O mundo dos serviços financeiros sempre foi uma carreira lucrativa, e a atual economia global e interligada torna isso mais evidente do que nunca. Se é especialista na área da banca ou pretende ser, um currículo excelente é a chave para conseguir um emprego de topo com um ótimo salário, benefícios e um bom ambiente de trabalho.
Como redigir um currículo de bancário
Todos os currículos, independentemente da profissão, contêm estes componentes, limitados a uma única página.
- Cabeçalho
- Resumo
- Secção do histórico profissional
- Secção de formação académica
- Secção de competências
Leia muito bem a descrição da oferta de emprego e personalize cada currículo que envia à empresa à qual está a candidatar-se. Lembre-se que os erros ortográficos, gramaticais ou de pontuação são inaceitáveis, e os recrutadores consideram que o primeiro motivo pelo qual os currículos são rejeitados é o mau português. Se o português não for o seu forte, recorra a um revisor especializado para corrigir o seu trabalho antes de arruinar as suas oportunidades.
Otimize o currículo para os ATS
Muitas entidades empregadoras utilizam um sistema eletrónico de seguimento de candidatos (ATS) para filtrar os currículos de acordo com as competências profissionais que procuram. Se essas competências profissionais, muitas vezes palavras-chave, não estiverem presentes no seu currículo, este pode ser imediatamente rejeitado, nunca sendo lido por um recrutador.
A melhor forma de lidar com a questão do ATS é analisar a publicação de oferta de emprego da empresa-alvo ou outro texto relevante constante da sua página da Internet para determinar quais as competências e qualidades que a entidade empregadora procura realmente.
Por exemplo, o anúncio de emprego para bancário poderá conter os seguintes requisitos, sendo que será uma boa ideia incluí-los ao longo do seu currículo:
- "Mais de 10 anos de experiência"
- "Forte capacidade de comunicação"
- Compreensão das políticas de branqueamento de capitais
- Utilização de Excel, Work e Microsoft Office para tarefas administrativas
Escolher o melhor formato de currículo para bancário
O formato de currículo cronológico, usado com mais frequência, é também o mais recomendado para os bancários ou para qualquer pessoa cujo percurso profissional tenha seguido uma sucessão de cargos, sendo o formato mais simples para organizar os pontos altos do seu histórico profissional.
Existem outros formatos de currículo, como o funcional ou o híbrido, que podem ser adequados para quem procura emprego e pretende destacar competências especializadas ou transferíveis, em vez de destacar os empregadores.
Inclua as suas informações de contacto
Não subestime a importância de um cabeçalho de currículo distinto, idealmente igual ao da sua carta de apresentação, para que ambos combinem.
Não se esqueça de incluir:
- Nome e profissão/cargo: primeiro e último nome, juntamente com a função à qual pretende candidatar-se (título do cargo)
- Endereço de correio eletrónico profissional: use um formato simples e profissional, por exemplo [email protected]
- Número de telefone
- Localização: indique a cidade e país onde mora
- Opcional: a sua página do LinkedIn ou outras ligações relevantes
O cabeçalho diferencia a sua candidatura de emprego de todas as outras, como se fosse a sua marca visual. Chama a atenção do leitor para o local da página onde o seu nome, profissão e informações de contacto são apresentados de forma proeminente. Será mais fácil para os recrutadores voltarem a esta secção quando quiserem entrar em contacto consigo para uma entrevista.
Tire partido da secção do resumo
Provavelmente conhece o termo "discurso de elevador". Entra num elevador com alguém que pretende influenciar e tem de o fazer antes de essa pessoa sair. Breve, mas convincente, sem desperdiçar palavras: esta é também a intenção de um resumo de currículo. É a sua primeira e melhor oportunidade de comunicar aos potenciais empregadores as suas aptidões e interesses, devendo transmitir confiança, competência e profissionalismo.
Lembre-se também que um currículo não é um documento universal; a redação deve ser adaptada aos requisitos e necessidades de cada potencial entidade empregadora. Embora haja pouco espaço para a flexibilidade no seu histórico profissional ou de formação académica, o perfil tem mais margem de manobra. Se é especialista em bitcoin, mas isso é irrelevante para o emprego que procura, talvez seja melhor não o mencionar e, em vez disso, sublinhar algo que o empregador esteja realmente à procura.
Bancária reconhecida pelos colegas, com 15 anos de experiência e dedicação no atendimento ao cliente. Excelente capacidade de análise e conhecimento das transações bancárias e processos de crédito e de empréstimos. Empenhada em melhorar continuamente as competências e conhecimentos bancários. Membro forte de uma equipa, com capacidade de trabalhar de forma independente, mas também em colaboração com colegas de trabalho.
Descreva a sua experiência profissional como bancário: mostre que não tem estado “no banco”
Qualquer pessoa que já se tenha candidatado a um emprego sabe o valor mágico da palavra "experiência". A menos que se esteja a voluntariar para a primeira missão a Marte, provavelmente ser-lhe-á perguntado se já fez isso antes. Apresente uma lista dos seus empregadores e descreva o que realizou em cada um deles, utilizando verbos de ação fortes e sendo o mais específico possível.
Se o seu histórico profissional não for muito impressionante, mencione estágios ou trabalho voluntário relevantes.
Por outro lado, se um emprego fora da banca lhe proporcionou conhecimentos que podem ser úteis, seja criativo ao descrever como. Por exemplo:
- Trabalhei no departamento financeiro de uma empresa de logística, lidando com créditos, planeamento financeiro, gestão e orçamentos.
- Fiz a gestão da folha de pagamentos mensal, bem como a auditoria de todos os registos contabilísticos da empresa
Bancária em PCN Bank, Coimbra
Junho 2010 - Presente
- Garanti sempre o mais alto nível de assistência ao cliente.
- Agraciada com o prémio de Bancário do Ano em 2013 e em 2017.
- Procedi à gestão eficaz das carteiras de clientes e prestava aconselhamento sobre investimentos.
- Realizei avaliações de risco e estudei as tendências do mercado.
- Analisei pedidos de crédito e processei-os de acordo com as melhores práticas.
- Dei formação e apoio a 18 novos membros da equipa.
Bancária em Banco MMM, Coimbra
Setembro 2007 - Maio 2010
- Membro dedicado da equipa da MMM, trabalhando sempre para manter a reputação da empresa e o sucesso da sucursal.
- Procedi à revisão e processamento de pedidos individuais de empréstimo e de crédito.
- Fornecia aos clientes informações sobre novos produtos e campanhas.
- Aumentei as vendas de produtos do banco em 40% nos meus primeiros dois anos.
- Aumentei em 30% o número de novos clientes em 2008 e em 45% em 2009.
- Tratamento de transações em dinheiro com rigor e precisão.
- Orientava os clientes sobre planos de poupança.
Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente bancário
Todos os currículos devem incluir uma breve secção que destaque as competências do candidato que sejam essenciais para o posto de trabalho. Estas podem incluir competências técnicas e profissionais, mas também competências pessoais como a comunicação, o trabalho em equipa e o atendimento ao cliente.
A secção de competências é também um excelente local para mencionar qualquer qualificação relevante que não tenha mencionado no seu perfil, histórico profissional ou formação. Comece por fazer um levantamento de tudo aquilo em que é bom, mesmo que, à partida, não ache que seja relevante. De seguida analise a sua lista e reduza-a, abordando os pontos importantes para a empresa à qual se candidata.
Inspire-se nesta pequena lista de competências, que deverá incluir ao longo do seu currículo:
- Capacidade de comunicação
- Capacidade de resolução de problemas
- Atendimento ao cliente
- Competências matemáticas
- Trabalho em equipa
- Organização e gestão do tempo
- Liderança e gestão de equipas
- Planeamento Financeiro
- Conhecimentos de Software
- Bancário
- Atendimento ao Cliente
- Conhecimento do mercado
- Avaliação de riscos
- Resolução de problemas
Especifique a sua formação académica e certificações relevantes para o cargo de bancário
As carreiras no setor da banca exigem geralmente uma licenciatura, embora um mestrado numa área relevante como gestão, finanças, economia ou contabilidade possa dar-lhe uma grande vantagem e seja frequentemente necessária para os cargos mais competitivos. Poderá também mencionar a sua média, a sua participação numa associação universitária de prestígio ou outras distinções académicas.
Existem no mercado certificações avançadas neste domínio, que podem melhorar as suas probabilidades de emprego e/ou de promoção. Se frequentou algum curso e tem certificação específica, é sempre bom mencioná-lo.
Licenciatura em Ciências Económicas, Universidade de Coimbra em Coimbra
Agosto 2002 - Maio 2006
Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo de bancário
A banca é um dos sectores mais conservadores do mundo, o que se reflete nas normas de vestuário e de apresentação. O seu currículo também deve ser simples, profissional e sem floreados ou decoração excessiva. Um currículo de uma página é o ideal, permitindo que os recrutadores analisem rapidamente as suas qualificações e competências essenciais.
E não deve ter quaisquer erros que possam ser introduzidos por formatos que não sejam PDF, que podem parecer bem no seu ecrã, mas totalmente diferentes no computador do recrutador.
Perfil
Bancária reconhecida pelos colegas, com 15 anos de experiência e dedicação no atendimento ao cliente. Excelente capacidade de análise e conhecimento das transações bancárias e processos de crédito e de empréstimos. Empenhada em melhorar continuamente as competências e conhecimentos bancários. Membro forte de uma equipa, com capacidade de trabalhar de forma independente, mas também em colaboração com colegas de trabalho.
Histórico profissional
Bancária em PCN Bank, Coimbra
Junho 2010 - Presente
- Garanti sempre o mais alto nível de assistência ao cliente.
- Agraciada com o prémio de Bancário do Ano em 2013 e em 2017.
- Procedi à gestão eficaz das carteiras de clientes e prestava aconselhamento sobre investimentos.
- Realizei avaliações de risco e estudei as tendências do mercado.
- Analisei pedidos de crédito e processei-os de acordo com as melhores práticas.
- Dei formação e apoio a 18 novos membros da equipa.
Bancária em Banco MMM, Coimbra
Setembro 2007 - Maio 2010
- Membro dedicado da equipa da MMM, trabalhando sempre para manter a reputação da empresa e o sucesso da sucursal.
- Procedi à revisão e processamento de pedidos individuais de empréstimo e de crédito.
- Fornecia aos clientes informações sobre novos produtos e campanhas.
- Aumentei as vendas de produtos do banco em 40% nos meus primeiros dois anos.
- Aumentei em 30% o número de novos clientes em 2008 e em 45% em 2009.
- Tratamento de transações em dinheiro com rigor e precisão.
- Orientava os clientes sobre planos de poupança.
Competências
- Planeamento Financeiro
- Conhecimentos de Software
- Bancário
- Atendimento ao Cliente
- Conhecimento do mercado
- Avaliação de riscos
- Resolução de problemas
Formação e certificações
Licenciatura em Ciências Económicas, Universidade de Coimbra em Coimbra
Agosto 2002 - Maio 2006
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