Exemplo de resumo de currículo: codifique o sucesso da sua carreira
Também conhecido como perfil ou declaração de motivação, o resumo do currículo é o seu "discurso de elevador" para o emprego que pretende. Realce os seus feitos sem se gabar ou exagerar. A chave para um bom resumo de currículo é uma linguagem convincente e informação detalhada. O objetivo é dar aos recrutadores uma ideia da sua personalidade profissional e do que realizou na sua carreira como programador de software.
Não tenha medo de se gabar um pouco. De facto, é exatamente isso que deve fazer aqui. Os empregadores querem saber de que forma vai contribuir para o emprego. Tenha isso em mente enquanto escreve. Pense em exemplos de sucessos de que mais se orgulha e refira-os. Tem duas a quatro frases para se apresentar aos recrutadores, por isso não seja tímido, mas tenha cuidado para não adotar um tom que pareça arrogante ou pretensioso. Para além dos seus sucessos, pense nas qualidades que fazem de si um excelente programador de software e adicione-as ao seu perfil.
Estudos revelam que os recrutadores passam menos de 10 segundos a analisar o seu currículo de programador de software, por isso, certifique-se de que o seu resumo/perfil inclui todos os pontos principais.
Programador de software experiente, especializado na conceção, instalação, teste e manutenção de sistemas de software. Dotado de um conjunto diversificado e promissor de competências. Proficiente em várias plataformas, linguagens e sistemas integrados. Experiência com as mais recentes ferramentas e procedimentos de desenvolvimento de vanguarda. Capaz da autogestão eficaz de projetos independentes, bem como de colaborar no âmbito de uma equipa produtiva.
Exemplo de competências para um programador de software
Os programadores de software precisam de muitos conhecimentos técnicos, mas também de outras capacidades. A secção de competências de um currículo é um breve resumo das suas capacidades profissionais. É óbvio, mas é verdade, que os programadores de software devem ter conhecimentos em muitas áreas técnicas e acompanhar os avanços no sector.
As competências mais importantes são as que aparecem na própria oferta de emprego para programador de software. Essas são as competências que o sistema de ATS vai utilizar para avaliar o seu currículo.
- Pensamento Analítico
- Resolução de Problemas de Software
- Conhecedor da interface/experiência do utilizador
- Adaptabilidade
Exemplo de histórico de emprego: partilhe a sua história
Como já foi mencionado, as suas opções aqui dependem da sua experiência profissional, quer tenha trabalhado a tempo inteiro para empregadores, quer tenha trabalhado como prestador de serviços para muitos projetos diferentes. Os programadores de software podem optar por trabalhar em regime de contrato por projeto. Este tipo de trabalho dá-lhes a liberdade de estabelecerem os seus preços, trabalharem apenas nos projetos que escolherem e tirarem férias entre projetos. Se é um profissional independente, o seu currículo precisa constantemente de ser atualizado. Certifique-se de que adiciona imediatamente os novos projetos, especialmente se estes incluírem novas competências ou experiências. À medida que progride, pode omitir trabalhos anteriores que mostram apenas níveis básicos de competências.
Verbos de ação fortes
Pode ter um excelente percurso no desenvolvimento de software, mas se não o fizer parecer fantástico, o seu currículo pode ser ignorado. Mostre que é uma pessoa com iniciativa e que sabe o que é preciso para fazer o trabalho. Aqui ficam alguns exemplos de verbos que pode utilizar para anumerar as suas competências:
- Analisar
- Agilizar
- Resolver
- Reconstruir
- Aplicar
- Modificar
- Descodificar
- Verificar
- Melhorar
Pense também nas competências pessoais e apresente-as, utilizando verbos de ação como estes:
- Persuadir
- Negociar
- Conceitualizar
- Agilizar
- Motivar
- Promover
Programador de Software em Orwell Dev., Lisboa
Setembro 2013 — Setembro 2019
- Colaboração produtiva com a equipa de produtos para entender os requisitos e as especificações da empresa em relação à gestão, análise e risco do portfólio.
- Codificação eficaz de mudanças e alterações de software com base em especificações de design específicas.
- Resolução de problemas complexos com recurso às mais recentes tecnologias Cloud, Mobile e Web.
- Desenvolvimento e apresentação de resultados e soluções a audiências, incluindo executivos de topo e intervenientes.
Programador de software assistente em CyberCoders, Lisboa
Junho 2011 — Agosto 2013
- Resolução eficaz de bugs complexos.
- Implementação e atualização de módulos de aplicação de acordo com a orientação dos desenvolvedores de software superiores.
- Trabalho com êxito de forma independente, ao mesmo tempo funcionando como um colaborador eficaz e entusiasta.
- Realização de testes automatizados e desenvolvimento de funcionalidades complexas de forma rotineira.
Exemplo de secção de formação: a aprendizagem nunca termina
Os programadores de software precisam de atualizar constantemente as suas competências, por isso certifique-se de que inclui estudos pós-universitários na sua secção de formação. Normalmente, a sua carreira exige uma licenciatura. Se é recém-licenciado, considere a possibilidade de incluir a sua média, caso esta seja impressionante. Por outro lado, com o passar do tempo, o grau académico torna-se menos importante. A tecnologia está em constante evolução e as suas competências também têm de evoluir. A secção de formação do currículo é um bom local para mostrar a formação pós-universitária que realizou para se manter atualizado. Se tiver certificações especiais na sua área, inclua-as também nesta secção.
Mestrado em Ciências da Computação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Agosto 2010 — Agosto 2012
Licenciatura em Ciências da Computação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Setembro 2006 — Maio 2010
Um criador de currículos pode poupar-lhe tempo na criação de um excelente currículo.