Um currículo para um profissional de recursos humanos destinado a facilitar a sua procura de emprego deve ser perfeito: afinal, é você que geralmente avalia os candidatos. No entanto, analisar bons currículos e criar o seu próprio são duas tarefas distintas.
É aí que entra o Onlinecurriculo. Para que o seu currículo chegue às mãos de um dos seus futuros colegas, temos à sua disposição os nossos guias de escrita e exemplos de currículos para mais de 300 profissões.
Como redigir um currículo para um cargo em recursos humanos
O departamento de recursos humanos é também conhecido como o departamento do pessoal. Lida com os aspetos pessoais que contribuem para o funcionamento de uma empresa. Esses aspetos incluem:
- Recrutamento, entrevistas e contratação
- Registo de benefícios
- Compensação
- Formação
- Relacionamento entre funcionários
- Interpretação e explicação de políticas, procedimentos, leis, normas e regulamentos
- Avaliação de funcionários e medidas corretivas
No fundo, os recursos humanos são responsáveis por garantir que os funcionários compreendem as suas responsabilidades profissionais e os benefícios que lhes são concedidos, bem como por manter a estrutura e a cultura da empresa.
Sendo uma pessoa que analisa currículos, já tem uma boa ideia do que lhe poderá facilitar a vida. Para organizar as suas informações, atenha-se às seguintes secções:
- O cabeçalho
- O resumo (também conhecido como perfil ou declaração de motivação)
- A secção do histórico profissional
- A secção de competências
- A secção da formação
Já sabe que os melhores currículos são aqueles que empregam um tom e um estilo que se enquadram na imagem da empresa, por isso aplique esse conhecimento à sua candidatura.
Se puder, identifique o nome do responsável pela contratação e tente encontrar pontos comuns. Como sabe, um currículo que desperte interesse e tenha um toque pessoal faz toda a diferença.
Um bom currículo de recursos humanos adota uma mensagem, um tom e um estilo consistentes.
Escolher o melhor formato de currículo para um cargo em recursos humanos
Alguns recrutadores, como você, preferem currículos no formato que utiliza a ordem cronológica inversa. Esta estrutura baseia-se num histórico profissional, no qual deve incluir a sua experiência relevante, começando pelo cargo mais recente (recuando até cerca de 10 anos).
Embora existam outros formatos, deve utilizá-los apenas em circunstâncias especiais. Recém-licenciados ou pessoas à procura de uma mudança de carreira podem consultar os formatos de currículo que sugerimos como alternativas cronológicas ou híbridas.
Inclua as suas informações de contacto
Como sabe perfeitamente, o cabeçalho de um currículo é um local de destaque onde deverá colocar os seus dados pessoais mais importantes, de forma que a pessoa responsável pela contratação tenha um acesso rápido às mesmas caso precise de entrar em contacto consigo.
É também neste local que poderá ser um pouco mais criativo, adicionando um toque de cor.
Deverá incluir ao pontos seguintes:
- Nome e profissão/cargo: inclua o primeiro e último nome, juntamente com a função à qual pretende candidatar-se (título do cargo)
- Endereço de correio eletrónico profissional: use um formato simples e profissional, por exemplo [email protected]
- Número de telefone
- Localização: indique a cidade e país onde mora
- Opcional: a sua fotografia e talvez a sua página do LinkedIn ou outras ligações relevantes
Tire partido da secção de resumo/perfil
Utilize estas 3 a 4 linhas para argumentar pessoalmente a favor da sua contratação. Vai ter de enfrentar outros especialistas de RH e todos eles sabem do que gostam num resumo. Siga o seu instinto e exponha as suas maiores realizações na área dos RH, explicando o contributo que poderá dar ao departamento de recursos humanos da empresa a que se candidata.
Esta é uma secção difícil de escrever, mesmo para um profissional de RH. Não tenha receio de usar palavras/expressões fortes e positivas para se descrever a si e à sua carreira, como “grande capacidade de organização”, “pessoa positiva”, “honestidade”, “competências em análise de dados”, “excelente capacidade de prospeção do mercado da força de trabalho”
Consulte exemplos de resumos num currículo de (título do cargo) a seguir:
Administrador de Recursos Humanos experiente, capaz de desempenhar todas as funções essenciais de RH, incluindo a integração e a formação de funcionários. Empenhado em servir como um ponto de contacto útil para questões relacionadas com RH, incluindo, mas não só, políticas, procedimentos, benefícios, seguros, etc.
Descreva a sua experiência profissional como profissional de recursos humanos
Eis algumas perguntas que deve colocar-se ao criar a secção do histórico profissional do seu currículo de recursos humanos:
- Qual é o próximo passo na sua carreira? Para isso, deve adaptar os pontos da secção do seu histórico profissional para mostrar que já tem a experiência necessária para desempenhar essa função.
- Como vai contribuir para o departamento? Não se deve limitar a fazer o trabalho como deve ser, mas sim mostrar que tem motivação e ideias para introduzir melhorias.
- O que é que já conseguiu? A sua carreira não é um conjunto de responsabilidades, é uma história de conquistas.
- Como pode quantificar as suas concretizações? Sabe que as informações e os pormenores impressionam num currículo, por isso, acrescente alguns ao seu.
Abaixo encontrará um exemplo do resumo do histórico profissional.
Administrador de Recursos Humanos em Meridien LLC, Lisboa
Janeiro 2017 - Setembro 2021
- Forte conhecimento de todas as funções fundamentais de RH.
- Organização e manutenção de registos pessoais.
- Elaboração de documentos de RH referentes a políticas, benefícios, etc.
- Assistência aos responsáveis pela contratação com todos os processos de recrutamento.
- Orientação de novos funcionários.
- Garantia do cumprimento de todas as normas, diretrizes e regulamentos locais, regionais e nacionais.
- Interpretação adequada das políticas e procedimentos, bem como comunicação eficaz das conclusões aos trabalhadores.
Assistente de Recursos Humanos em Dominó Serviços de Pessoal, Lisboa
Julho 2014 - Dezembro 2016
- Trabalhei sob a supervisão geral do Diretor de RH no cumprimento de uma variedade de funções relacionadas aos funcionários.
- Procedia à gestão dos sistemas de processamento de salários e à elaboração da lista de pagamentos mensais dos trabalhadores.
- Monitorizei a inclusão dos funcionários em vários programas de benefícios, incluindo seguro de saúde, plano de pensões, etc.
- Ajudei a manter o cronograma de avaliação de desempenho dos funcionários.
- Introduzia todas as alterações relacionadas com os RH no sistema de RH/sistemas de salários.
- Auxiliei no desenvolvimento de projetos especiais.
Como redigir um currículo para um cargo de recursos humanos sem experiência
Os recrutadores sabem que os candidatos a empregos iniciantes provavelmente nunca trabalharam em recursos humanos. Se já desempenhou algum tipo de trabalho, então possui competências. Mesmo que não tenha trabalhado, pode ter sido voluntário ou ter participado em clubes ou atividades extracurriculares que permitem a transferência de competências profissionais.
Destaque as suas competências pessoais, como a gestão do tempo, a organização e a colaboração. Se é novo na área de RH, pode não conhecer os prós e os contras dos Sistemas de Seguimento de Candidatos (ATS). A dada altura da sua carreira, poderá vir a apreciar o facto de estes lhe facilitarem a tarefa de fazer a triagem dos currículos, mas também poderão excluir o seu documento se este não estiver devidamente formatado.
Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente profissional de recursos humanos
Os profissionais de recursos humanos precisam de ter excelentes competências pessoais, mas precisam de elaborar uma secção de competências bem estruturada, que tenha também em conta os seus conhecimentos de RH.
Quando analisa um currículo, porque é que os seus olhos vão logo para a secção das competências? Quer certificar-se de que o candidato possui as competências básicas para o cargo que está a tentar ocupar, mas também quer saber o que o faz avançar para o nível seguinte. Use isso para criar uma secção de competências que responda diretamente ao anúncio de emprego, mas que também dê aos recrutadores uma pista sobre os atributos que possui e que eles nem sequer se aperceberam que precisavam (até você os referir).
Poderá inspirar-se nesta pequena lista de competências, que deverá incluir ao longo do seu currículo:
- Gestão de tempo
- Organização
- Formação e desenvolvimento
- Software CRM e de faturação
- MS Office e Software Administrativo
- Competências de Comunicação
- Gestão do Desempenho
- Relações Laborais
- Gestão dos Recursos Humanos
- Tecnologias HRIS
Especifique a sua formação académica e as certificações de relevantes para um cargo em recursos humanos
A secção de formação do seu currículo de recursos humanos é uma enumeração das suas habilitações académicas. A maioria dos cargos de recursos humanos exige uma licenciatura, mas alguns podem exigir um mestrado. Caso tenha um mestrado ou um curso superior, não é necessário incluir o ensino secundário.
É possível que já tenha aprendido muitas das suas competências no local de trabalho, mas se tiver frequentado cursos que contribuam para melhorar a sua candidatura, inclua-os também nesta lista.
Seguidamente, encontrará um exemplo de uma secção de formação como guia de formatação.
Licenciatura em Administração de Empresas, Universidade de Coimbra
Setembro 2010 - Maio 2014
- Magna Cum Laude
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Regina, Lisboa
Setembro 2016 - Junho 2010
Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo para recursos humanos
Quando olhamos para um currículo julgamos o candidato. É possível ultrapassar esse julgamento ao constatar a experiência excelente que o candidato tem, mas é muito melhor causar uma excelente primeira impressão!
Use o estilo que prefere quando está a analisar currículos. Procure que o currículo seja legível, organizado e evite tentar chamar a atenção para o seu aspeto vistoso em vez da sua substância.
Um modelo de currículo permite-lhe concentrar-se na escrita e garantir que a formatação se mantém atual.
Perfil
Administrador de Recursos Humanos experiente, capaz de desempenhar todas as funções essenciais de RH, incluindo a integração e a formação de funcionários. Empenhado em servir como um ponto de contacto útil para questões relacionadas com RH, incluindo, mas não só, políticas, procedimentos, benefícios, seguros, etc.
Histórico profissional
Administrador de Recursos Humanos em Meridien LLC, Lisboa
Janeiro 2017 - Setembro 2021
- Forte conhecimento de todas as funções fundamentais de RH.
- Organização e manutenção de registos pessoais.
- Elaboração de documentos de RH referentes a políticas, benefícios, etc.
- Assistência aos responsáveis pela contratação com todos os processos de recrutamento.
- Orientação de novos funcionários.
- Garantia do cumprimento de todas as normas, diretrizes e regulamentos locais, regionais e nacionais.
- Interpretação adequada das políticas e procedimentos, bem como comunicação eficaz das conclusões aos trabalhadores.
Assistente de Recursos Humanos em Dominó Serviços de Pessoal, Lisboa
Julho 2014 - Dezembro 2016
- Trabalhei sob a supervisão geral do Diretor de RH no cumprimento de uma variedade de funções relacionadas aos funcionários.
- Procedia à gestão dos sistemas de processamento de salários e à elaboração da lista de pagamentos mensais dos trabalhadores.
- Monitorizei a inclusão dos funcionários em vários programas de benefícios, incluindo seguro de saúde, plano de pensões, etc.
- Ajudei a manter o cronograma de avaliação de desempenho dos funcionários.
- Introduzia todas as alterações relacionadas com os RH no sistema de RH/sistemas de salários.
- Auxiliei no desenvolvimento de projetos especiais.
Competências
- Competências de Comunicação
- Gestão do Desempenho
- Relações Laborais
- Gestão dos Recursos Humanos
- Tecnologias HRIS
Formação e certificações
Licenciatura em Administração de Empresas, Universidade de Coimbra
Setembro 2010 - Maio 2014
- Magna Cum Laude
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Regina, Lisboa
Setembro 2016 - Junho 2010