Uma boa liderança é crucial para o sucesso de qualquer empresa ou organização. Os gerentes orientados para os objetivos e capazes de motivar os funcionários podem ajudar a impulsionar uma empresa de várias formas.
Quer já tenha vasta experiência ou procure o seu primeiro cargo sénior, uma carta de apresentação profissional é uma das melhores formas de mostrar a um recrutador que é o tipo de candidato que procura.
Chegou agora o momento de criar uma carta de apresentação que distinga a sua candidatura das restantes.
Cara Sra. Botelho,
Ajudar os pais a fazer a melhor compra para os seus filhos é algo incrivelmente gratificante. As pessoas permanecem cerca de 30% mais de tempo na secção de bebé porque precisam de conselhos. Analisando os padrões de fluxo de clientes e os dados de vendas de produtos, calculo que, nos últimos treze anos, ajudei mais de meio milhão de pessoas.
São muitas conversas sobre bebés, que permitem um crescimento médio anual das vendas de 15%.
Ir a uma loja vale muito mais a pena do que fazer compras online. Este é o campo de batalha para qualquer comerciante que queira conquistar quota de mercado. Haverá sempre pais que precisam de ajuda com as suas compras. Quando estão consigo na loja, estão preparados para todo o tipo de compras adicionais.
Não problemas em persuadir as pessoas a comprarem melhores produtos.
Compreendo os desafios da venda em grande escala e gostaria de lhe falar sobre os meus prémios pela minha excelência operacional. O meu trabalho de promoção foi destacado na imprensa especializada – as soluções para os pais devem estar expostas.
A minha experiência comercial ser-me-á útil na KidMarché.
Superei sistematicamente os objetivos de rentabilidade. Melhor ano +22%.
A disponibilidade nas prateleiras foi em média de 99,3%, superando constantemente o orçamento.
Sucesso em promoções, com inúmeros exclusivos de fornecedores.
A capacidade de gerir equipas de vendas de diferentes dimensões ensinou-me o valor de um ambiente de trabalho coeso e orientado para os objetivos. Cada venda deve ser celebrada. Não consigo suportar trabalhar com pessoas que não se preocupam e tento garantir que a minha paixão seja o mais contagiante possível.
Tomei conhecimento da função por intermédio da sua chefe de departamento, Ana Frielas, pelo que conheço bem a cultura da sua empresa. Gostaria muito de ter a oportunidade de uma entrevista para conversarmos sobre a possibilidade de me integrar.
Cordialmente,
Graça Lobo
Secções de uma carta de apresentação para Gerente
O tempo investido na redação de uma excelente carta de apresentação terá um duplo retorno: primeiro irá ajudá-lo a conseguir o cargo; em segundo lugar, como a estrutura das cartas de apresentação se mantém inalterada entre cargos e setores, esta capacidade poderá ser-lhe útil para o resto da sua carreira.
Já deve ter reparado que o seu currículo não deixa grande margem para a personalidade ou para explicações, à exceção de algumas linhas de resumo do perfil. É aí que entra a sua carta de apresentação, um documento de 200 a 400 palavras, perfeito para expressar as suas experiências mais significativas e as suas maiores realizações.
Aqui ficam os principais componentes de uma carta de apresentação:
- Cabeçalho da carta de apresentação. O principal objetivo do cabeçalho da sua carta de apresentação é garantir que quem vai ler o documento saiba que ele pertence a si, podendo entrar em contacto caso queira marcar uma entrevista. Certifique-se de que inclui apenas os dados pessoais necessários, como o seu número de telefone, endereço de correio eletrónico e LinkedIn.
- Saudação. É uma das formas mais importantes de estabelecer uma ligação pessoal desde o início. Escolha a mais apropriada para o local de trabalho. "Caro", seguido da saudação correta e do apelido do leitor da carta, funciona em quase todas as situações, mas algumas empresas preferem uma comunicação mais informal, como "Olá" ou até um nome próprio. Em empresas de maior dimensão, a contratação é feita por uma equipa, sendo pouco provável que consiga saber exatamente quem vai ler a sua carta. Nesse caso opte por uma saudação geral com o nome da empresa, evitando o tão antiquado "A quem possa interessar".
- Introdução. É a cena de abertura, a oportunidade de captar a atenção, apresentando-se e partilhando o seu entusiasmo pelo cargo.
- Corpo da carta de apresentação. É o coração da sua carta. Mergulhe nas suas experiências, competências e realizações relevantes. Mostre como se alinham com as necessidades da empresa.
- Conclusão. Resuma as suas qualificações e manifeste o seu interesse na função, não se esquecendo de fazer um apelo à ação.
- Assinatura. Termine com uma despedida profissional, incluindo o seu nome.
Poderá ficar a saber mais sobre cada uma destas secções e obter dicas e exemplos de escrita no nosso guia geral sobre cartas de apresentação.
Personalize a sua carta de apresentação.
Uma carta de apresentação insípida não é suficiente perante uma concorrência feroz. Pesquise um pouco sobre o seu potencial empregador. Quais são os seus objetivos, a sua missão? O que pode aprender sobre a cultura e a organização interna do seu local de trabalho? O conhecimento sólido da empresa e das suas necessidades pode ajudá-lo a transmitir com eficácia as suas contribuições potenciais, caso consiga o cargo.
Se procura mais ideias antes de começar, consulte as nossas outras cartas de apresentação, como por exemplo a carta de apresentação de Executivo.
Introdução de uma carta de apresentação para Gerente
Os recrutadores são pessoas ocupadas. A introdução da sua carta de apresentação é a sua oportunidade de captar a sua atenção e aumentar as probabilidades de o leitor terminar de a ler. É uma boa ideia incluir o nome do cargo ao qual se está a candidatar, mas evite a todo o custo uma introdução monótona. Uma história interessante, um facto relevante ou uma afirmação empolgante são boas opções para criar uma carta de apresentação cativante e memorável.
Caro Sra. Botelho
Ajudar os pais a fazer a melhor compra para os seus filhos é uma carreira incrivelmente gratificante. As pessoas permanecem cerca de 30% mais tempo na secção de bebé porque precisam de conselhos. Analisando os padrões de fluxo de clientes e os dados de vendas de produtos, calculo que, nos últimos treze anos, ajudei mais de meio milhão de pessoas.
Boas!
Chamo-me Graça, venho por este meio candidatar-me à vaga que abriu recentemente na sua empresa como gerente. Trabalho na área das vendas há mais de 13 anos e creio ser uma boa candidata a esta posição.
Corpo da carta de apresentação para Gerente
O corpo da sua carta é o local onde poderá finalmente expor todas as suas realizações, competências e marcos que fazem de si uma excelente opção para o cargo. Evite ser presunçoso ou arrogante, mas não tenha vergonha de realçar os seus pontos fortes, uma vez que o objetivo desta secção é promover-se a si próprio.
Primeiro parágrafo do corpo – A sua aptidão para o cargo (competências e experiência
Para facilitar o processo de escrita, poderá dividir o corpo do texto em duas subsecções. Nesta primeira, poderá utilizar o método STAR para descrever uma Situação, a Tarefa necessária, a sua Ação e o Resultado positivo que conseguiu.
Explique como é que as suas habilidades e competências poderão beneficiar a empresa, quer seja aumentando a sua eficiência, melhorando os seus processos, ajudando ao crescimento das vendas e no desenvolvimento de equipas, entre imensas outras coisas que poderá referir.
Entre as competências de um bom gerente poderão incluir-se características como:
- Experiência em liderança e gestão de equipas
- Capacidade de planeamento estratégico e organizacional
- Capacidade de estabelecer um bom relacionamento com os clientes~
- Competência em gestão de projetos
- Boa gestão e organização do tempo
- Boa capacidade de comunicação, persuasão e argumentação
- Capacidade de resolução de problemas
Segundo parágrafo do corpo – Sintonia com a empresa
Nesta segunda parte do corpo da sua carta de apresentação, poderá desenvolver as suas competências de chefia e potenciais contribuições para o empregador, permitindo-lhe visualizar os benefícios que traria para a empresa.
Aproveite para desenvolver e demonstrar aqui o seu conhecimento sobre a empresa, realçando os motivos pelos quais tem interesse em fazer parte dela. Isso vai mostrar ao recrutador e à potencial entidade empregadora que está genuinamente interessado nesta oportunidade e que fez o seu trabalho de casa, pesquisando devidamente sobre a empresa.
Consulte a informação constante no anúncio de emprego bem como na página de LinkedIn ou na página da internet da própria empresa, de onde poderá retirar informações relativamente aos seus valores, à sua missão e objetivos. Tente estabelecer neste parágrafo uma ligação entre os valores da empresa e os seus, de forma a reforçar que poderá ser uma excelente adição e mais-valia para a empresa, pois tudo fará para que esta alcance as suas metas e objetivos.
São muitas conversas sobre bebés, que permitem um crescimento médio anual das vendas de 15%.
Ir a uma loja vale muito mais a pena do que fazer compras online. Este é o campo de batalha para qualquer comerciante que queira conquistar quota de mercado. Haverá sempre pais que precisam de ajuda com as suas compras. Quando estão consigo na loja, estão preparados para todo o tipo de compras adicionais.
Não problemas em persuadir as pessoas a comprarem melhores produtos.
Compreendo os desafios da venda em grande escala e gostaria de lhe falar sobre os meus prémios pela minha excelência operacional. O meu trabalho de promoção foi destacado na imprensa especializada – as soluções para os pais devem estar expostas.
A minha experiência comercial ser-me-á útil na KidMarché.
Superei sistematicamente os objetivos de rentabilidade. Melhor ano +22%.
A disponibilidade nas prateleiras foi em média de 99,3%, superando constantemente o orçamento.
Sucesso em promoções, com inúmeros exclusivos de fornecedores.
A capacidade de gerir equipas de vendas de diferentes dimensões ensinou-me o valor de um ambiente de trabalho coeso e orientado para os objetivos. Cada venda deve ser celebrada. Não consigo suportar trabalhar com pessoas que não se preocupam e tento garantir que a minha paixão seja o mais contagiante possível.
Apelo à ação e conclusão
Agora que referiu todos os seus pontos fortes, está na altura de terminar a carta com uma boa conclusão e assinatura. Para incentivar o recrutador a contactá-lo, tente criar um apelo à ação. Esta frase expressa o seu entusiasmo pelo cargo e convida o recrutador a entrar em contacto consigo. Também pode voltar a deixar aqui o seu número de telefone e e-mail, se o espaço o permitir.
Termine a carta com a assinatura apropriada, podendo escrever "Com os melhores cumprimentos", "Atenciosamente" ou mesmo "Obrigado" em situações menos formais.
Tomei conhecimento da função por intermédio da sua chefe de departamento, Ana Frielas, pelo que conheço bem a cultura da sua empresa. Gostaria muito de ter a oportunidade de uma entrevista para conversarmos sobre a possibilidade de me integrar.
Cordialmente,
Graça Lobo
Conclusões principais
Visto que os cargos de chefia são frequentemente mais bem pagos, implicam mais responsabilidades e lhe dão maior acesso a oportunidades de progressão, é compreensível que a concorrência seja elevada. Para conseguir o emprego dos seus sonhos e lançar-se no caminho para o sucesso, vai precisar de uma candidatura de destaque que realce os seus pontos fortes.
Felizmente, com a coleção de recursos do Onlinecurriculo, incluindo modelos gratuitos e a nossa ferramenta de criação de cartas de apresentação, poderá aprender as dicas e os truques para criar uma carta de apresentação que faça a sua candidatura brilhar.