiente linguístico é difícil porque é preciso saber "ler" rapidamente a sala de aula no que respeita aos níveis de competência: perceber quais os alunos capazes de transmitir a linguagem certa é um ponto de partida importante. A minha personalidade calma e descontraída permite-me pôr qualquer turma nova à vontade e o meu entusiasmo pelo espanhol faz com que as minhas aulas nunca sejam aborrecidas. Uma abordagem diferente na sala de aula pode, por vezes, ser uma lufada de ar fresco.

Parte do meu ensino de substituição envolveu aulas extra com alunos que estavam a ter dificuldades com a gramática. Desenvolvi formas únicas de assimilação dos aspetos mais complicados da língua espanhola e a minha experiência com uma grande variedade de alunos permitiu-me criar uma abordagem eficaz.

Anteriormente, colaborei com as equipas de basquetebol e de natação da escola, organizei concertos e coordenei eventos para os pais. Os professores contribuem para a sua escola também fora da sala de aula, pelo que me envolvo sempre que posso.

Copiado!

Apelo à ação e conclusão 

Agora que já expôs as suas competências e experiências, está na altura de terminar a sua carta com uma atitude respeitosa e encorajar o recrutador ou o diretor da escola a entrar em contacto, sendo a melhor maneira de o fazer com um apelo à ação. Esta frase expressa positivamente o seu interesse no cargo e convida o responsável pela contratação a entrar em contacto consigo. Pode até deixar aqui novamente o seu número de telefone ou e-mail.

Resta-lhe agora escolher uma assinatura adequada. "Atenciosamente", "Com os melhores cumprimentos" ou "Obrigado pela sua consideração" podem funcionar bem. Não se esqueça de colocar o seu nome no final.

Exemplo adaptável da conclusão e assinatura da carta de apresentação

Gostaria de ter a oportunidade de discutir a forma como os meus métodos podem fazer uma diferença real para os meus alunos. Quando se está a aprender uma língua, cada lição é importante.

Atenciosamente, 

Susana Gonçalves

Copiado!

Como escrever uma carta de apresentação para professor substituto sem experiência

Ser professor substituto é um excelente ponto de partida para o gratificante mundo da educação. Se não tem experiência anterior, aqui ficam alguns elementos em que se pode concentrar:

  • As suas competências pessoais: se for uma pessoa entusiasta, paciente e perseverante, já ganhou metade da batalha. Concentre-se nas qualidades que são difíceis de encontrar, mesmo noutros candidatos com experiência de ensino.
  • Seja específico: utilize números, estatísticas e factos relacionados com a experiência mínima que tem para provar as suas realizações ou demonstrar a sua compreensão do cargo. Pesquisas e estudos mostraram que os números específicos se destacam na mente dos recrutadores.
  • Utilize uma história: apenas uma excelente e elucidativa história vale por mais do que mil exemplos medíocres. Comece a sua carta com uma história que demonstre a sua motivação e terá mais probabilidades de prender a atenção do recrutador até ao fim da carta.

Visto não ter muita experiência que possa usar como ponto forte na sua carta de apresentação, poderá referir algumas características fundamentais na sua carta de apresentação para um cargo de professor substituto:

  • Paciência: o ensino em regime de substituição apresenta desafios muito próprios. Se for paciente e tiver um temperamento equilibrado, isso mostra ao diretor que consegue lidar com qualquer tarefa que lhe seja atribuída.
  • Paixão: se procura apenas uma posição de nível de entrada, poderá optar por vários outros empregos. Porquê então tornar-se substituto? Mostre ao recrutador que está interessado em estabelecer contacto com os jovens e em tornar a sua experiência educativa um pouco mais agradável, mesmo que seja apenas por um dia.
  • Competências de comunicação: não precisa de ser especialista em todas as matérias, mas precisa de saber comunicar, de seguir planos de aula e deixar notas para o professor regular. Terá de se expressar por palavras e por escrito durante todo o dia. Poderá demonstrar uma boa comunicação simplesmente pelo tom e profissionalismo da sua carta de apresentação.
  • Adaptabilidade: os professores substitutos têm de ser flexíveis. Nunca sabe onde vai parar e pode até ser chamado de um momento para o outro. Mostre ao diretor que é capaz de se adaptar a qualquer situação, mantendo-se positivo e eficaz no cargo.

Conclusões principais

Uma excelente carta de apresentação faz maravilhas no sentido de aumentar as suas hipóteses de conseguir um determinado cargo, mas deve certificar-se de que a adapta às especificidades da descrição do cargo.

Siga a estrutura organizacional de uma carta de apresentação confiável, para manter o interesse do recrutador do início ao fim e não deixe a formatação para depois. Preste atenção ao layout da página e utilize um modelo de carta de apresentação profissional se precisar de fazer tudo rapidamente.

Não se esqueça que estamos aqui para o ajudar e que, com as ferramentas e os guias especializados do Onlinecurriculo, pode criar uma carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos. Sem stress e com o mínimo de esforço.

Está na hora de conseguir aquela entrevista de emprego!

Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies