1. Exemplos de currículos
  2. Programador
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo Programador e Guia de escrita

Um exemplo de currículo comprovado e específico para um emprego + guia de escrita, para conseguir o seu próximo emprego em 2024. Poderá editar este exemplo de currículo Programador para um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher os seus dados, descarregar o seu novo currículo e candidatar-se hoje mesmo!
4.5
Avaliação média
32 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de currículo Programador e Guia de escrita
Editar Este Currículo

Exemplo de resumo de currículo de programador: o panorama geral

Tendo apenas alguns segundos para impressionar, precisa de comunicar rapidamente o que faz de si um excelente candidato ao emprego de sonho na área da programação! É aqui que deve começar, com uma sinopse das suas maiores e mais relevantes conquistas. Convém fazer um brainstorming das suas realizações para preparar o resumo inicial.

No resumo do seu currículo (também conhecido como perfil ou declaração de motivação), poderá falar sobre essas concretizações, gabando-se um pouco. Não exagere, mas mostre o quanto se orgulha das suas realizações profissionais. Terá aqui alguma margem de manobra para a criatividade, sendo esta a única secção do currículo onde isso é possível. Como a criatividade é uma competência valorizada nos programadores, certifique-se de que a mesma é visível nesta secção do currículo.

Exemplo adaptável de resumo currículo

Programador Inovador e empresário da internet, empenhado em tornar o mundo num lugar mais unificado e interligado. Pensador criativo, especialista no desenvolvimento de software e no trabalho com várias estruturas de dados.

Copiado!

Exemplo de histórico profissional

A primeira decisão que deve tomar é se as suas realizações profissionais se adequam melhor a uma secção convencional de histórico profissional ou a uma secção de projetos. Responda às seguintes questões para o ajudar a decidir:

  1. Trabalha por conta própria ou está a iniciar a sua carreira? Contribui para software de código aberto ou outro tipo de código de crowdsourcing? Se for o caso, opte por uma secção de projetos na qual possa apresentar o trabalho que realizou fora do emprego de 40 horas semanais.
  2. A maior parte da sua experiência profissional resulta do trabalho numa empresa? Se for esse o caso, mesmo que seja necessário ter em conta projetos externos, deve criar uma secção de histórico profissional.
  3. A sua carreira engloba tanto serviços prestados como um emprego a tempo inteiro? Nesse caso, se o espaço o permitir, poderá incluir as secções de histórico profissional e de projetos. Em alternativa, poderá incorporar os seus projetos na secção de emprego, se forem em menor número, mas mesmo assim importantes e complexos.

Talvez seja útil rever a secção anterior do guia intitulada “Escolher o melhor formato de currículo para um programador”.

Em qualquer um dos casos, quer opte por uma secção de histórico profissional ou de projetos, deve mostrar aos recrutadores o quanto aprendeu e cresceu ao assumir projetos de codificação cada vez mais complexos. 

Histórico profissional

A secção do histórico profissional apresenta uma lista de pontos da sua experiência profissional que deve ficar por baixo do cabeçalho datado com a indicação do empregador. Deve apresentar-se por ordem cronológica inversa, começando pelo seu emprego mais recente. 

Ao descrever cada cargo, não se limite a uma simples lista de responsabilidades. Explique os projetos em que trabalhou e explique como resolveu desafios difíceis. 

Os recrutadores da Google recomendam este formato, de acordo com uma entrevista da Inc: “Realização de [X] conforme [Y] fazendo [Z]”. Outra abordagem semelhante consiste em considerar o que alcançou, de que forma o alcançou e que dados ou métricas pode fornecer para mostrar o benefício ao seu empregador ou cliente. 

Utilize verbos de ação e adjetivos fortes, que expressem as suas melhores características profissionais. Tente introduzir palavras-chave e frases para beneficiar do algoritmo dos ATS. Lembre-se, o objetivo é provar aos recrutadores que contribuirá com talento, dedicação e resultados comprovados para a equipa.

Amostra adaptável de histórico profissional

Programador em SoftCris, Amadora
Dezembro 2015 — Presente

  • Trabalhei para aperfeiçoar os sistemas de software a fim de ajudar educadores, cientistas e peritos em políticas que já estavam a lidar com alguns dos maiores desafios da humanidade.
  • Desenvolvimento e melhoria de programas para aumentar a precisão e reduzir custos.
  • Desenvolvimento de estratégias para garantir o cumprimento de novas normas.
  • Depuração e resolução de problemas com uma elevada taxa de sucesso.

 

Programador em MundiLigações, Barreiro
Fevereiro 2004 — Setembro 2015

  • Desde a fundação da MundiLigações, em 2004, que continuo a trabalhar para construir e melhorar as suas infraestruturas, ofertas, estratégia de produto e design.
  • Trabalhei para liderar continuamente desenvolvimentos que ajudassem as pessoas a criar, partilhar e descobrir de novas perspectivas.
  • Mantinha-me atualizado em relação aos acontecimentos atuais no mundo inteiro e tinha como objetivo proporcionar às pessoas melhores formas de se conectarem.
Copiado!

Exemplo de formação num currículo de programador: educação escolar mais formação

A maioria dos programadores informáticos tem o bacharelato, mas é possível conseguir um emprego com um curso profissional. Em casos raros, poderá consegui-lo sem qualquer educação formal, mas com um currículo de programador e um portfólio impressionantes. 

Muitos programadores de hoje, frequentaram programas de formação que se centram exclusivamente na aprendizagem de programação. A codificação é também uma competência que requer atualizações frequentes à medida que as linguagens e outras ferramentas do ramo mudam. Inclua nesta secção quaisquer ações de formação, aulas de programação ou outro tipo de desenvolvimento profissional que tenha concluído.

Se pretende avançar para uma função mais abrangente e mais bem paga na carreira, consulte o nosso guia e exemplo de currículo para programadores web, que também inclui elementos interessantes como estatísticas adicionais, as linguagens e competências de programação mais procuradas e outras dicas fantásticas!

Se está a mudar de carreira ou apenas a começar a sua carreira, considere detalhar as aulas mais relevantes para o trabalho nesta secção do currículo. Enumere também quaisquer distinções, honras ou certificados que tenha obtido. Caso tenha uma carreira académica brilhante e esteja à procura do seu primeiro emprego, poderá também colocar a secção de formação acima da secção de projetos. Se estiver a meio da sua carreira profissional, basta uma lista simples dos seus cursos, uma vez que o seu histórico profissional reflete as suas capacidades de programação.

Exemplo adaptável de formação no currículo

Mestrado em Ciências Computacionais, Universidade do Algarve, Algarve
Agosto 2001 — Junho 2004

Copiado!

Exemplo de competências num CV: dê aos empregadores aquilo que eles querem

A sua lista de competências, destacadas de várias formas, é a base do seu CV. Começar por pensar nas suas competências dá-lhe uma base para escrever o seu currículo. Em primeiro lugar, e sem qualquer limitação, faça uma lista tão longa quanto possível de todas as suas competências, e não apenas daquelas que considera relevantes para o emprego. Faça também uma lista dos seus projetos, desafios e triunfos. Mantenha esta lista à mão como referência e complete-a à medida que a sua experiência aumenta.

A secção de competências é uma visão geral dos talentos que possui e que correspondem à descrição de cada função. Utilize a sua nuvem de palavras ou análise do anúncio para decidir quais as cinco a dez competências a adicionar aqui. Esta secção pode ser facilmente personalizada, por isso não se esqueça de o fazer sempre que se candidatar a um novo emprego. Muitos empregadores procuram as competências pessoais, interpessoais e organizacionais que os trabalhadores devem ter em todas as carreiras para prosperar. A GeeksforGeeks lista quatro competências pessoais obrigatórias para programadores:

  1. Paciência
  2. Atenção ao pormenor
  3. Criatividade
  4. Vontade de aprender

As competências pessoais incluem também a comunicação, a organização, a motivação e outros hábitos e qualidades que melhoram as suas contribuições para a equipa e para o seu empregador. Embora muitos pensem que os programadores informáticos e os engenheiros de software não têm competências pessoais, a inteligência emocional (a capacidade de se compreender a si próprio e de ter empatia pelos outros) pode distingui-lo da multidão. Estas competências são especialmente importantes porque vai querer que os recrutadores percebam os benefícios de ter um talento interno ou local; a sua concorrência pode ser um elemento subcontratado, possivelmente em fusos horários distantes e, por isso, difícil para comunicar rapidamente. 

Ao criar a sua lista de competências, considere também adicionar exemplos de como utilizou essas qualidades nos seus empregos anteriores. Isso será útil quando começar a secção do seu histórico profissional. Claro que não deve descurar as competências profissionais necessárias para escrever bom código. A Dev, uma comunidade de programadores de software, lista as seguintes competências técnicas de que todos os programadores necessitam:

  1. Linguagem e estruturas de programação
  2. Bases de dados
  3. Estruturas de dados e algoritmos
  4. Controlo do código-fonte
  5. Testes

As competências técnicas de nível superior poderão aumentar a sua classificação pelo ATS, pelo que deve concentrar-se nelas ao personalizar a sua lista.

Exemplo personalizável
  • Otimização de Desempenho
  • Resolução de Problemas e Implementação de Soluções
  • Pensamento Analítico
  • Design e Desenvolvimento de Software
  • Código e Scripts
Copiado!
Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo

Magníficos modelos de currículo prontos a usar

Conquiste as entidades empregadoras e os recrutadores usando um dos nossos 25+ elegantes modelos de carta de apresentação concebidos profissionalmente. Descarregue para Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 17 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm resume template
Stockholm
Mais de 8,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York resume template
New York
Mais de 4,100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna resume template
Vienna
Mais de 2,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon resume template
London
Mais de 3,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin resume template
Dublin
Mais de 4,100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow resume template
Moscow
Mais de 750,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam resume template
Amsterdam
Mais de 1,800,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid resume template
Madrid
Mais de 1,600,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore resume template
Singapore
Mais de 740,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo resume template
Oslo
Mais de 600,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town resume template
Cape Town
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis resume template
Paris
Mais de 570,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin resume template
Berlin
Mais de 1,500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva resume template
Geneva
Mais de 35,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 520,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo resume template
Tokyo
Mais de 360,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan resume template
Milan
Mais de 940,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon resume template
Lisbon
Mais de 240,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen resume template
Copenhagen
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago resume template
Chicago
Mais de 160,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio resume template
Rio
Mais de 210,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome resume template
Rome
Mais de 210,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston resume template
Boston
Mais de 120,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 61,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 4,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAthens resume template
Athens
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 82,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloPrague resume template
Prague
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloXangai resume template
Xangai
Mais de 51,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto resume template
Toronto
Mais de 2,100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies