1. Exemplos de currículos
  2. Psicólogo
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Exemplo de currículo Psicólogo e Guia de escrita

Um exemplo de currículo comprovado e específico para um emprego + guia de escrita, para conseguir o seu próximo emprego em 2024. Poderá editar este exemplo de currículo Psicólogo para um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher os seus dados, descarregar o seu novo currículo e candidatar-se hoje mesmo!
4.1
Avaliação média
47 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de currículo Psicólogo e Guia de escrita
Editar Este Currículo

Currículo para Psicólogo

Os psicólogos são especialistas nos aspetos por vezes misteriosos da mente humana: os processos cognitivos e emocionais que afetam os nossos sentimentos e comportamentos. O que nos faz sentir felizes, tristes ou revoltados? Como explicamos as perturbações mentais e como as tratamos? Como ajudamos as pessoas a melhorar a sua saúde mental?

Muitos psicólogos estão empregados (ou trabalham por conta própria) como o clássico "médico falante", que orienta sessões de terapia para indivíduos ou casais. No entanto, os psicólogos também trabalham em muitos outros contextos, incluindo empresas que procuram melhorar a moral ou a produtividade dos funcionários. Os psicólogos forenses trabalham no domínio da justiça criminal ajudando advogados, juízes e jurados a entenderem os aspetos psicológicos de um caso. Os psicólogos escolares ajudam os professores a lidar com dificuldades de aprendizagem e perturbações de desenvolvimento, aconselhando frequentemente os alunos individualmente.

Como ocupação, a psicologia está em expansão, com perspetivas de trabalho promissoras nos próximos anos. E a remuneração é muito boa. Se procura um emprego como psicólogo, quer tenha acabo de sair da faculdade ou esteja a tentar progredir na sua carreira, vai precisar de um excelente currículo, que realce eficazmente a sua formação, especialização e experiência.

E é aí que o seu melhor parceiro é o Onlinecurriculo, cujos modelos de currículo e ferramenta de construção disponibilizam guias passo a passo para efetuar esta tarefa crucial da melhor forma. Comece com este guia, escrito especificamente para psicólogos, mas dê também uma vista de olhos ao nosso manual detalhado sobre os princípios básicos da redação de currículos.

O que vamos abordar:

  • A previsão da procura de trabalho e as faixas salariais dos psicólogos
  • Os imperativos de como apresentar o teu perfil, o seu histórico profissional, a sua formação e as suas competências
  • A necessidade de personalizar o seu currículo para cada potencial entidade empregadora
  • Os factos essenciais sobre os sistemas de seguimento de candidatos, que podem fazer com que o seu currículo seja rejeitado mesmo antes de ser analisado por um ser humano

O Mercado de trabalho: espera-se um crescimento forte

Prevê-se que os empregos para psicólogos registem um, crescimento de 8% entre 2020 e 2030, de acordo com o Instituto de Estatística do Trabalho. Prevê-se que a procura por serviços de psicologia cresça em todos os setores: escolas, hospitais, empresas privadas, centros de saúde mental e agências de serviços sociais.

Isto sugere que, se pretende escolher de entre uma grande variedade de empregos, está na área certa. No entanto, as boas oportunidades de emprego na área da psicologia são também suscetíveis de atrair mais candidatos para a área, o que significa que terá muita concorrência para os melhores empregos. Um currículo sólido continua a ser a sua melhor ferramenta para competir neste setor aliciante.

Os psiquiatras desempenham um papel semelhante ao dos psicólogos, na medida em que são profissionais de saúde que aconselham os pacientes, embora os psiquiatras também estejam autorizados a prescrever medicação. Os dois empregos não são idênticos, mas é interessante verificar que se prevê que a área da psiquiatria registe um crescimento de empregos superior ao de que qualquer outra especialização médica.

O primeiro passo é saber quais os elementos que compõem o currículo, que deve conter as seguintes secções:

  • O cabeçalho
  • O resumo (também designado de perfil ou declaração de motivação)
  • O histórico profissional
  • A secção das competências
  • A secção da formação

Escolha do melhor formato

Recomendamos vivamente o formato cronológico inverso para psicólogos. Porquê? E provável que a sua carreira tenha seguido um caminho linear, passível de ser apresentado numa linha temporal. Os recrutadores gostam deste formato porque lhes facilita a visualização da sua experiência mais recente. Além disso, os Sistemas de Seguimento de Candidatos (ATS) estão organizados desta forma, o que facilitará a colocação do seu currículo online.

Se a sua experiência não se enquadrar neste formato, poderá querer consultar as outras opções de que dispomos.

Exemplo de resumo: fale-nos de si

Talvez esteja habituado a ouvir os outros falarem das suas vidas, mas agora é a sua vez. O perfil, também conhecido como resumo, é a sua oportunidade para se apresentares a um potencial empregador usando as suas próprias palavras. Aproveita esta primeira impressão que poderá causar. Descreva as suas aptidões profissionais, paixões e interesses. Conte-nos de que forma se destaca. Utilize verbos e adjetivos fortes e apresente-se como o candidato ideal para o trabalho.

Tenha em atenção que a principal razão pela qual os recrutadores rejeitam os currículos são erros de ortografia e gramática. Não corra riscos e reveja o seu currículo cuidadosamente ou, se necessário, recorra à ajuda de um revisor.

Perspetiva estatística

Informação estatística

De acordo com a informação dada por recrutadores, estes são os 7 erros mais comuns em currículos e que levam à sua rejeição:

  • Erros ortográficos ou de gramática: 77%
  • Endereço de correio eletrónico não profissional: 35%
  • Currículo sem resultados quantificáveis: 34%
  • Currículo com parágrafos demasiado longos: 25%
  • Currículo genérico, não personalizado para a empresa: 18%
  • Currículo com mais de 2 páginas: 17%
  • Sem carta de apresentação a acompanhar o currículo: 10%

Fonte: Inquérito de 2018 da CareerBuilder, realizado a 1138 recrutadores e responsáveis por departamentos de recursos humanos

ATS: o revisor eletrónico de currículos

Uma vez que muitos anúncios de emprego geram uma avalanche de currículos, aas entidades empregadoras recorrem cada vez mais a sistemas automatizados (ATS) que filtram os currículos de acordo com a sua relevância para o emprego. Os empregadores começam por introduzir no ATS as qualificações que procuram para o emprego. Estas podem incluir aspetos técnicos, como a familiaridade com software importante, ou habilitações académicas, como um doutoramento.

Os currículos são então introduzidos no sistema, que os classifica consoante o seu nível de cumprimento dos requisitos para a vaga. Se não incluir nenhuma das qualificações necessárias, o currículo pode muito bem ser rejeitado sem qualquer revisão humana. Por outro lado, os currículos que incluem a maioria das qualificações que o empregador procura, serão colocados no topo da pilha e tornam-se prioritários para os recrutadores.

Esta é uma das razões pelas quais é importante personalizar o seu currículo para cada potencial empregador. Se está a responder a um anúncio de emprego, tem de o analisar atentamente para encontrar as qualificações desejadas e incluí-las no seu currículo, de preferência usando exatamente a mesma linguagem. Se procura candidatar-se a uma entidade empregadora que não tenha publicado especificamente um anúncio de emprego, precisa de saber tudo o que puder sobre a empresa e elaborar o seu currículo em conformidade. Faça o seu trabalho de casa, pesquisando o website da empresa e quaisquer outras fontes disponíveis. Não envies sempre o mesmo currículo à toa.

Dica profissional

O seu perfil deve começar com uma construção adjetivo-substantivo, que explique a sua profissão e o tipo de profissional que é (“Terapeuta familiar experiente e dedicado”, por exemplo). Em seguida, descreva as suas realizações, qualidades, competências e especialização profissional. Recorra a uma linguagem enérgica, que não se prenda a construções longas, omitindo as palavras “eu sou”. Não use linguagem seca ou superficial, para que o que sobressia sejam os seus pontos fortes e as suas concretizações.

Se precisar de mais inspiração para o seu resumo, consulte os nossos exemplos de currículo de psicólogo. Temos exemplos para currículos de psicoterapeuta, psicólogo infantil, terapeuta de casais e familiar, terapeuta comportamental e terapeuta especializado na área das artes.

Exemplo de resumo para psicólogo infantil

Psicólogo dedicado, com vasta experiência em proporcionar aos pacientes um tratamento inovador para enfrentar as dificuldades psicológicas. Empenhado em prestar um apoio contínuo mediante a avaliação do diagnóstico e a implementação do tratamento. Experiência na colaboração com outros prestadores de serviços relacionados para garantir que os pacientes recebiam apoio total.

Copiado!

Exemplo de histórico profissional: o seu histórico comprovado

É óbvio que as suas probabilidades de conseguir um emprego são melhores se tiver experiência comprovada nesse mesmo trabalho. No entanto, todas as pessoas têm de começar em algum lado, e mesmo que tenha acabado de se licenciar, há formas de contornar esta situação. Apresente o seu histórico profissional relevante por ordem cronológica inversa (último emprego primeiro). A sua relevância é determinada pelo facto de a experiência adquirida em empregos anteriores ser considerada útil no trabalho que procura. Não precisa de indicar todos os empregos que teve, apesar de poder ter de explicar grandes intervalos de tempo entre empregos.

Refira os seus empregadores anteriores, as suas localizações e quando trabalhou com eles (por exemplo, junho de 2017 a julho de 2019, não sendo necessário colocar as datas específicas em que iniciou ou deixou cada emprego).

Mais importante ainda, é incluir pontos que descrevam o que alcançou em cada trabalho. Utilize verbos de ação fortes e evite escrever “fui responsável por”, descrevendo antes o que realmente conseguiu. Se puder apresentar factos e números concretos, ainda melhor. Se a tua experiência for reduzida, lembre/se de que pode incluir estágios, programas de trabalho-estudo ou trabalho voluntário relevantes. Se for mesmo MUITO reduzida, mas se as suas habilitações académicas forem excelentes, considere a possibilidade de incluir a sua formação antes do histórico profissional no currículo.

Exemplo adaptável de histórico profissional de um currículo

Psicólogo em Centro Comunitário de Castelo Branco, Castelo Branco
Abril 2017 — Abril 2020

  • Realização de avaliações neurológicas antes do tratamento.
  • Colaboração com equipas multidisciplinares na coordenação eficaz dos cuidados aos pacientes.
  • Implementação de tratamentos que reduzem os problemas de saúde mental e as barreiras à reabilitação.
  • Estudei o comportamento humano e implementei planos de tratamento a curto e longo prazo.
  • Utilização de empatia e uma grande atenção ao pormenor.

 

Psicólogo em Centro de Saúde de Castelo Branco, Castelo Branco
Junho 2014 — Março 2017

  • Prestação de serviços de saúde comportamental a pacientes com dificuldades psicológicas.
  • Desenvolvimento e implementação de planos de tratamento para ajudar os pacientes a viver a sua vida mais saudável.
  • Realização de exames e avaliações psicológicas exaustivas.
  • Colaboração com o pessoal clínico para garantir o melhor tratamento dos pacientes.
  • Demonstração de um conhecimento profundo da teoria do aconselhamento psicológico.
Copiado!

Muitos dos empregos como psicólogo exige um doutoramento, normalmente um doutoramento em psicologia ou psiquiatria. A maioria dos países exige que os psicólogos sejam licenciados. Os psicólogos clínicos e de aconselhamento geralmente precisam de um doutoramento, um estágio e um ou dois anos de prática clínica supervisionada. Psicólogos escolares geralmente precisam de algum tipo de licenciamento ou certificação relacionados com educação.

Um mestrado poderá ser suficiente para psicólogos de organizações, que não avaliam nem tratam pacientes, mas que recorrem aos princípios da psicologia para resolverem problemas no local de trabalho.

Exemplo adaptável de formação num currículo

Doutoramento em Psicologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Setembro 2008 — Abril 2014

 

Licenciatura em Filosofia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Setembro 2004 — Maio 2008

Copiado!

Exemplo de competências: identifique os seus atributos principais

A secção de competências de um currículo é muitas vezes uma mistura de competências técnicas, como algum tipo de conhecimento de informática, e competências “transversais”, que envolvem lidar com pessoas. Como psicólogo, pode ter ambas, especialmente as últimas, incluindo capacidades de escuta, comunicação, colaboração e análise. Tenha em atenção que o software de ATS procura palavras-chave específicas que descrevam as qualificações do candidato ideal. Algumas delas podem pertencer à secção de competências, por isso reveja cuidadosamente o anúncio de emprego antes de escrever esta parte.

Os psicólogos têm também de respeitar um código de ética rigoroso. Uma vez que ocupam uma posição de tanta confiança e lidam frequentemente com pessoas muito vulneráveis, pode ser aconselhável mencionar os seus elevados padrões éticos, morais ou profissionais no seu currículo.

Perspetiva estatística

As seguintes qualidades são consideradas das mais importantes que os psicólogos devem ter:

  • Pensamento analítico
  • Capacidade de comunicação
  • Integridade
  • Competências pessoais
  • Competências de observação
  • Paciência
  • Capacidade de resolução de problemas

Lembre-se que os currículos devem dirigir-se aos empregadores individuais, incluindo as competências a destacar. É possível que tenha mais competências do que aquelas que consegue indicar apenas numa página, por isso inclua as que a entidade patronal parece procurar. Além disso, mesmo que sejas um “trabalhador de equipa apaixonado” com “fortes capacidades de comunicação” e “proficiente em Microsoft Word”, evite os clichés que os recrutadores já viram milhares de vezes. Dedique algum tempo a pesquisar no Google “clichés de currículo” e saiba quais as frases evitar.

Secção adaptável de exemplo de competências no currículo
  • Avaliações Neurológicas
  • Terapia Cognitivo-Comportamental
  • Pesquisa Avançada
  • Conhecimento da Teoria Psicológica
Copiado!

Estrutura e design: simplifique

Os currículos devem ter um design simples e profissional, agradável à vista, com um texto que não seja nem muito curto nem demasiado longo. Evite cores berrantes ou artifícios de design chamativos e mantenha a simplicidade. Os currículos devem ser enviados em PDF, exceto se o empregador pedir especificamente outro formato. Um currículo criado com o seu editor de texto favorito pode parecer bem no seu computador, mas poderá ser aberto noutro sistema e ter um péssimo aspeto.

Dica profissional

Muitos currículos são rejeitados pelos ATS simplesmente devido a formatos com erros, informação de cabeçalho/rodapé ilegível, gráficos corrompidos ou outros elementos de design indesejáveis. Isso pode acontecer mesmo que o conteúdo do currículo seja excelente. Evite este tipo de situação!

Os modelos de currículo do Onlinecurriculo foram concebidos profissionalmente para evitar os erros mencionados em cima. Foram testados no terreno e resultam bem. Existe variedade suficiente para escolher de acordo com os seus gostos e personalidade.

Consulte algumas das amostras e modelos e leia os conselhos sobre a escolha de um modelo Profissional, Simples, Moderno ou Criativo. Um psicólogo dificilmente erra com o modelo Profissional: "um visual clássico e simples, adequado para cargos formais em empresas tradicionais."

Conclusões principais

  1. O mercado de trabalho para psicólogos é seguro e a remuneração é boa, mas precisa de um currículo que se destaque dos demais para conseguir os melhores empregos.
  2. Um currículo é um documento adaptável que deve ser personalizado exclusivamente para cada empregador-alvo.
  3. Tenha em conta a forma como funcionam os ATS e certifique-se de incluir as qualificações que os empregadores realmente procuram.
  4. Utilize as secções do perfil e das competências para destacar o que faz de si uma pessoa com qualificações únicas para o emprego.
  5. Utilize as secções de experiência profissional e de formação para demonstrar que tem a formação e a experiência necessárias para o trabalho.

Elimine a incerteza aquando da elaboração do seu currículo, utilizando a ferramenta de criação comprovada e os modelos do Onlinecurriculo, e estará no bom caminho para conseguir ter um currículo de destaque, que o ajudará a conseguir o emprego que deseja.

Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo

Magníficos modelos de currículo prontos a usar

Conquiste as entidades empregadoras e os recrutadores usando um dos nossos 25+ elegantes modelos de carta de apresentação concebidos profissionalmente. Descarregue para Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 12 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm resume template
Stockholm
Mais de 8,500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York resume template
New York
Mais de 3,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna resume template
Vienna
Mais de 2,200,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon resume template
London
Mais de 3,600,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin resume template
Dublin
Mais de 3,800,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow resume template
Moscow
Mais de 720,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam resume template
Amsterdam
Mais de 1,700,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid resume template
Madrid
Mais de 1,500,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1,200,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore resume template
Singapore
Mais de 700,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo resume template
Oslo
Mais de 570,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town resume template
Cape Town
Mais de 55,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis resume template
Paris
Mais de 530,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin resume template
Berlin
Mais de 1,400,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva resume template
Geneva
Mais de 32,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 510,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo resume template
Tokyo
Mais de 340,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan resume template
Milan
Mais de 920,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon resume template
Lisbon
Mais de 220,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 480,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen resume template
Copenhagen
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago resume template
Chicago
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio resume template
Rio
Mais de 200,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome resume template
Rome
Mais de 190,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston resume template
Boston
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAthens resume template
Athens
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 61,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloPrague resume template
Prague
Mais de 13,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloXangai resume template
Xangai
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto resume template
Toronto
Mais de 1,900,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies