1. Exemplos de currículos
  2. Assistente de Recursos Humanos
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo Assistente de Recursos Humanos e Guia de escrita

A procura do seu primeiro emprego depois da escola ou de um novo emprego numa nova área profissional é empolgante, mas também um pouco assustadora. Quer apresentar-se da melhor forma possível, mas nunca trabalhou em recursos humanos antes. Não faz mal! Tem mais para oferecer do que imagina e o Onlinecurriculo está aqui para ajudar.
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Exemplo de currículo Assistente de Recursos Humanos e Guia de escrita
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Neste primeiro emprego na área de recursos humanos irá aprender tudo sobre o departamento. Provavelmente, vai começar com a divertida tarefa de dizer às outras pessoas que conseguiram o emprego! Claro que o reverso da medalha é avisar os outros candidatos que não foram selecionados. Outras responsabilidades poderão incluir:

  • Pré-seleção de candidatos
  • Processar novas contratações
  • Coordenar a orientação dessas contratações
  • Atualizar ficheiros informáticos e registos pessoais.
  • Manter registos das remunerações e subsídios.

Todas estas tarefas dependem da dimensão da empresa e da dimensão do próprio departamento de RH.

Como redigir um currículo de assistente de recursos humanos

Se pretende trabalhar na área dos recursos humanos, deve saber o que os departamentos de recursos humanos pretendem e seguir essa orientação. Aplique a norma e desenvolva os seguintes componentes para o seu currículo:

  • O cabeçalho
  • O resumo
  • O histórico profissional
  • As competências
  • A formação
Dica profissional

Otimize o currículo para os ATS

ATS significa Applicant Tracking Systems (Sistemas de Seguimento de Candidatos). Os algoritmos examinam os currículos à procura de palavras-chave, geralmente coincidindo com a descrição do cargo, e classificam-nos pela inclusão dessas palavras-chave. Apenas os currículos mais bem classificados são analisados pela equipa de contratação humana, sendo os restantes eliminados. 

 Incorpore dinamicamente o maior número possível dos mesmos substantivos, verbos e modificadores no texto do seu currículo.

Deixe-nos encaminhá-lo para o seu emprego de sonho na área dos recursos humanos!

Escolher o melhor formato de currículo para assistente de recursos humanos

Mais uma vez, como profissional de RH, precisa de mostrar aos outros profissionais de recursos humanos que sabe o que eles querem. O formato de currículo cronológico inverso é o mais popular entre os recrutadores. Este formato facilita a visualização do que os candidatos realizaram recentemente. 

Como candidato a um emprego de nível inicial, poderá considerar os outros formatos de currículo que sugerimos como alternativas cronológicas ou híbridas.

Inclua as suas informações de contacto

O seu cabeçalho é o cartão de visita do seu currículo de assistente de recursos humanos. Torne as suas informações de contacto acessíveis, profissionais e legíveis.

  • Nome completo e título. Indique o seu primeiro e último nome.
  • Endereço de e-mail profissional. Utilize um formato simples. Não utilize o e-mail do seu trabalho atual.
  • Número de telefone. Forneça um número que permita contactá-lo facilmente.
  • Localização. Indique apenas a sua cidade e o seu distrito. A indicação da sua morada expõe desnecessariamente as suas informações pessoais.
  • LinkedIn. Se o seu perfil do LinkedIn estiver ativo e for relevante, inclua-o aqui.

Não inclua:

  • Data de nascimento: Não é necessária e pode levar à discriminação com base na idade.
  • Dados pessoais: Estado civil, número de segurança social, número de passaporte, etc.
Faça
  • José Serra
  • Assistente de Recursos Humanos
  • [email protected]
  • 212 345 678
  • Lisboa
  • www.linkedin.com/jserraaa
Não faça
  • José Serra
  • Assistente de Recursos Humanos
  • [email protected]
  • 212 345 678
  • 466 Rua das Andorinhas
  • Lisboa, 1000-004
  • www.linkedin.com/jserraaa

Tire partido da secção de resumo: seja convincente

A primeira ideia a reter é que quando conseguir o seu primeiro emprego como assistente de recursos humanos, poderá ter de analisar os currículos de outros candidatos. Portanto, é importante que mostre imediatamente aos responsáveis pelos recursos humanos que sabe o que é um bom currículo, criando o seu próprio. O resumo/perfil é o local ideal para o fazer.

Como não tem muita experiência na área, o seu resumo deve ser convincente. Os responsáveis pelos recursos humanos sabem que, como funcionário iniciante não terá muita experiência, mas deve mostrar que tem as competências necessárias para começar a sua carreira nos recursos humanos. Por vezes, os RH são chamados de “departamento pessoal” pois são o rosto da empresa.

Dizemos isto para que perceba a importância de ser um excelente comunicador e de transmitir isso no seu currículo. O seu perfil, também conhecido como resumo, dá-lhe a oportunidade de ser um pouco criativo ao destacar a sua personalidade e competências profissionais. Esta secção deve ter entre 100 e 200 palavras, mas como é provável que a secção do seu histórico profissional seja curta, poderá ultrapassar um pouco o limite máximo.

Abaixo encontra um exemplo de resumo do currículo de assistente de recursos humanos.

Exemplo adaptável de resumo de currículo de nível iniciante

Profissional de Recursos Humanos motivado, com vontade de trabalhar como especialista de atendimento dedicado e membro enérgico da equipa.

Experiente no recrutamento de funcionários bem como na gestão de funcionários existentes. Especialista em gestão de programas de apoio aos colaboradores e à comunidade, e empenhado em trabalhar para a missão de uma empresa.

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Descreva a sua experiência profissional como assistente de recursos humanos: competências transferíveis

À medida que a sua carreira vai progredindo, a secção de histórico profissional passa a constituir a maior parte do seu currículo. No entanto, um currículo de nível básico poderá organizar as secções numa ordem diferente, por isso considere movê-la para baixo da secção de competências ou formação caso tenha uma formação académica excelente ou bastantes cursos de recursos humanos.

Se tiver experiência de trabalho em recursos humanos ou numa área relacionada, enumere esses empregos aqui. Mesmo que tenha tido um trabalho de escritório, tem competências transferíveis. Utilize cada ponto da sua descrição de funções para destacar uma competência diferente que utilizará num cargo de RH. Se está a candidatar-se a um cargo generalista de RH, é provável que tenha competências relevantes que os recrutadores irão procurar.

Dica profissional

Utilize verbos de ação fortes para descrever qualquer trabalho que tenha realizado em recursos humanos, um problema que tenha resolvido e o seu resultado, ou um processo que tenha melhorado. Isto é muitas vezes referido como o método STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado positivo).  Lembre-se de que a sua carta de apresentação complementa o seu currículo, pelo que também vai poder acrescentar aí mais informações.

Abaixo encontra um exemplo de histórico profissional de assistente de recursos humanos.

Exemplo adaptável de histórico profissional

Recursos Humanos, Principiante em Verbalina Lda., Lisboa
Outubro 2016 — Setembro 2019

  • Responsável pelo processo de recrutamento.
  • Gestão dos programas de segurança e bem-estar, e informação aos funcionários sobre os seus benefícios.
  • Brainstorming e implementação de programas que tiveram um impacto positivo na empresa.
  • Tratamento de reclamações e assuntos pessoais com confidencialidade e profissionalismo.

 

Rececionista dos Recursos Humanos em Verbalina Lda., Lisboa
Maio 2014 — Setembro 2016

  • Atendimento de chamadas relativas a candidaturas de emprego, bem como a questões de carácter geral.
  • Auxílio no processo de revisão de currículos e telefonemas a potenciais candidatos.
  • Execução de uma variedade de trabalhos de escritório e administrativos.
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Como fazer um currículo para um primeiro emprego
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Recorra ao seu passado para mostrar o seu potencial e deixe a sua personalidade brilhar. Vamos explorar os métodos para conseguir um primeiro emprego fantástico.

Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente assistente de recursos humanos

Pode até não ter muita experiência, mas tem de certeza competências que pode destacar. Pense em todas as capacidades necessárias para ser um excelente assistente de recursos humanos: organização, comunicação, conhecimentos de informática, conhecimento das leis e regulamentos laborais, atenção aos detalhes, compreensão dos requisitos de segurança, gestão de projetos, planificação de eventos, etc. Lembre-se de que tem competências transversais, ou competências pessoais, que tem vindo a utilizar ao longo da sua vida e que podem ser mencionadas aqui.

Enumere todas as competências que desenvolveu no seu percurso académico e nos seus empregos anteriores. Em seguida, analise cada anúncio de emprego e elabore a sua secção de competências de forma a corresponder às capacidades que o seu potencial empregador procura.

Veja abaixo um exemplo de competências num currículo.

Exemplo adaptável de competências
  • Competências de Comunicação Interpessoal
  • Sistemas de Tecnologia de Escritório
  • Gestão de Projetos
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Especifique a sua formação académica e as certificações de assistente de recursos humanos relevantes

A sua formação desempenha um papel mais importante na sua carreira se estiver apenas a começar, especialmente se tiver uma licenciatura em gestão de recursos humanos ou administração de empresas. Para chegar a responsável pelos recursos humanos pode precisar de um mestrado, mas uma licenciatura é suficiente para iniciar a sua carreira.

Se tiver uma excelente média e tiver acabado de se licenciar, considere acrescentar essa informação; caso contrário, omita-a. Qualquer curso que tenha concluído fora da escola, incluindo cursos de reciclagem, ou quaisquer certificações que tenha obtido, podem também ser indicados aqui.

Se tiver um curso superior ao de licenciatura, pode omitir o seu diploma do ensino secundário.

Veja o exemplo da secção de formação abaixo.

Bacharelato em Relações Públicas, Universidade do Porto, Porto
Agosto 2012 — Maio 2014

Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I
Setembro 2008 — Julho 2012

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Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo de assistente de recursos humanos

As primeiras impressões são as que marcam, portanto perca algum tempo a fazer com que o seu currículo tenha também um aspeto fantástico! Os nossos modelos de currículo são testados e concebidos por especialistas, pelo que são um excelente recurso.

Lembre-se que os recrutadores são pessoas ocupadas e querem encontrar rapidamente as informações relevantes. Certifique-se de que as suas informações de contacto e os títulos de empregos anteriores se destacam. Pode personalizar a apresentação, mas tenha em conta estas regras:

  • Deixe espaço suficiente em branco para evitar um aspeto comprimido
  • Utilize tipos de letra simples e legíveis
  • Use um pouco de cor
  • Reveja, reveja, reveja!

Exemplo de currículo em texto para assistente de recursos humanos

Exemplo de currículo em texto para assistente de recursos humanos

Perfil

Profissional de Recursos Humanos motivado, com vontade de trabalhar como especialista de atendimento dedicado e membro enérgico da equipa.

Experiente no recrutamento de funcionários bem como na gestão de funcionários existentes. Especialista em gestão de programas de apoio aos colaboradores e à comunidade, e empenhado em trabalhar para a missão de uma empresa.

 

Histórico de Atividade

Recursos Humanos, Principiante em Verbalina Lda., Lisboa
Outubro 2016 — Setembro 2019

  • Responsável pelo processo de recrutamento.
  • Gestão dos programas de segurança e bem-estar, e informação aos funcionários sobre os seus benefícios.
  • Brainstorming e implementação de programas que tiveram um impacto positivo na empresa.
  • Tratamento de reclamações e assuntos pessoais com confidencialidade e profissionalismo.

 

Rececionista dos Recursos Humanos em Verbalina Lda., Lisboa
Maio 2014 — Setembro 2016

  • Atendimento de chamadas relativas a candidaturas de emprego, bem como a questões de carácter geral.
  • Auxílio no processo de revisão de currículos e telefonemas a potenciais candidatos.
  • Execução de uma variedade de trabalhos de escritório e administrativos.

 

Competências

  • Competências de Comunicação Interpessoal
  • Sistemas de Tecnologia de Escritório
  • Gestão de Projetos

 

Formação

Bacharelato em Relações Públicas, Universidade do Porto, Porto
Agosto 2012 — Maio 2014

Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I
Setembro 2008 — Julho 2012

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