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Escrito por Debbie BrideDebbie Bride

Exemplo de currículo Marketing Digital e Guia de escrita

Um exemplo de currículo comprovado e específico para um emprego + guia de escrita, para conseguir o seu próximo emprego em 2024. Poderá editar este exemplo de currículo Marketing Digital para um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher os seus dados, descarregar o seu novo currículo e candidatar-se hoje mesmo!
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Exemplo de currículo Marketing Digital e Guia de escrita
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"O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que utilizam um dispositivo eletrónico ou a Internet." (definição do Hubspot).  Por outras palavras, pode ser qualquer forma de marketing online.

Como é habitual em qualquer ferramenta de comunicação de marketing, um currículo de marketing digital digno de um emprego tem a ver com a ligação com o seu público (o potencial empregador) da forma correta, no local e momento certos. 

De modo a reforçar e a melhorar tudo o que já sabe fazer bem, as dicas do Onlinecurriculo podem ajudá-lo a aplicar com sucesso este conhecimento aplicado ao procurar impressionar um potencial novo empregador. 

Como redigir um currículo de Marketing Digital

A maioria dos currículos mantém-se fiel a um esquema testado e comprovado, pois resulta. O seu currículo de marketing digital deve conter os seguintes elementos:

  • O cabeçalho
  • O resumo
  • O histórico profissional
  • As competências
  • A secção da formação

Como profissional de marketing digital, terá já uma vantagem na elaboração de um currículo que combina substância e estilo no mesmo pacote. Muitos dos conhecimentos e experiências que adquiriu são diretamente aplicáveis a este projeto de autopromoção e é provável que já domine os três pontos críticos que baralham muitos candidatos a emprego noutras áreas:

  1. Pesquisa: O seu público-alvo é o recrutador, devendo pesquisá-lo tal como pesquisa os seus clientes.
  2. Personalização: A sua pesquisa é a base para personalizar todo o conteúdo, o estilo, a linguagem e o tom do seu currículo de marketing digital adequadamente a cada oferta de emprego.
  3. Otimização para os ATS: Inúmeros currículos dignos de um determinado cargo nunca chegam a ser vistos por um recrutador, pois a maioria das grandes empresas confia nos Sistemas de Seguimento de Candidatos (ATS) como o filtro digital para os currículos enviados online. Apenas os currículos mais bem classificados passam pelo ATS e são analisados pela equipa de contratação. A sua experiência tornar-se-á útil quando chegar a altura de incorporar o maior número possível de palavras-chave adaptadas ao currículo, no seu próprio contexto relevante e numa linguagem natural.

Escolher o melhor formato de currículo para Marketing Digital

A escolha do melhor formato para o seu currículo de marketing digital é um passo importante. Deve destacar os locais onde trabalhou? Os projetos e campanhas que moldaram as suas histórias de sucesso? Ou as competências específicas, talentos e paixões que fazem de si um profissional de marketing digital de excelência?

O formato de currículo cronológico, mais comummente utilizado, funciona bem para quem procura emprego e cujo histórico profissional tenha seguido um padrão linear com um empregador de cada vez. Já os profissionais independentes que trabalham por conta própria ou com base em contratos podem optar por um formato de currículo "funcional" baseado em projetos. Os especialistas em marketing digital que trabalharam de forma independente ou em nichos de mercado específicos podem considerar a adoção do currículo funcional, ou mesmo um documento híbrido (combinação) que reflita o seu histórico e objetivos. A escolha é sua.

Inclua as suas informações de contacto

Crie um plano estruturado para o seu currículo e decida quais as secções que pretende incluir, sendo que por norma o seu currículo deve incluir:

• Cabeçalho
• Resumo (ou declaração de motivação)
• Histórico profissional
• Competências
• Formação

Como pode estar à procura de diversos tipos diferentes de emprego, pense em cada secção como um módulo que pode acrescentar e retirar para personalizar cada anúncio de emprego. 

Antes de conseguir o emprego, ou até mesmo uma entrevista, deve convencer o recrutador a contratá-lo. O seu currículo, em combinação com uma carta de apresentação vencedora e o seu portfólio, dão-lhe a oportunidade de se afirmar.

Tire partido da secção de resumo

O resumo do seu currículo, por vezes chamado de perfil, requer o mesmo tom persuasivo e orientado para o público a fim de se apresentar de forma positiva. Você é a marca, enquanto as necessidades do "comprador" são precisamente as do empregador, que pretende impressionar.

Para os profissionais de marketing, adotar o estilo, a voz e a personalidade de uma organização ou marca deve ser uma segunda natureza. Ao fazê-lo, a sua mensagem terá impacto junto do público-alvo, concentrando-se nas necessidades dos clientes e apresentando-as de uma forma positiva. 

Este compacto espaço no seu currículo desempenha um papel extremamente importante. É aqui que poderá fazer sobressair a sua essência pessoal e profissional, se tirar o máximo partido das palavras, evitando vender-se por pouco. Tem apenas duas ou três frases curtas em que deve acertar nos pontos principais, de forma concisa, mas convincente. Evite o "eu" e passe diretamente aos verbos ativos e orientados para os resultados. Utilize uma linguagem clara, descritiva e fluida, mas não demasiado floreada. Expresse entusiasmo, confiança e energia num tom sério e autêntico, nunca pretensioso.

Consulte exemplos de resumos num currículo de marketing digital a seguir:

Exemplo adaptável de resumo

Gestora de marketing digital experiente, com um histórico comprovado de desenvolvimento e condução de estratégias de marketing digital de grande impacto. Competências na supervisão da estratégia e do desenvolvimento web, da interação digital e das ferramentas direcionadas ao consumidor. Hábil na orientação de relações estratégicas para atingir os objetivos da empresa.

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Descreva a sua experiência profissional como profissional de marketing digital

O seu emprego atual/mais recente aparece em primeiro lugar e o seu emprego mais antigo em último, não recuando mais de quatro ou cinco cargos. Se o seu histórico de trabalho tiver sido interrompido ou se tiver passado por profissões não relacionadas, deve dar prioridade aos postos de trabalho relevantes.

Cada registo de emprego começa com o nome da entidade empregadora, a localização e a data em que trabalhou na mesma. De seguida, inclua uma lista de quatro ou cinco exemplos de atividades que tenha realizado. Dê ênfase ao que faz ou fez, mais do que às suas responsabilidades funcionais. Use verbos de ação específicos e diretos no passado ou no presente simples: "Lancei", e não "responsável pela implementação de" ou "liderei", em vez de "responsável pela organização e execução".  

A sua linguagem deve mostrar realizações, em vez de intenções, citando resultados e efeitos mensuráveis. Houve um impacto no tráfego web ou nos lucros? Os leitores ou clientes foram persuadidos ou influenciados por um apelo à ação?

Regra geral, apenas a experiência profissional relevante em marketing digital deve constar do seu currículo. Claro que há exceções. Digamos que está de olho num trabalho como redator de blogues para uma empresa de paisagismo e costumava trabalhar aos fins-de-semana no departamento de artigos de jardinagem do BricoMarché. Se a sua experiência de trabalho em marketing digital não for muito relevante, talvez valha a pena incluir esse facto.

Exemplo adaptável de histórico profissional

Gestora de Marketing Digital em Algine Lda., Lisboa 
Novembro 2017 — Março 2021

  • Defini, desenvolvi e implementei estratégias de marketing para automatizar e avaliar o comportamento do público-alvo.
  • Estabeleci processos e protocolos para o controlo de campanhas, de maneira a otimizar os resultados.
  • Maximizei as operações económicas e avaliei continuamente os gastos.
  • Atuei como especialista em plataformas de canais digitais.

 

Gestora de Marketing Digital em Client XII, Lisboa 
Julho 2014 — Outubro 2017

  • Desenvolvi e liderei processos para expandir as oportunidades de venda.
  • Facilitei a integração de clientes.
  • Promovi uma sólida compreensão das melhores práticas de SEO.
  • Desenvolvi e implementei estratégias de SEO.
  • Monitorizei e acompanhei os níveis de desempenho.
  • Geria a base de dados de marketing e as iniciativas de gestão de dados.
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Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente profissional de marketing

Esta parte do seu currículo consiste em promover as competências que domina para satisfazer a procura do empregador. Permanecer sempre atualizado faz parte do território de um especialista em marketing digital, juntamente com as suas competências de pesquisa. E como também sabe umas coisas sobre marketing, a noção de se promover a si próprio nas secções de competências e histórico profissional do seu currículo não é nada de especial.

Tire o máximo partido das suas competências de marketing digital mais recentes, informando os recrutadores sobre o que sabe acerca do que o seu próximo empregador precisa e deseja. 

Inspire-se nesta pequena lista de competências, que poderá incluir no seu currículo:

Exemplo adaptável da secção de competências num currículo
  • Intuição
  • Curiosidade
  • Competências de persuasão
  • Competências analíticas
  • Facilidade de utilização de tecnologias
  • Capacidade de adaptação
  • Capacidade de multitarefas
  • Criatividade
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Especifique a sua formação académica e as certificações de profissional de marketing digital relevantes

Nas situações em que a entidade empregadora exige que tenha uma educação formal, o requisito académico típico para especialistas em marketing digital é uma licenciatura em marketing, comunicação ou design gráfico. Poderá também necessitar de certificações do Google AdWords ou outras certificações especializadas e, eventualmente, de um mestrado para cargos de gestão ou direção. 

Regra geral, deve enumerar as habilitações relevantes obtidas nas faculdades que frequentou por ordem cronológica inversa, do nível mais elevado para o mais baixo. Se tiver espaço no seu currículo de uma página, não se esqueça de mencionar prémios escolares ou outras concretizações e distinções especiais. 

Quaisquer diplomas, certificações e estágios relevantes para a sua formação e desenvolvimento profissional também devem constar desta secção do currículo. Não se esqueça de nada que o distinga como uma pessoa que está sempre a aprender para se manter a par da constante evolução do setor do marketing digital. 

Exemplo adaptável de formação e certificações

Licenciatura em Marketing, Universidade do Minho, Braga 
Setembro 2010 — Maio 2014 

 

Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I, Amadora 
Setembro 2006 — Abril 2010

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Escolha a estrutura e o design adequados para o currículo de um profissional de marketing digital

Os especialistas em marketing digital estão habituados a garantir que o seu trabalho tem sempre um aspeto tão bom quanto a sua leitura, mesmo que seja outra pessoa a tratar do design e da formatação. Mais uma vez, de forma adequada ao público-alvo, o seu objetivo enquanto candidato a uma vaga de emprego é ter uma apresentação e um design de currículo simples e de fácil leitura. 

Não existem regras rigorosas para a escolha do estilo e tamanho do tipo de letra, formatos de texto e até possíveis toques de cor nos elementos gráficos. Tenha apenas em atenção os princípios de design para garantir margens adequadas, espaçamento entre linhas e espaço em branco de forma a criar uma proporção e equilíbrio para compensar as secções com muito texto. 

A maioria dos candidatos a emprego online sabe que é importante descarregar e guardar o seu currículo em PDF, o formato de ficheiro predefinido mais utilizado para garantir a compatibilidade entre computadores e dispositivos móveis. No entanto, há casos excecionais em que os ficheiros PDF podem não ser os preferidos ou aceites, por isso verifique sempre as instruções de envio on-line.

Exemplo de currículo em texto para um profissional de marketing digital

Exemplo completo de currículo adaptável

Perfil

Gestora de marketing digital experiente, com um histórico comprovado de desenvolvimento e condução de estratégias de marketing digital de grande impacto. Competências na supervisão da estratégia e do desenvolvimento web, da interação digital e das ferramentas direcionadas ao consumidor. Hábil na orientação de relações estratégicas para atingir os objetivos da empresa.

 

Histórico Profissional

Gestora de Marketing Digital em Algine Lda., Lisboa 
Novembro 2017 — Março 2021

  • Defini, desenvolvi e implementei estratégias de marketing para automatizar e avaliar o comportamento do público-alvo.
  • Estabeleci processos e protocolos para o controlo de campanhas, de maneira a otimizar os resultados.
  • Maximizei as operações económicas e avaliei continuamente os gastos.
  • Atuei como especialista em plataformas de canais digitais.

 

Gestora de Marketing Digital em Client XII, Lisboa 
Julho 2014 — Outubro 2017

  • Desenvolvi e liderei processos para expandir as oportunidades de venda.
  • Facilitei a integração de clientes.
  • Promovi uma sólida compreensão das melhores práticas de SEO.
  • Desenvolvi e implementei estratégias de SEO.
  • Monitorizei e acompanhei os níveis de desempenho.
  • Geria a base de dados de marketing e as iniciativas de gestão de dados.

 

Competências

  • Melhores Práticas de SEO
  • Marketing Digital
  • Marketing de Conteúdos
  • Competências de Liderança
  • Capacidade de Análise
  • Adaptabilidade
  • Multitarefas

 

Formação

Licenciatura em Marketing, Universidade do Minho, Braga 
Setembro 2010 — Maio 2014 

 

Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I, Amadora 
Setembro 2006 — Abril 2010

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