1. Página inicial
  2. Blogue
  3. Ajuda para o Currículo
  4. Como se deve apresentar (com exemplos)
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Como se deve apresentar (com exemplos)

12 min. de leitura
Como se deve apresentar (com exemplos)
Uma boa apresentação pode definir o tom do resto da entrevista e transmitir à entidade empregadora (e a si!) confiança nas suas competências e capacidades. Aqui tem tudo o que precisa de saber para fazer uma boa apresentação.

A sua apresentação é como se fosse a primeira cena de um filme ou as passagens iniciais de uma partida desportiva, em que o público julga rapidamente o que está para vir. A forma como se apresenta dita as ideias iniciais de qualquer conversa (e é particularmente importante quando está a tentar conseguir um emprego).

O livro "Blink" de Malcolm Gladwell analisa esta psicologia do pensamento rápido e dos juízos instantâneos. Apresentações poderosas desencadeiam conversas produtivas. Está provado que o inconsciente entra em ação no momento em que conhecemos alguém novo, demorando algum tempo até que o consciente (racional) tenha informação suficiente para o alcançar. Quanto mais informações relevantes pudermos fornecer às mentes racionais do nosso público aquando da nossa apresentação, mais depressa ambas as mentes chegarão a acordo sobre uma primeira impressão válida.

A forma como se apresenta é uma peça fundamental em qualquer situação de procura de emprego, quer esteja a fazer networking (online ou pessoalmente), a apresentar-se por e-mail ou a conhecer alguém novo numa entrevista. As suas perspetivas de emprego dependem do facto de a sua apresentação ser bem-sucedida. Aqui ficam alguns pontos que vamos explorar sobre como fazer uma auto-apresentação:

  • 6 coisas em que tem de pensar quando se apresenta
  • Como se apresentar numa entrevista
  • Auto-apresentações por e-mail
  • Apresentar-se a um recrutador
  • Como se apresentar online?

As apresentações variam em função da situação e do valor que acrescenta a cada conversa. O que pode dizer sobre si que fará com que o ouvinte pense: "Pergunto-me o que virá a seguir"?

Dica profissional

O que é uma apresentação profissional? 

No início de qualquer conversa, é útil para o ouvinte ter uma ideia de quem você é, o que faz e por que razão deveria conversar consigo. Uma apresentação profissional centra-se nas razões "profissionais" pelas quais a pessoa pode querer falar consigo. É preciso que se faça luz nas suas cabeças.

6 coisas a ter em conta quando se apresenta

Poderá dispor apenas de algumas linhas para se apresentar, mas quando tem muito para dizer, essas linhas são cruciais para conduzir os primeiros minutos de uma conversa. É sempre possível mudar de assunto, mas o ideal é que queira que a conversa flua tranquilamente para permitir que as pessoas envolvidas na conversa fiquem à vontade.

Não comece com uma introdução demasiado longa. É possível que seja interrompido antes de chegar aos pontos positivos. Mostre ao(s) seu(s) interlocutor(es) que está disponível para ouvir e também para falar. Seguem-se mais algumas considerações sobre como se apresentar eficazmente e iniciar uma conversa produtiva:

Torne a sua apresentação relevante para a audiência. 

Não fazer uma boa introdução fará com que os ouvintes se questionem sobre o que estão a fazer ali. Não os faça duvidar se é a pessoa com quem deviam estar a falar. Planeie a apresentação com antecedência e cative-os com uma janela para o seu mundo.

Diga o que faz, não qual é o seu título

Não diga nada na sua apresentação que não tenha colocado a negrito (ou no topo) do seu currículo. Eles saberão o seu título, por isso diga-lhes o que pode fazer por eles e porque está ali. Seja objetivo e destaque-se de todos os outros candidatos.

Dica profissional

Como é que escolhe quais as experiências a mencionar na sua apresentação? 

Entre todas as suas experiências, deve haver algumas que vão impressionar qualquer potencial empregador. Tem de encontrar algo que os faça querer saber mais. Uma boa apresentação prepara o terreno para uma conversa interessante.

Partilhe um facto interessante sobre o motivo pelo qual está ali

Tal como o seu currículo deve ser o mais original possível, deve esforçar-se por espalhar um pouco de brilho sobre o que diz na apresentação. Procure ser diferente de modo a que as pessoas fiquem ansiosas por desvendar todas as suas possibilidades.

Seja original e memorável

Ser memorável pode não parecer tão importante no início de uma conversa, mas caso haja um facto que queira preservar durante toda a conversa, deve mencioná-lo na sua apresentação. Esta pessoa sou eu, e isto é o que considero importante.

A Quem Possa Interessar: Não o faça. "A quem possa interessar" é uma forma antiquada de começar uma carta de saudação quando não sabe o nome da pessoa a quem se deve dirigir. Nunca deve usar esta expressão numa carta de apresentação em que procura um emprego. Aqui tem algumas alternativas.

Seja sensível e atento 

O conteúdo da sua apresentação é importante, por isso tenha consciência da natureza do seu público. Se estiver numa entrevista, tente avaliar a cultura empresarial e adapte a sua linguagem e histórias em conformidade. Usar uma linguagem ofensiva logo nas primeiras palavras não vai terminar bem.

Passe para a parte seguinte da conversa

Depois de dizer quem é e por que razão está ali, a parte final de qualquer apresentação deve conter algo do género "bem, estamos aqui para falar sobre isto". O ouvinte poderá então seguir a sugestão da apresentação e a conversa fluirá.

 O que é uma carta de apresentação e como escrevê-la? Quando procura um novo emprego ou cliente, o primeiro passo é enviar uma carta de apresentação.

Maneiras de se apresentar numa entrevista

Qualquer entrevista é uma ocasião stressante em que uma apresentação bem pensada e informativa pode servir para acalmar os nervos e preparar o terreno. O entrevistador poderá optar por iniciar a entrevista com uma pergunta pessoal, pelo que poderá ter de incluir o seu discurso de apresentação nas suas primeiras afirmações. As entrevistas começam frequentemente com a pergunta aberta "fale-me de si".

Recrutador: "Então, fale-me de si" (p.s. eles sabem o seu nome!)

Candidato: "Boa tarde. Sou um mecânico obcecado por automóveis clássicos, com um talento especial para prolongar a vida dos modelos raros mais danificados. Interesso-me especialmente por carros desportivos e sou membro fundador da maior sociedade de mecânicos de carros desportivos existente no país. Reparei mais de 3000 carros ao longo da minha carreira, tendo estado debaixo do capot de qualquer carro desportivo que possa citar. A minha carteira de clientes é de invejar."

Copiado!

Maneiras de se apresentar num email

As apresentações por email podem ser um pouco mais longas do que a sua típica apresentação oral, uma vez que o destinatário espera ler durante mais tempo do que aquele que iria ouvir. No entanto, seja direto e inclua um forte apelo à ação. Se pretende que o destinatário abra o seu currículo e a sua carta de apresentação, dê-lhe uma razão convincente para o fazer.

Exemplo

Cara Sra. Ferreira,

Sou o gestor de marca que no ano passado contribuiu para conquistar 25% da sua quota de mercado em três das suas principais gamas de produtos. A minha anterior entidade empregadora vai seguir uma direção estratégica diferente, pelo que senti que estava na altura de mudar.

As minhas iniciativas de marca geraram um crescimento dos lucros de 8,4 milhões de dólares (22% em relação ao ano anterior) e duas das minhas campanhas de produtos ganharam imensos prémios da indústria. Soube que está prestes a efetuar uma revisão criativa do seu negócio e sinto que sou a pessoa indicada para impulsionar a mudança e ajudar a restabelecer a ligação com os seus clientes.

Copiado!
Dica profissional

Como se deve apresentar de uma forma criativa? Para começar, evite o excesso de criatividade. Resista à tentação de ser engraçado. O sentido do ouvinte está a ser inundado por impressões sobre o seu aspeto e a sua linguagem corporal, por isso mantenha a sua apresentação simples e incisiva. A criatividade pode vir mais tarde, quando tiver toda a sua atenção.

Formas de se apresentar a um recrutador

A maioria das apresentações a recrutadores é feita por telefone. Eles vão querer uma versão resumida do motivo pelo qual poderá adequar-se a uma determinada função, por isso peça-lhes primeiro alguns pormenores sobre o contexto. Em seguida, pense com calma e acerte em todos os pontos. Tem de transmitir entusiasmo pela função na sua apresentação, caso contrário, podem não considerar que a deseja o suficiente.

(conversa telefónica)

Bom dia, o meu nome é Lucas Silva. Estou interessado na função de Diretor de Loja que foi publicada na vossa página web. Fui gerente de uma loja de conveniência durante os últimos sete anos, tendo gerido lojas com entre três e seis mil unidades de stock, na sua maioria em zonas comerciais centrais. Trabalhei numa série de projetos de abertura de novas lojas para dois revendedores e sinto que a função com este novo interveniente no mercado seria a ideal. Terei todo o gosto em enviar-lhe o meu currículo, caso lhe pareça interessante.

Copiado!
Dica profissional

O que fazer caso se sinta nervoso ao apresentar-se. 

Controle os nervos antes de se apresentar a uma pessoa nova. Nunca se sabe se a pessoa em questão também é nervosa, por isso mantenha-se tão calmo e confiante quanto possível. Acredite que a pessoa está interessada no que tem para dizer e mostre-se disponível para responder ao que ela quiser. Assim que a conversa começar a fluir nos dois sentidos, os nervos vão desaparecer.

Como se apresentar online?

A vantagem da apresentação online é que pode direcionar o recrutador ou potencial empregador para o seu perfil no LinkedIn, que é um baú de tesouros de carreira. Por conseguinte, a sua apresentação deve ser poderosa e direta. Se sentirem que já ouviram o suficiente, poderão nem clicar. O objetivo final desta apresentação é levá-lo a ver o seu perfil no LinkedIn.

(Mensagem LinkedIn)

Cara Sra. Sampaio,

Deparei-me com a sua atualização no LinkedIn sobre uma vaga em aberto e gostaria de manifestar o meu interesse na função. Há sete anos que trabalho como assistente de ensino numa escola para alunos com necessidades especiais e, tendo obtido recentemente as minhas qualificações para ensinar, procuro o meu primeiro cargo de docente. Espero que a minha experiência e recomendações no meu perfil do LinkedIn possam ser de interesse numa primeira fase, sendo que, se for esse o caso, terei todo o gosto em saber mais sobre a função e enviar-lhe o meu currículo.

Copiado!
Dica profissional

O que fazer se não tiver a certeza de como se apresentar? 

Falar com a família ou amigos ajuda sempre neste caso. Conversar sobre a situação em que tem de se apresentar dar-lhes-á algum contexto, sendo que eles podem então ajudá-lo a apresentar-se da melhor forma possível. Uma perspetiva diferente é sempre útil.

Cabeçalho do currículo: Exemplos, instruções e dicas para formatar corretamente a parte superior do seu CV O cabeçalho é a secção fundamental na parte superior do seu currículo e contém o seu nome, profissão e informações de contacto. A forma como formata o cabeçalho pode ser decisiva para a sua candidatura.

Conclusões principais

  • A apresentação profissional é apenas o início de uma conversa.
  • As apresentações dependem da situação e do valor acrescentado por si.
  • Diga ao ouvinte o que faz. Seja relevante e interessante.
  • Partilhe o seu "porquê": diga-lhe por que razão vale a pena falar consigo.
  • Controle os seus nervos, seja breve e faça uma pausa para ouvir a resposta.
  • Certifique-se de que o final da apresentação inicia uma conversa.
  • Tal como o seu currículo, a sua apresentação deve ser única.
Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Ajuda para o Currículo34 min. de leitura
Como escrever um currículo
Como escrever um currículo
Ajuda para o Currículo18 min. de leitura
Europass CV: prós e contras da criação de um currículo europeu
Europass CV: prós e contras da criação de um currículo europeu
Ajuda para o Currículo13 min. de leitura
Competências essenciais: O que são e como devem constar de um currículo?
Competências essenciais: O que são e como devem constar de um currículo?
Entrevista de Emprego14 min. de leitura
Perguntas de uma entrevista na área de enfermagem e como responder
Perguntas de  uma entrevista na área de enfermagem e como responder
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies