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Karl KahlerTania Martins
Escrito por Karl Kahler, Tania Martins

Exemplo de currículo Assistente Contabilidade e Guia de escrita

A oferta de cargos na área contabilidade nunca parou de aumentar, e este guia apresenta dicas essenciais para elaborar um currículo eficaz para Assistente de Contabilidade. Explica as secções principais, as competências mais valorizadas e as melhores práticas para destacar a experiência e as qualificações. Ideal para quem procura oportunidades na área contabilística, garantindo um documento claro, profissional e apelativo para recrutadores.
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Exemplo de currículo Assistente Contabilidade e Guia de escrita
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Como assistente de contabilidade tem uma mente bem organizada, um bom domínio dos temas da sua área e, esperamos, algumas competências pessoais que o ajudam a lidar com o seu chefe e os seus clientes. Todas estas competências vão ser-lhe úteis para preparar o melhor currículo para assistente de contabilidade.

Este guia de redação e o exemplo de currículo correspondente proporcionam uma visão abrangente de como construir um currículo para conseguir um emprego como assistente de contabilidade. 

Como redigir um currículo de assistente de contabilidade

O primeiro requisito de um currículo de assistente de contabilidade é o de convencer o destinatário das suas competências. Tem a experiência, a formação escolar, a paixão, as competências pessoais e sabe dividir 168 por 12 de cabeça.

Regra geral, o seu currículo deve ter apenas uma página, incluindo as seguintes secções:

  • Cabeçalho com informação de contacto
  • Resumo/perfil
  • Histórico profissional
  • Formação académica
  • Competências
Dica profissional

Domine o ATS

Os Sistemas de Seguimento de Candidatos (ATS) são programas de software que as grandes entidades empregadoras utilizam para filtrar currículos de acordo com a sua relevância para um determinado cargo. Os empregadores começam por introduzir palavras-chave nestes sistemas descrevendo as qualificações que procuram. Seguidamente, à medida que os currículos vão chegando, são alimentados neste sistema, que os classifica de acordo com a forma como o candidato parece corresponder às necessidades da entidade empregadora.

A má notícia é que, se a sua classificação no ATS for muito baixa, o seu currículo pode ser rejeitado sem qualquer revisão humana. Mas se estudar atentamente um anúncio de emprego e fizer com que o seu currículo corresponda aos requisitos da empresa, é provável que chegue ao topo da pilha.

Esta é uma das razões pelas quais os currículos devem ser personalizados para cada candidatura de emprego. Estude o seu público-alvo e adapte o seu currículo em conformidade.

Escolher o melhor formato de currículo para assistente de contabilidade

O formato de currículo mais popular é, de longe, o cronológico inverso, no qual o histórico profissional é apresentado com o último emprego em primeiro lugar e o primeiro emprego em último. Se teve um percurso profissional mais ou menos tradicional, é provável que tenha passado de empregos de iniciação para empregos de nível superior, pelo que o formato cronológico inverso lhe permite destacar em primeiro lugar os seus cargos mais impressionantes.

Outra opção é o formato de currículo funcional, no qual os empregos anteriores são listados não por data, mas por área ou por tipo de projeto. Este formato é frequentemente útil para freelancers e prestadores de serviços que não têm um longo histórico profissional com outros empregadores. 

Dica profissional

Para mais dicas de redação e formatação, consulte os nossos exemplos de currículos relacionados, incluindo o nosso exemplo de currículo de contabilista, bancário e consultor.

Inclua as suas informações de contacto

O cabeçalho do currículo seve para transmitir informações cruciais sobre como entrar em contacto consigo, mas serve também como elemento de design que torna a sua página mais profissional, devendo incluir as seguintes informações:

  • Nome e cargo: inclua o primeiro e último nome, juntamente com a função à qual pretende candidatar-se (assistente de contabilidade)
  • Endereço de correio eletrónico: use um formato simples e profissional, por exemplo [email protected]
  • Número de telefone
  • Localização: indique a cidade e país onde mora
  • Opcional: a sua fotografia e talvez a sua página do LinkedIn ou outras ligações relevantes

Tire partido da secção do resumo

O resumo, também conhecido como perfil, é uma secção cuidadosamente escrita por baixo do cabeçalho, na qual são apresentadas as suas principais qualificações como assistente de contabilidade. 

Esta secção centra-se normalmente na sua experiência profissional, mas se tiver pouca ou nenhuma experiência, pode destacar a sua escolaridade e formação. Destaque os principais aspetos da sua experiência e das competências que fazem de si um excelente candidato. Em baixo, encontra o resumo do nosso exemplo de currículo de assistente de contabilidade.

Exemplo de resumo adaptável de currículo

Assistente de contabilidade dedicado e competente, capaz de prestar assistência administrativa ideal aos departamentos de contabilidade. Comprometido na resolução eficaz de problemas e membro entusiasta da equipa.

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Descreva a sua experiência profissional como assistente de contabilidade

O que fez ultimamente? Enumere aqui um máximo de 10 anos de experiência profissional relevante, indicando as empresas onde trabalhou, a sua localização, o seu cargo e os anos em que trabalhou.

Para cada uma destas entidades empregadoras, enumere em pontos os seus principais deveres, realizações e marcos importantes. Seja específico, utilizando factos e números sempre que possível. 

Não tem de enumerar todos os empregos que já teve. Mas se teve um emprego fora da área da contabilidade que lhe permitiu adquirir excelentes capacidades de atendimento ao cliente, isso é relevante. Lembre-se também de incluir quaisquer estágios ou mesmo trabalho voluntário que sejam relevantes para a sua área. Abaixo, encontrará a secção do histórico de emprego do nosso exemplo adaptável de currículo.

Exemplo de histórico profissional adaptável

Assistente de contabilidade em Serviços TOCExcel, Leiria 
Janeiro 2020 - Presente

  • Realização cuidadosa e precisa de uma variedade de tarefas de contabilidade, registo contabilístico e administrativas. Gestão de registos financeiros atualizados, preparação de relatórios e verificação de extratos bancários.
  • Realização de procedimentos contabilísticos e utilização de programas de software de contabilidade para processar transações comerciais.
  • Preparação de depósitos bancários, lançamentos no livro-razão e extratos.
  • Introdução de informação fundamental sobre transações financeiras no software.

 

Assistente de contabilidade em tempo parcial em Ocidental Financeira, Leiria 
Julho 2018 - Novembro 2020 

  • Apoio à equipa, auxiliando com sucesso nas tarefas de contabilidade.
  • Introdução de transações financeiras em bases de dados online.
  • Verificação e atualização de folhas de cálculo.
  • Preparação de relatórios financeiros.
  • Utilização eficiente de vários tipos de software de contabilidade.
  • Revisão e encaminhamento eletrónico de faturas para aprovação.
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Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente assistente de contabilidade

Inclua sempre uma lista das suas competências relacionadas com o emprego no seu currículo. Regra geral, deve incluir uma lista de competências profissionais e de competências pessoais. As competências profissionais são as capacidades técnicas necessárias para fazer o seu trabalho, como o conhecimento de software de contabilidade. As competências pessoais são as “competências humanas”, como o atendimento ao cliente.

Faça uma lista geral dos talentos que possui e que são relevantes para a sua área. Em seguida, ao responder a anúncios de emprego, leia-os atentamente para descobrir quais os talentos mais procurados. Quanto mais o seu currículo corresponder aos requisitos do empregador, maior será a probabilidade de se adequar a esse emprego. Veja aqui a secção de competências do nosso exemplo adaptável de currículo.

Exemplo adaptável da secção de competências
  • Contabilidade financeira
  • Software de contabilidade
  • Introdução de dados
  • Multi-tarefas
  • Excelente comunicação
  • MS Excel
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Especifique a sua formação académica e as certificações de assistente de contabilidade relevantes 

Pode tornar-se assistente de contabilidade apenas com um certificado do ensino secundário, por isso não se preocupe muito por não ter aprendido latim. No entanto, inclua uma secção no seu currículo que enumere as suas habilitações literárias, com o curso mais elevado em primeiro lugar. 

Se teve uma média de notas impressionante, ganhou prémios académicos ou foi reconhecido com outras distinções, não hesite em mencioná-lo aqui em pontos por baixo de cada estabelecimento de ensino. Veja o nosso exemplo de currículo abaixo.

Exemplo adaptável de formação num currículo

Licenciatura em Contabilidade, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria 
Agosto 2015 - Maio 2019

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Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo de assistente de contabilidade 

A aparência não é tudo, mas uma boa apresentação é importante num currículo. Mesmo que tenha escrito o currículo perfeito, não vai querer apresentá-lo com uma estrutura e um design desagradáveis, inacessíveis e difíceis de ler. 

Utilize um tipo de letra com aspeto profissional, nada vanguardista ou difícil de ler, com um tamanho de letra entre 10 e 12 pontos, suficientemente grande para ler, mas não tão grande que pareça que está a escrever um livro infantil. Não reduza o tamanho do tipo de letra para menos de 10 pontos apenas para fazer caber um currículo extenso numa página.

Utilize margens de 2,5cm na parte superior, inferior, esquerda e direita, utilize uma quantidade adequada de espaço em branco e tente criar uma página equilibrada, em que todos os elementos estejam distribuídos de forma agradável à vista. 

Exemplo de currículo em texto para assistente de contabilidade

Exemplo completo de currículo adaptável

Perfil

Assistente de contabilidade dedicado e competente, capaz de prestar assistência administrativa ideal aos departamentos de contabilidade. Comprometido na resolução eficaz de problemas e membro entusiasta da equipa.


Histórico de Atividade

Assistente de contabilidade em Serviços TOCExcel, Leiria 
Janeiro 2020 - Presente

  • Realização cuidadosa e precisa de uma variedade de tarefas de contabilidade, registo contabilístico e administrativas. Gestão de registos financeiros atualizados, preparação de relatórios e verificação de extratos bancários.
  • Realização de procedimentos contabilísticos e utilização de programas de software de contabilidade para processar transações comerciais.
  • Preparação de depósitos bancários, lançamentos no livro-razão e extratos.
  • Introdução de informação fundamental sobre transações financeiras no software.

 

Assistente de contabilidade em tempo parcial em Ocidental Financeira, Leiria 
Julho 2018 - Novembro 2020 

  • Apoio à equipa, auxiliando com sucesso nas tarefas de contabilidade.
  • Introdução de transações financeiras em bases de dados online.
  • Verificação e atualização de folhas de cálculo.
  • Preparação de relatórios financeiros.
  • Utilização eficiente de vários tipos de software de contabilidade.
  • Revisão e encaminhamento eletrónico de faturas para aprovação.


Competências

  • Contabilidade financeira
  • Software de contabilidade
  • Introdução de dados
  • Multi-tarefas
  • Excelente comunicação
  • MS Excel


Formação

Licenciatura em Contabilidade, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria 
Agosto 2015 - Maio 2019

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A melhor forma de garantir que o seu currículo está bem concebido é utilizar um modelo de currículo profissional, que possa adaptar rapidamente à sua própria experiência.

O Onlinecurriculo é um fornecedor global líder de exemplos de currículos e guias de escrita, pelo que se tiver dúvidas sobre como concorrer a qualquer emprego, veio ao sítio certo.

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