Parabéns! Escolheu uma área em que pode ajudar os outros, e o trabalho social proporciona-lhe também muitos percursos e opções de carreira.
O seu currículo de assistente social é a chave para criar novas oportunidades, desde que saiba como aproveitá-las ao máximo. O Onlinecurriculo dispõe de uma biblioteca com mais de 350 exemplos de currículos, modelos de currículos concebidos por especialistas e testados por profissionais de RH, bem como este guia para o ajudar a apresentar-se da melhor forma.
Como redigir um currículo de assistente social
O primeiro passo no processo de elaboração do seu currículo de assistente social é identificar as secções a incluir, sendo elas:
- O cabeçalho
- O resumo
- O histórico profissional
- A secção de competências
- A secção da formação
Dado que o setor da assistência social é muito amplo, não se esqueça de personalizar o seu currículo para cada vaga. Investigue tudo o que puder sobre o emprego, o local e as pessoas.
Otimize o currículo para os ATS
Os recrutadores e entidades patronais utilizam Sistemas de Seguimento de Candidatos (ATS) como ferramenta para encontrar candidatos e excluir currículos “maus”. Os algoritmos do software analisam os currículos quanto a palavras-chave, frases e outras informações importantes para as entidades empregadoras, atribuindo uma classificação a cada currículo; se o seu não for bem classificado, nunca será visto por um recrutador.
Analise cada descrição de emprego em busca palavras-chave e expressões e introduza-as no seu currículo de forma orgânica. Não coloque informação importante em cabeçalhos ou rodapés que o ATS possa não conseguir ler.
Evite tipos de letra e formatação extravagantes, como tabelas.
Escolher o melhor formato de currículo para assistente social
O currículo mais utilizado é o cronológico, que funciona bem para quem procura emprego em quase todas as profissões, especialmente se o seu histórico profissional tiver seguido um caminho linear com uma série de cargos que mostram um padrão de progressão na carreira.
Nessa secção, a experiência profissional progressiva e as realizações são organizadas por empregador pela ordem inversa, ou seja, da mais recente para a mais antiga.
Inclua as suas informações de contacto
Inclua aqui as suas informações de contacto, para que o recrutador possa aceder-lhes imediatamente, quando quiser contactá-lo para marcar uma entrevista.
Poderá incluir informações como:
- Nome e cargo
- Endereço de correio eletrónico: use um formato simples e profissional, por exemplo [email protected]
- Número de telefone
- Localização: indique a cidade e país onde mora
- Opcional: a sua fotografia e talvez a sua página do LinkedIn ou outras ligações relevantes
Tire partido da secção de resumo
O resumo do seu currículo pode ser a primeira coisa que qualquer recrutador irá ler, uma vez que se encontra no topo do seu documento. Deve ser uma descrição curta e direta da sua carreira e da forma como aborda o trabalho com o público.
Lembre-se de incluir palavras-chave que realcem as suas qualidades e realizações profissionais mais relevantes ou impressionantes. A ideia é cativar o recrutador e convencê-lo a continuar a ler.
Consulte exemplos de resumos num currículo de assistente social a seguir:
Assistente social dedicada, com mais de 10 anos de experiência na prestação do apoio necessário a crianças em risco. Especialista em resolução de confitos, segurança física e métodos de aconselhamento. Experiência na gestão efciente dos processos atribuídos, utilizando simultaneamente capacidades excecionais de gestão de tempo para representar com êxito os clientes e dar formação aos colegas.
Descreva a sua experiência profissional como assistente social
Mesmo que esteja à procura do seu primeiro emprego, a sua experiência de estágio conta. A secção do histórico profissional do seu currículo de assistente social conta a história do seu crescimento profissional desde o estágio e apresenta exemplos que mostram que está pronto para o próximo passo.
Pense no seu primeiro emprego ou estágio e no que fez. Em seguida, descreva um padrão de melhoria das competências, aumento da responsabilidade ou da variedade de pessoas que ajudou.
Utilize verbos de ação fortes ao descrever as suas concretizações, sucessos e os desafios que superou em cada emprego. Não se limite a enumerar responsabilidades, explique de que forma utilizou as suas competências para realizar um excelente trabalho.
Eis algumas perguntas para que possa refletir:
- Aumentou o número de participantes num grupo comunitário? Em quanto?
- Conseguiu ajudar mais quantos clientes?
- Percebeu uma necessidade da comunidade e desenvolveu uma solução? Qual era o problema, que medidas tomou? Qual foi o resultado?
Assistante Social, Escola Secundária de Torres Novas, Torres Novas
Setembro 2014 - Presente
- Prestei assistência aos alunos em pequenos grupos e na sala de aula, enquanto monitorizava o seu progresso para determinar a efciência dos programas.
- Auxiliei na identifcação de recursos disponíveis.
- Participei ou de intervenções, revisões administrativas e procedimentos legais, conforme necessário.
- Preenchi e organizei a papelada para alunos em risco e de educação especial.
- Ajudei os alunos a candidatarem-se a subsídios do governo e a recursos comunitários disponíveis.
- Liderei e coordenei a formação em avaliação de saúde mental, resultando num aumento de 25% na satisfação do prestador de cuidados e do cliente.
Assistente Social, Escola Secundária do Entroncamento, Entroncamento
Setembro 2010 - Fevereiro 2014
- Prestei serviços de intervenção e resposta a crises no local para alunos, famílias e funcionários.
- Conduzi avaliações de comportamento funcional de estudantes que apresentavam problemas comportamentais signifcativos.
- Coordenei as tarefas contínuas dos membros da equipa e mantive a conformidade com os requisitos de educação especial.
- Implementei políticas de gestão de alunos nas salas de aula.
- Ajudei a desenvolver o primeiro projeto de serviços de saúde mental em todo o distrito, implementando os resultados antes do prazo
Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente assistente social
As competências indicadas no seu currículo de assistente social facilitam aos recursos humanos a análise do documento e a identificação dos seus talentos.
Elabore uma lista de todas as suas competências profissionais, traços de personalidade profissional, realizações e sucessos. Não se limite àquelas que considera relevantes ou apenas àquelas nas quais tem especialização. Irá utilizar esta lista ao preparar a sua secção de competências, bem como o seu histórico profissional. Guarde a lista e complete-a à medida que a sua experiência profissional for aumentando.
Considere a possibilidade de enumerar algumas na secção de competências e também no histórico profissional, como por exemplo:
- Empatia
- Capacidade de comunicação
- Organização
- Pensamento crítico
- Escuta atenta
- Paciência
- Conhecimento cultural
- Código de Ética
- Conselheira de Saúde Mental Certifcada
- Avaliações de Saúde Mental
- Forte Capacidade de Organização
- Capacidade de Gestão de Tempo
- Conhecimento de Políticas de Assistência Social
A maioria destas competências são competências pessoais; no entanto, não descure as competências profissionais. Os assistentes sociais precisam de alguns conhecimentos de tecnologia para fazer o acompanhamento dos clientes, do volume de trabalho e realizar videoconferências. Poderá ter de faturar aos seus clientes ou preencher documentos financeiros para organizações que praticam tarifas reduzidas.
Especifique a sua formação académica e as certificações de assistente social
É possível tornar-se assistente social com um bacharelato nesta área. No entanto, muitos países exigem que os assistentes sociais tenham um mestrado em Serviços Sociais e adquiram uma licença, pelo que deve incluir todas estas habilitações na secção de formação.
Em alguns casos, como no caso da assistência social no setor da saúde, os funcionários precisam de ter um mestrado e devem participar em cursos de formação contínua. Independentemente do tipo ou nível do seu curso, inclua-o aqui.
Pode também ter uma certificação como Assistente Social. Considere também incluir quaisquer certificados de desenvolvimento profissional que tenha adquirido, especialmente se estes acrescentarem uma nova competência ao seu repertório.
Mestrado em Serviços Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa
Agosto 2008 - Maio 2010
Licenciatura em Sociologia, Universidade de Coimbra, Coimbra
Agosto 2004 - Maio 2008
Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo de assistente social
A regra geral aqui é evitar que o design atrapalhe a informação. Organização e facilidade de leitura são as palavras de ordem para o seu currículo de assistente social. A primeira impressão visual que causa é duradoura, portanto crie uma boa primeira impressão.
- Informação de contacto fácil de encontrar
- Secções bem identificadas
- Linhas vários comprimentos para deixar espaço em branco
- Consistência de tamanhos e tipos de letra
- Demasiada cor ou cores brilhantes
- Grandes blocos de texto
- Formatação de colunas e tabelas
- Informação em cabeçalhos e rodapés
Guarde sempre o seu currículo como ficheiro PDF. O nosso criador de currículos intuitivo solicita-lhe que o faça, para evitar falhas de formatação que podem ocorrer com diferentes softwares de processamento de texto.
Perfil
Assistente social dedicada, com mais de 10 anos de experiência na prestação do apoio necessário a crianças em risco. Especialista em resolução de confitos, segurança física e métodos de aconselhamento. Experiência na gestão efciente dos processos atribuídos, utilizando simultaneamente capacidades excecionais de gestão de tempo para representar com êxito os clientes e dar formação aos colegas.
Histórico profissional
Assistante Social, Escola Secundária de Torres Novas, Torres Novas
Setembro 2014 - Presente
- Prestei assistência aos alunos em pequenos grupos e na sala de aula, enquanto monitorizava o seu progresso para determinar a efciência dos programas.
- Auxiliei na identifcação de recursos disponíveis.
- Participei ou de intervenções, revisões administrativas e procedimentos legais, conforme necessário.
- Preenchi e organizei a papelada para alunos em risco e de educação especial.
- Ajudei os alunos a candidatarem-se a subsídios do governo e a recursos comunitários disponíveis.
- Liderei e coordenei a formação em avaliação de saúde mental, resultando num aumento de 25% na satisfação do prestador de cuidados e do cliente.
Assistente Social, Escola Secundária do Entroncamento, Entroncamento
Setembro 2010 - Fevereiro 2014
- Prestei serviços de intervenção e resposta a crises no local para alunos, famílias e funcionários.
- Conduzi avaliações de comportamento funcional de estudantes que apresentavam problemas comportamentais signifcativos.
- Coordenei as tarefas contínuas dos membros da equipa e mantive a conformidade com os requisitos de educação especial.
- Implementei políticas de gestão de alunos nas salas de aula.
- Ajudei a desenvolver o primeiro projeto de serviços de saúde mental em todo o distrito, implementando os resultados antes do prazo
Competências
- Código de Ética
- Conselheira de Saúde Mental Certifcada
- Avaliações de Saúde Mental
- Forte Capacidade de Organização
- Capacidade de Gestão de Tempo
- Conhecimento de Políticas de Assistência Social
Formação e certificações
Mestrado em Serviços Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa
Agosto 2008 - Maio 2010
Licenciatura em Sociologia, Universidade de Coimbra, Coimbra
Agosto 2004 - Maio 2008
Se pretende dedicar o seu tempo ao conteúdo e não ao design, o Onlinecurriculo tem tudo o que precisa. Considere consultar os nossos modelos de currículo concebidos por especialistas.