1. Exemplos
  2. Gerente
Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Exemplo de Carta de Apresentação Gerente

Use este modelo de carta de apresentação Gerente para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Gerente em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.9
Avaliação média
60 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Gerente
Editar Esta Carta de Apresentação

Uma boa liderança é crucial para o sucesso de qualquer empresa ou organização. Os gerentes orientados para os objetivos e capazes de motivar os funcionários podem ajudar a impulsionar uma empresa de várias formas. 

Quer já tenha vasta experiência ou procure o seu primeiro cargo sénior, uma carta de apresentação profissional é uma das melhores formas de mostrar a um recrutador que é o tipo de candidato que procura.

Chegou agora o momento de criar uma carta de apresentação que distinga a sua candidatura das restantes.

Exemplo adaptável de carta de apresentação para Gerente

Cara Sra. Botelho,

Ajudar os pais a fazer a melhor compra para os seus filhos é algo incrivelmente gratificante. As pessoas permanecem cerca de 30% mais de tempo na secção de bebé porque precisam de conselhos. Analisando os padrões de fluxo de clientes e os dados de vendas de produtos, calculo que, nos últimos treze anos, ajudei mais de meio milhão de pessoas.

São muitas conversas sobre bebés, que permitem um crescimento médio anual das vendas de 15%.

Ir a uma loja vale muito mais a pena do que fazer compras online. Este é o campo de batalha para qualquer comerciante que queira conquistar quota de mercado. Haverá sempre pais que precisam de ajuda com as suas compras. Quando estão consigo na loja, estão preparados para todo o tipo de compras adicionais.

Não problemas em persuadir as pessoas a comprarem melhores produtos.

Compreendo os desafios da venda em grande escala e gostaria de lhe falar sobre os meus prémios pela minha excelência operacional. O meu trabalho de promoção foi destacado na imprensa especializada – as soluções para os pais devem estar expostas.

A minha experiência comercial ser-me-á útil na KidMarché.

Superei sistematicamente os objetivos de rentabilidade. Melhor ano +22%.

A disponibilidade nas prateleiras foi em média de 99,3%, superando constantemente o orçamento.

Sucesso em promoções, com inúmeros exclusivos de fornecedores.

A capacidade de gerir equipas de vendas de diferentes dimensões ensinou-me o valor de um ambiente de trabalho coeso e orientado para os objetivos. Cada venda deve ser celebrada. Não consigo suportar trabalhar com pessoas que não se preocupam e tento garantir que a minha paixão seja o mais contagiante possível.

Tomei conhecimento da função por intermédio da sua chefe de departamento, Ana Frielas, pelo que conheço bem a cultura da sua empresa. Gostaria muito de ter a oportunidade de uma entrevista para conversarmos sobre a possibilidade de me integrar.

Cordialmente, 

Graça Lobo

Copiado!

Secções de uma carta de apresentação para Gerente

O tempo investido na redação de uma excelente carta de apresentação terá um duplo retorno: primeiro irá ajudá-lo a conseguir o cargo; em segundo lugar, como a estrutura das cartas de apresentação se mantém inalterada entre cargos e setores, esta capacidade poderá ser-lhe útil para o resto da sua carreira.

Já deve ter reparado que o seu currículo não deixa grande margem para a personalidade ou para explicações, à exceção de algumas linhas de resumo do perfil. É aí que entra a sua carta de apresentação, um documento de 200 a 400 palavras, perfeito para expressar as suas experiências mais significativas e as suas maiores realizações. 

Aqui ficam os principais componentes de uma carta de apresentação:

  1. Cabeçalho da carta de apresentação. O principal objetivo do cabeçalho da sua carta de apresentação é garantir que quem vai ler o documento saiba que ele pertence a si, podendo entrar em contacto caso queira marcar uma entrevista. Certifique-se de que inclui apenas os dados pessoais necessários, como o seu número de telefone, endereço de correio eletrónico e LinkedIn.
  2. Saudação. É uma das formas mais importantes de estabelecer uma ligação pessoal desde o início. Escolha a mais apropriada para o local de trabalho. "Caro", seguido da saudação correta e do apelido do leitor da carta, funciona em quase todas as situações, mas algumas empresas preferem uma comunicação mais informal, como "Olá" ou até um nome próprio. Em empresas de maior dimensão, a contratação é feita por uma equipa, sendo pouco provável que consiga saber exatamente quem vai ler a sua carta. Nesse caso opte por uma saudação geral com o nome da empresa, evitando o tão antiquado "A quem possa interessar".
  3. Introdução. É a cena de abertura, a oportunidade de captar a atenção, apresentando-se e partilhando o seu entusiasmo pelo cargo.
  4. Corpo da carta de apresentação. É o coração da sua carta. Mergulhe nas suas experiências, competências e realizações relevantes. Mostre como se alinham com as necessidades da empresa.
  5. Conclusão. Resuma as suas qualificações e manifeste o seu interesse na função, não se esquecendo de fazer um apelo à ação.
  6. Assinatura. Termine com uma despedida profissional, incluindo o seu nome.

Poderá ficar a saber mais sobre cada uma destas secções e obter dicas e exemplos de escrita no nosso guia geral sobre cartas de apresentação.

Dica profissional

Personalize a sua carta de apresentação.

Uma carta de apresentação insípida não é suficiente perante uma concorrência feroz. Pesquise um pouco sobre o seu potencial empregador. Quais são os seus objetivos, a sua missão? O que pode aprender sobre a cultura e a organização interna do seu local de trabalho? O conhecimento sólido da empresa e das suas necessidades pode ajudá-lo a transmitir com eficácia as suas contribuições potenciais, caso consiga o cargo.

Se procura mais ideias antes de começar, consulte as nossas outras cartas de apresentação, como por exemplo a carta de apresentação de Executivo.

Introdução de uma carta de apresentação para Gerente

Os recrutadores são pessoas ocupadas. A introdução da sua carta de apresentação é a sua oportunidade de captar a sua atenção e aumentar as probabilidades de o leitor terminar de a ler. É uma boa ideia incluir o nome do cargo ao qual se está a candidatar, mas evite a todo o custo uma introdução monótona. Uma história interessante, um facto relevante ou uma afirmação empolgante são boas opções para criar uma carta de apresentação cativante e memorável.

Faça

Caro Sra. Botelho

Ajudar os pais a fazer a melhor compra para os seus filhos é uma carreira incrivelmente gratificante. As pessoas permanecem cerca de 30% mais tempo na secção de bebé porque precisam de conselhos. Analisando os padrões de fluxo de clientes e os dados de vendas de produtos, calculo que, nos últimos treze anos, ajudei mais de meio milhão de pessoas.

Não faça

Boas!

Chamo-me Graça, venho por este meio candidatar-me à vaga que abriu recentemente na sua empresa como gerente. Trabalho na área das vendas há mais de 13 anos e creio ser uma boa candidata a esta posição.

Corpo da carta de apresentação para Gerente

O corpo da sua carta é o local onde poderá finalmente expor todas as suas realizações, competências e marcos que fazem de si uma excelente opção para o cargo. Evite ser presunçoso ou arrogante, mas não tenha vergonha de realçar os seus pontos fortes, uma vez que o objetivo desta secção é promover-se a si próprio. 

Primeiro parágrafo do corpo – A sua aptidão para o cargo (competências e experiência 

Para facilitar o processo de escrita, poderá dividir o corpo do texto em duas subsecções. Nesta primeira, poderá utilizar o método STAR para descrever uma Situação, a Tarefa necessária, a sua Ação e o Resultado positivo que conseguiu.

Explique como é que as suas habilidades e competências poderão beneficiar a empresa, quer seja aumentando a sua eficiência, melhorando os seus processos, ajudando ao crescimento das vendas e no desenvolvimento de equipas, entre imensas outras coisas que poderá referir.

Entre as competências de um bom gerente poderão incluir-se características como:

  • Experiência em liderança e gestão de equipas
  • Capacidade de planeamento estratégico e organizacional
  • Capacidade de estabelecer um bom relacionamento com os clientes~
  • Competência em gestão de projetos
  • Boa gestão e organização do tempo
  • Boa capacidade de comunicação, persuasão e argumentação
  • Capacidade de resolução de problemas

Segundo parágrafo do corpo – Sintonia com a empresa

Nesta segunda parte do corpo da sua carta de apresentação, poderá desenvolver as suas competências de chefia e potenciais contribuições para o empregador, permitindo-lhe visualizar os benefícios que traria para a empresa.

Aproveite para desenvolver e demonstrar aqui o seu conhecimento sobre a empresa, realçando os motivos pelos quais tem interesse em fazer parte dela. Isso vai mostrar ao recrutador e à potencial entidade empregadora que está genuinamente interessado nesta oportunidade e que fez o seu trabalho de casa, pesquisando devidamente sobre a empresa.

Consulte a informação constante no anúncio de emprego bem como na página de LinkedIn ou na página da internet da própria empresa, de onde poderá retirar informações relativamente aos seus valores, à sua missão e objetivos. Tente estabelecer neste parágrafo uma ligação entre os valores da empresa e os seus, de forma a reforçar que poderá ser uma excelente adição e mais-valia para a empresa, pois tudo fará para que esta alcance as suas metas e objetivos.

Exemplo adaptável da parte intermédia da carta de apresentação

São muitas conversas sobre bebés, que permitem um crescimento médio anual das vendas de 15%.

Ir a uma loja vale muito mais a pena do que fazer compras online. Este é o campo de batalha para qualquer comerciante que queira conquistar quota de mercado. Haverá sempre pais que precisam de ajuda com as suas compras. Quando estão consigo na loja, estão preparados para todo o tipo de compras adicionais.

Não problemas em persuadir as pessoas a comprarem melhores produtos.

Compreendo os desafios da venda em grande escala e gostaria de lhe falar sobre os meus prémios pela minha excelência operacional. O meu trabalho de promoção foi destacado na imprensa especializada – as soluções para os pais devem estar expostas.

A minha experiência comercial ser-me-á útil na KidMarché.

Superei sistematicamente os objetivos de rentabilidade. Melhor ano +22%.

A disponibilidade nas prateleiras foi em média de 99,3%, superando constantemente o orçamento.

Sucesso em promoções, com inúmeros exclusivos de fornecedores.

A capacidade de gerir equipas de vendas de diferentes dimensões ensinou-me o valor de um ambiente de trabalho coeso e orientado para os objetivos. Cada venda deve ser celebrada. Não consigo suportar trabalhar com pessoas que não se preocupam e tento garantir que a minha paixão seja o mais contagiante possível.

Copiado!

Apelo à ação e conclusão

Agora que referiu todos os seus pontos fortes, está na altura de terminar a carta com uma boa conclusão e assinatura. Para incentivar o recrutador a contactá-lo, tente criar um apelo à ação. Esta frase expressa o seu entusiasmo pelo cargo e convida o recrutador a entrar em contacto consigo. Também pode voltar a deixar aqui o seu número de telefone e e-mail, se o espaço o permitir.

Termine a carta com a assinatura apropriada, podendo escrever "Com os melhores cumprimentos", "Atenciosamente" ou mesmo "Obrigado" em situações menos formais.

Exemplo adaptável da conclusão e assinatura da carta de apresentação

Tomei conhecimento da função por intermédio da sua chefe de departamento, Ana Frielas, pelo que conheço bem a cultura da sua empresa. Gostaria muito de ter a oportunidade de uma entrevista para conversarmos sobre a possibilidade de me integrar.

Cordialmente, 

Graça Lobo

Copiado!

Conclusões principais

Visto que os cargos de chefia são frequentemente mais bem pagos, implicam mais responsabilidades e lhe dão maior acesso a oportunidades de progressão, é compreensível que a concorrência seja elevada. Para conseguir o emprego dos seus sonhos e lançar-se no caminho para o sucesso, vai precisar de uma candidatura de destaque que realce os seus pontos fortes.

Felizmente, com a coleção de recursos do Onlinecurriculo, incluindo modelos gratuitos e a nossa ferramenta de criação de cartas de apresentação, poderá aprender as dicas e os truques para criar uma carta de apresentação que faça a sua candidatura brilhar.

Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies