1. Exemplos de currículos
  2. Programador Front-end
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo Programador Front-end e Guia de escrita

Um exemplo de currículo comprovado e específico para um emprego + guia de escrita, para conseguir o seu próximo emprego em 2024. Poderá editar este exemplo de currículo Programador Front-end para um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher os seus dados, descarregar o seu novo currículo e candidatar-se hoje mesmo!
4.0
Avaliação média
55 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de currículo  Programador Front-end e Guia de escrita
Editar Este Currículo

Como programador de front-end, está habituado a expor o seu trabalho ao mundo. Está em vantagem quando procura de emprego, já que sabe como criar excelentes experiências para o utilizador. Este exemplo de currículo e guia para programador de front-end apresenta-lhe ideias que lhe permitem traduzir isso num currículo de destaque.

Os currículos excelentes combinam a facilidade de utilização com um argumento convincente para obter o emprego. A parte complicada pode ser encontrar o equilíbrio certo entre um design interessante e um que sobrecarrega a sua mensagem. Que grau de autoconfiança pode transmitir sem parecer arrogante? É aqui que as ferramentas e os conselhos dos especialistas o ajudam. Se dedicar algum tempo a pesquisar o que atrai a atenção dos recrutadores vai obter mais respostas. Afinal de contas, o objetivo é conseguir a entrevista. A riqueza de recursos do Onlinecurriculo para candidatos a emprego, incluindo os nossos exemplos de currículos, pode ajudar a dar esse impulso.

Neste deste guia de currículo e no exemplo de currículo de programador de front-end correspondente, encontrará informações sobre os seguintes tópicos:

  • O que faz um programador de front-end?
  • A estrutura para escrever um currículo de front-end, além de dicas e truques
  • O melhor formato para um currículo de programador de front-end
  • Conselhos sobre as secções de resumo, histórico profissional, formação académica e competências
  • Ideias para criar uma apresentação profissional e dicas de design adicionais.

O que faz um programador de front-end?

Os programadores de front-end são os responsáveis pela codificação de todos os elementos de sites, aplicações web e aplicações móveis que se dirigem ao utilizador. Interpretam as necessidades da empresa e dos seus clientes e criam aplicações web fáceis de utilizar e interativas. Os programadores de front-end devem dominar as linguagens de programação bem como as técnicas de design.

As linguagens comuns usadas pelos programadores de front-end são HTML, CSS e JavaScript. Os programadores criam a navegação, a estrutura e os botões que permitem aos utilizadores movimentarem-se facilmente pelas aplicações. Também se certificam de que as interfaces de utilizador funcionam corretamente.

Alguns programadores de front-end centram-se na parte lógica do lado do cliente das aplicações web usando JavaScript ou TypeScript e estruturas como React ou Vue.

O mercado de trabalho e as perspetivas para um programador front-end

A proliferação dos centros formação de programadores e de outros métodos de aprendizagem rápida de desenvolvimento de software aumentou o número de programadores de front-end no mercado de trabalho, mas não se deixe intimidar por isso. Se tem as competências necessárias, existem muitos empregos no mercado.

Como escrever um currículo para programador de front-end

As palavras que escolhe para o seu currículo de programador de front-end têm um peso muito grande, sobretudo porque são limitadas. Mas antes de se concentrar no que dizer, precisa de conhecer o contexto para as dizer.

O seu CV deve conter os seguintes elementos padrão:

  • O cabeçalho do currículo
  • O resumo do currículo (também conhecido como perfil ou declaração de motivação)
  • A secção do histórico profissional
  • A secção de competências do currículo
  • A secção de formação académica
Dica profissional

Tenha em conta os algoritmos

Como programador de front-end, sabe bem que a estrutura é apenas o começo. Embora possa parecer difícil criar algo único a partir de algo padronizado, isso não é bem assim. Na verdade, os recrutadores conseguem detetar um currículo genérico rapidamente, o que significa que tem de abordar cada candidatura de uma forma inovadora, com um currículo de programador de front-end que se dirija diretamente a cada potencial empregador.

Os algoritmos dominam o mundo online e as candidaturas a emprego não são exceção. O Sistema de Seguimento de Candidatos que analisará a sua candidatura, verificará e classificará os currículos com base, em parte, nas palavras-chave e expressões associadas ao anúncio de emprego. Aumente as suas oportunidades recorrendo às expressões, linguagem e competências que sabe que o seu potencial empregador poderá procurar. Assim, terá a vantagem adicional de mostrar aos recrutadores de aplicações informáticas que compreende o emprego e os seus requisitos.

Escolha do melhor formato de currículo para um programador de front-end

Qual a diferença entre a estrutura do seu currículo de programador de front-end e o formato do currículo? A estrutura são os componentes e o formato é a maneira como os apresenta. A maioria dos currículos segue a ordem cronológica inversa, uma vez que os recrutadores estão mais interessados naquilo que fez mais recentemente.

Recomendamos este método na maioria dos casos, mas o seu poderá ser uma exceção. Precisa de decidir se consegue integrar todas as suas competências técnicas dentro neste estilo de currículo. Caso contrário, considere desenvolver um currículo funcional, que expande a secção de competências em detrimento do espaço para o seu histórico profissional. Se for um programador recém-certificado, poderá considerar um formato híbrido.

Passemos agora ao conteúdo do seu currículo de programador de front-end.

Exemplo de resumo de currículo

Apesar de conter a palavra "resumo", esta secção do seu currículo de programador front-end é mais parecida com um perfil profissional. Em cerca de 100 palavras, deve destacar a sua experiência, o maior êxito da sua carreira e, talvez, a sua filosofia em termos de design.

Esta é a única secção do seu currículo escrita com frases completas, mas cuidado para não desperdiçar palavras. Seguem-se exemplos que poderá editar para maximizar a quantidade de informações que pode incluir:

Bom

  • Tenho mais de 10 anos de experiência a trabalhar com JavaScript.
  • A minha filosofia de codificação é a de que menos linhas resultam em código melhor.

Melhor

  • Em mais de 10 anos de experiência a trabalhar com JavaScript, melhorei dezenas de aplicações.
  • A simplificação do código permite a criação de aplicações mais eficientes.

Para mostrar que realmente quer este trabalho, pondere acrescentar uma frase sobre o motivo pelo qual se está a candidatar à empresa e o valor que lhe acrescentará.

Se procura mais inspiração, clique em outros exemplos de currículo na nossa categoria de TI, incluindo o exemplo de currículo de programador web, a amostra de currículo de programador de software, o exemplo de currículo de programador, a amostra de currículo de engenheiro de software e o exemplo de currículo de programador full stack.

Exemplo adaptável do resumo de currículo

Programador de Front-End altamente competente e centrado no utilizador, capaz de colaborar com equipas de UX e de design para planear a elaboração técnica e a execução de especificações funcionais para páginas web e aplicações. Experiência na construção de páginas web multi-plataforma utilizando a tecnologia Responsive Web Design/RWD

Copiado!

Exemplo adaptável de histórico profissional

Tal como o seu resumo é mais do que um resumo da sua carreira, a secção do histórico profissional do seu currículo de programador de front-end é mais do que uma enumeração das suas responsabilidades. Em vez disso, mostre que aprendeu e cresceu no trabalho e tem alguns sucessos consideráveis para mostrar.

Um código elegante permite-lhe concluir o trabalho com poucas linhas desperdiçadas; em currículos elegantes, cada palavra conta. Comece cada item com uma palavra de ação forte, seguida dos resultados da sua ação. Esta secção consiste de itens com pontos, cada um destacando um sucesso na carreira que mostre as competências que irá utilizar para promover os objetivos do seu novo empregador.

Exemplo adaptável de histórico profissional

Programador de front-end sénior em IXF, Coimbra
Agosto 2015 — Presente

  • Conceção, desenvolvimento, teste e implementação de funcionalidades de design atempadamente.
  • Trabalho contínuo para garantir que a experiência do utilizador determine as escolhas de design.
  • Trabalho no sentido de conseguir um equilíbrio entre o design funcional e o design estético.
  • Preservação da coerência da marca durante todo o processo de conceção.
  • Aplicação das melhores práticas de engenharia.
  • Trabalho no sentido de resolver desafios complexos com a utilização de processos modernos de desenvolvimento de aplicações web e metodologias normalizadas.
  • Criação de wireframes para ilustrar soluções avançadas para aplicações.

 

Programador de front-end em Grupo Sierra, Coimbra
Outubro 2012 — Julho 2015

  • Contribuição decisiva numa equipa de otimização de sites.
  • Colaboração com equipas na resolução de problemas e na procura e implementação de soluções eficientes.
  • Colaboração com gestores de produto na conceção de funcionalidades de ponta.
  • Contribuição para a criação de ferramentas que melhorassem a interação do utilizador em qualquer navegador.
  • Garantia que a tecnologia implementada promovia a eficiência, velocidade e funcionalidade.
  • Teste contínuo da facilidade de utilização do site corrigindo eventuais erros.
Copiado!

Exemplo de competências no CV

Um excelente currículo de programador de front-end utiliza a secção de competências para que o recrutador se concentre nos atributos de alto nível necessários para o cargo. Uma secção de competências típica contém 4 a 7 atributos criteriosamente relacionados com o cargo ao qual se está a candidatar.

Se optar pelo formato funcional, poderá expandir esta secção para incluir todos os conhecimentos técnicos que possui e que correspondem aos requisitos da função. Uma vez que o seu trabalho se centra nas competências, deve considerar a possibilidade de indicar não apenas a aptidão, mas também o seu nível de especialização. Aqui fica uma dica relativa aos ATS: escreva o nome completo e coloque o acrónimo entre parênteses para garantir que recebe crédito algorítmico pelos seus talentos.

Exemplo adaptável de secção de competências de currículo
  • Interface/Experiência de utilizador
  • Melhores práticas de SEO
  • JavaScript
Copiado!

Exemplo de educação no currículo de programador front-end

Na sua profissão, poderá precisar de um bacharelato em ciências informáticas, a menos que tenha um portefólio brilhante. A secção de formação académica do seu currículo de programador de front-end é o local ideal para anumerar todas as suas realizações académicas. Também deve incluir quaisquer certificações de TI que tenha obtido.

Se tiver um mestrado ou doutoramento, não há necessidade de incluir aqui o ensino secundário. Recomendamos não incluir a sua média, a menos que seja um recém-licenciado que tenha obtido uma média de pelo menos 14.

Dica profissional

Mantenha-se atualizado

Os programas, as estruturas e linguagens evoluem rapidamente no mundo das TI, por isso mantenha as suas qualificações atualizadas recorrendo a oportunidades de desenvolvimento profissional.

Estas são as 10 principais competências de que precisa atualmente, segundo a Geeks for Geeks:

  1. HTML, CSS e Javascript
  2. Estruturas de front-end como React, Angular e Vue.js
  3. Capacidade de resposta
  4. Sistemas de controlo de versão
  5. Pré-processadores CSS
  6. Interface de linha de comandos
  7. Testes e depuração
  8. Otimização de desempenho web
  9. Manipulação de DOM
  10. RESTful APIs
Exemplo adaptável de formação académica num currículo

Licenciatura em Ciências da Computação, Universidade de Coimbra, Coimbra
Setembro 2008 — Maio 2012

Copiado!

Estrutura e design de currículo

É aqui que a sua experiência no que respeita a facilidade de utilização será útil. O objetivo principal do design do seu currículo de programador de front-end é captar a atenção dos recrutadores e criar um percurso visual suave ao longo de todo o seu documento.

Lembre-se que pretende que o seu currículo transmita uma imagem profissional, por isso evite designs extremamente ornamentados ou com demasiada cor, que acabarão por desviar a atenção do conteúdo (embora já saiba disso, já que é o seu negócio!).

Ao conceber o seu currículo, lembre-se destas dicas específicas:

  • Mantenha os nomes das secções simples, para que os recrutadores encontrem facilmente o que precisam
  • Se optar por embelezar o seu cabeçalho, certifique-se de que o seu nome, endereço de e-mail, número de telefone e cargo se destacam
  • Lembre-se de que os melhores tipo de letra para a web podem ser diferentes dos melhores tipos de letra para impressão
  • Use uma ferramenta de construção de currículos como a nossa, para ligar diretamente o seu currículo ao seu portefólio.

Pontosa reter para um currículo de programador de front-end

  1. Os programadores de front-end com experiência e competências atualizadas são bastante valorizados no mundo da TI.
  2. O seu conhecimento na criação de ótimas experiências para o utilizador também o ajudará a desenvolver um currículo superior.
  3. Um formato de currículo funcional poderá adequar-se melhor se tiver experiência em várias linguagens de programação e outros conhecimentos altamente técnicos.
  4. Se não tiver vontade de codificar mais depois de um árduo dia de trabalho, aproveite os nossos modelos de currículo concebidos por especialistas, para dar um impulso à sua procura de emprego.
Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo

Magníficos modelos de currículo prontos a usar

Conquiste as entidades empregadoras e os recrutadores usando um dos nossos 25+ elegantes modelos de carta de apresentação concebidos profissionalmente. Descarregue para Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 17 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm resume template
Stockholm
Mais de 8,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York resume template
New York
Mais de 4,100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna resume template
Vienna
Mais de 2,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon resume template
London
Mais de 3,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin resume template
Dublin
Mais de 4,100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow resume template
Moscow
Mais de 750,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam resume template
Amsterdam
Mais de 1,800,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid resume template
Madrid
Mais de 1,600,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore resume template
Singapore
Mais de 740,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo resume template
Oslo
Mais de 600,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town resume template
Cape Town
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis resume template
Paris
Mais de 570,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin resume template
Berlin
Mais de 1,500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva resume template
Geneva
Mais de 35,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 520,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo resume template
Tokyo
Mais de 360,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan resume template
Milan
Mais de 940,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon resume template
Lisbon
Mais de 240,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen resume template
Copenhagen
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago resume template
Chicago
Mais de 160,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio resume template
Rio
Mais de 210,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome resume template
Rome
Mais de 210,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston resume template
Boston
Mais de 120,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 61,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 4,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAthens resume template
Athens
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 82,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloPrague resume template
Prague
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloXangai resume template
Xangai
Mais de 51,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto resume template
Toronto
Mais de 2,100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies